A CIÊNCIA NA OBRA O VERDADEIRO MÉTODO DE ESTUDAR DE LUÍS ANTÓNIO VERNEY
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.55Mots-clés :
Modernidade, Iluminismo, Verney, CiênciaRésumé
O avanço no conhecimento científico transformou a própria epistemologia da ciência. A concepção positivista, segundo a qual a ciência é um conjunto de conhecimentos objetivos, universais e eternos, governado por leis imutáveis e extraído da realidade por meio de uma metodologia rigorosa tem enfrentado algumas críticas advindas, inclusive, das comunidades científicas que implicam em diferentes reconfigurações. Este estudo aborda a ciência a partir do pensamento de Luís António Verney (1713-1792) em sua obra O Verdadeiro Método de Estudar (1746).Objetiva analisar como a ciência é apresentada na obra elaborada por Verney como suporte para a reformulação do sistema de ensino português, no século XVIII, ao tempo em que dialoga com as concepções emergentes de ciência na Europa Oitocentista e com a tradição religiosa, católica, que marca a formação do autor. O texto se constitui como uma revisão bibliográfica de base teórica. Como resultado, constata-se que os aspectos internos da obra refletem os contextos socioeconômico e cultural da Europa alinhados à formação religiosa de Verney. Conclui-se que o desenho de educação pensada para Portugal nasce da coexistência entre filosofia, ciência e religião.
Téléchargements
Références
BARBOSA, Mohana Ribeiro. Revolução científica e nascimento da ciência experimental em Alexandre Koyré. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. Cap. 01. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/3031/5/Dissertacao Mohana R Barbosa.pdf. Acesso em: 04 de fev. 2019.
BACON, Francis. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Trad. e notas de José Aluysio Reis, Pará de Minas: M&M Editores, 2003.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1998.
DESCARTES, René. Discurso sobre o método. Trad. de J Guinsburg e B. Prado Júnior. São Paulo. Nova Cultural, 1996. (Col. Os Pensadores).
DE ANDRADE, António Alberto Banha. Verney e a projecção de sua obra. Portugal: Instituto de Cultura Portuguesa, 1980.
FERREIRA, Breno Ferraz Leal. Economia da Natureza: a História natural entre a Teologia Natural e a Economia Política (Portugal e Brasil 1750-1822). 2016. 233 f. Tese (Doutorado) - Curso de História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Ver%C3%B4nica%20Alves/Downloads/2016_BrenoFerrazLealFerreira_VCorr.pdf .Acesso em: 04 de fev. 2019.
GIL, Antônio Carlos.Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HENRY, John. A Revolução Científica e as Origens da Ciência Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. (Ciência e Cultura). Trad. de Maria Luíza X. de A. Borges.
LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Trad. de Anoar Aiex Opinião.Coleção os Pensadores.
MENDES, Alexandre Claro. O Verdadeiro Método de Estudar: o impasse entre o antigo e o moderno. 2006. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História da Ciência, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/13335/1/AlexandreMendes.pdf . Acesso em: Acesso em: 04 de fev. 2019.
OLIVEIRA, Daniel de Lara. Ciência Moderna e Newtonianismo no Projeto Pedagógico de Luis António Verney. 2011. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História Social, Universidade de São Paiulo, São Paulo, 2011. Disponível em: file:///C:/Users/Ver%C3%B4nica%20Alves/Downloads/2011_DanielDeLaraOliveira_VRev%20(2).pdf . Acesso em: Acesso em: 04 de fev. 2019.
RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. Luis António Verney e o Projeto Pedagógico Modernizador do Reino Português: uma análise do Verdadeiro Método De Estudar (1746). 2012. 263 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/teses/2012%20-%20Vanessa%20Ruckstadter.pdf . Acesso em: Acesso em: 04 de fev. 2019.
SILVA, Iverson Geraldo da. O projeto anti-jesuítico: Verney, os oratorianos e a aliança com o estado português. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 10, n.2, p. 96-108, jul-dez/2013 – Disponível em: http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2014/07/10-2-8.pdf. Acesso em: Acesso em: 04 de fev. 2019.
VERNEY, Luís. Antonio. O Verdadeiro Método de Estudar. Vol. 1 (Cartas I-IV). Lisboa: Sá da Costa, 1949.
VERNEY, Luis. Antonio. O Verdadeiro Método de Estudar. Vol. 2. (Cartas V-VII). Lisboa: Sá da Costa, 1950.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.