v. 28, n. 2, abr./jun. 2021

					Visualizza v. 28, n. 2, abr./jun. 2021
Pubblicato: 2021-06-29

Expediente e Sumário

Editorial

Artigos

  • A EDUCAÇÃO:um obstáculo histórico para o desenvolvimento da agricultura familiar

    Thaís Janaina Wenczenovicz, Eliziário Toledo, Maria Emília Bottini
    11-38
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202116
  • RURALIDADES CONTEMPORÂNEAS: educação básica em foco

    Charles Maycon de Almeida Mota, Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    39-64
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202117
  • A CONFIGURAÇÃO DO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: do paradigma artesanal ao profissional

    Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Samuel de Souza Neto
    65-89
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202118
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL MEDIANTE A MODELAGEM MATEMÁTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA A SUPERAÇÃO DA CONSCIÊNCIA INGÊNUA

    Daniana de Costa, Edilson Pontarolo, Edival Sebastião Teixeira
    90-113
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202119
  • TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

    João Carlos Coelho Junior, Adriana Moreira da Rocha Veiga
    114-139
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202120
  • POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: implicações ao campo de conhecimento da educação física

    Meriane Conceição Paiva Abreu, Carlos Nazareno Ferreira Borges, Sônia Regina dos Santos Teixeira
    140-159
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202121
  • CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DE PROFESSORES: diálogos entre a UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)

    Helena Maria dos Santos Felício, Carlos Silva, Daniela Schiabel
    160-187
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202122
  • INTRODUÇÃO A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FUNDAMENTADA NO PENSAMENTO COMPLEXO

    Monica Aparecida Rodrigues Luppi, Marilda Aparecida Behrens, Ricardo Antunes de Sá
    188-215
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202123
  • A FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: um estudo de caso no Brasil

    Luiz Carlos Novaes
    216-247
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202124
  • ULTRALIBERALISMO, UNIVERSIDADE E O PROJETO FUTURE-SE: considerações na perspectiva da educação popular

    Celâny Teixeira de Mélo, Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Pedro José Santos Carneiro Cruz
    248-267
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202125
  • DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO: um estudo de percepções

    Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Nilson Rogério da Silva
    268-293
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202126
  • CONFIGURAÇÃO DA ÁREA DE DIDÁTICA NAS LICENCIATURAS: para além de uma didática geral ou específica

    Ireuda da Costa Mourão, Evandro Ghedin
    294-317
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202127
  • NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD

    Flavia Aparecida Machado Fortes, Adair Mendes Nacarato
    318-343
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202128
  • TECENDO HISTÓRIAS… ENTRELAÇANDO NARRATIVAS… TECITURAS QUE CONSTROEM A DOCÊNCIA DE PROFESSORES BACHARÉIS

    Julia Bolssoni Dolwitsch, Helenise Sangoi Antunes
    344-370
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202129
  • A LEI Nº 10. 639/03 E SUA IMPORTÂNCIA NA REPRESENTAÇÃO DO NEGRO

    Camilla de Oliveira Rodrigues da Silva, Artur José Renda Vitorino
    371-391
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202130
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: caminhos da produção acadêmica nacional

    Nadiane Feldkercher, Daniela Pederiva Pensin
    392-416
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202131
  • SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DOCENTE: um estudo sobre autonomia, intensificação e sobrecarga

    Marlon Freitas de Campos, Moacir Fernando Viegas
    417-437
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202132
  • A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS CRÔNICA OU GRAVEMENTE ENFERMAS: (in)visibilidades

    Marcos Cezar de Freitas, Cristiane Flores dos Santos
    438-465
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202133
  • OLHARES SOBRE A LUDOTECA UNIVERSITÁRIA UFG/RC: mais do que um lugar em que crianças brincam

    Juliana Pereira de Araújo, Paulo Rogério dos Santos
    466-490
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202134
  • FRAMEWORK PARA PODCAST BASADO EN DESIGN SCIENCE RESEARCH

    Helbe Heliamara Herarth, Luana Priscila Wunsch, João Batista Bottentuit Junior
    491-515
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202135

Autores