FRAMEWORK PARA PODCAST BASADO EN DESIGN SCIENCE RESEARCH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202135

Palavras-chave:

Podcast como suporte formativo, Framework, Design Science Research

Resumo

Ao pautar-se na perspectiva da inserção das tecnologias em nossos dos processos formativos, o presente estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo geral mapear quais são as características necessárias para concepção de Podcast destinado à formação contextualizada no cenário atual. Sua estrutura metodológica é norteada pelo método de pesquisa Design Science Research. Os resultados obtidos emergiram 4 etapas para concepção de Podcast, cujos episódios consideram a seleção de 10 temas essenciais, fato este que fez originar um produto de aplicabilidade pedagógica, aqui denominado “Framework para concepção de Podcast”. Assim, é possível considerar que a pesquisa apresentou a relevância em revisitar as bases da tecnologia educacional, formulando novas propostas para diferentes práticas formativas. Destaca-se que em cenário pós-pandêmico, no qual a otimização do tempo de formadores e formandos será tão necessário, o recurso apresentado pode servir de referência para além da finalidade proposta, podendo ser fonte para futuras pesquisas voltadas à concepção e validação de tecnologias similares, que permitam dar suporte para o projetar e/ou o desenvolver algo novo, não esquecendo o rigor e as especificidades pessoais e profissionais reais dos envolvidos.

Palavras-chave: podcast como suporte formativo; framework; design science research.

FRAMEWORK FOR PODCAST DESIGN BASED ON DESIGN SCIENCE RESEARCH

Abstract

 

Based on the perspective of the insertion of technologies in our formative processes, the present study, of a qualitative nature, has the following general objective to map which are the necessary characteristics for the conception of Podcast destined to the contextualized formation in the current scenario. Its methodological structure is guided by the Design Science Research research method. The results obtained emerged 4 stages for the design of Podcast, whose episodes consider the selection of 10 essential themes, a fact that led to a product of pedagogical applicability, here called “Framework for the design of Podcast”. Thus, it is possible to consider that the research showed relevance in revisiting the bases of educational technology, formulating new proposals for different training practices. It is noteworthy that in a post-pandemic scenario, in which the optimization of the time of trainers and trainees will be so necessary, the resource presented can serve as a reference beyond the proposed purpose and can be a source for future research aimed at the design and validation of technologies similar, that allow to support to design and / or to develop something new, not forgetting the rigor and the real personal and professional specificities of those involved.

Keywords: podcast as formative support; framework; design science research.

FRAMEWORK PARA PODCAST BASADO EN DESIGN SCIENCE RESEARCH

Resumen

Partiendo de la perspectiva de la inserción de tecnologías en nuestros procesos formativos, el presente estudio, de carácter cualitativo, tiene como objetivo general mapear cuáles son las características necesarias para la concepción del Podcast destinado a la formación contextualizada en el escenario actual. Su estructura metodológica está guiada por el método de investigación Design Science Research. De los resultados obtenidos surgieron 4 etapas para el diseño de Podcast, cuyos episodios consideran la selección de 10 temas esenciales, hecho que dio lugar a un producto de aplicabilidad pedagógica, aquí denominado “Marco para el diseño de Podcast”. Así, es posible considerar que la investigación mostró relevancia en la revisión de las bases de la tecnología educativa, formulando nuevas propuestas para diferentes prácticas formativas. Cabe destacar que en un escenario pospandémico, en el que la optimización del tiempo de formadores y aprendices será tan necesaria, el recurso presentado puede servir como referencia más allá del propósito propuesto, y puede ser una fuente para futuras investigaciones dirigidas a el diseño y validación de tecnologías similares, que permitan apoyar a diseñar y / o desarrollar algo nuevo, sin olvidar el rigor y las verdaderas especificidades personales y profesionales de los involucrados.

Palabras clave: podcast como soporte formativo; framework; design science research.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helbe Heliamara Herarth, UNINTER

Mestra em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER, Especialista em Gestão de Pessoas, Graduada em Administração de empresas e formada em Coaching. Experiência corporativa de 15 anos na área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, com atuação em multinacionais de grande porte do agronegócio. E, simultaneamente, há 11 anos trabalhando na área da Educação, como Professora de cursos de Pós-Graduação e Graduação (Presencial e EAD), profissionalizantes e Educação Corporativa. Palestrante, Coach e Consultora de Gestão de Pessoas. Participante do Grupo de pesquisa "Formação do docente no contexto da sua prática: integração significativa das tecnologias" e pesquisadora da Fundação FAMPECT - Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia.

Luana Priscila Wunsch, UNINTER

Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013), sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal); Mestre em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, 2009); Especialista em Dinâmica da Comunicação e Informação (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2004) e Pedagoga (Universidade Positivo, 2003). Possui vasta experiência em desenvolvimento e coordenação de projetos educacionais, em especial na área pública de ensino. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER, coordena a linha de pesquisa "Formação do docente no contexto da sua prática: integração significativa das tecnologias" e é pesquisadora da FAMPECT - Fundação Wilson Picler de Amparo a Educação, Ciência e Tecnologia.

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional). É líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE). É membro do comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. Desde agosto de 2019 cedido da UFMA para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) onde assumiu o cargo de Diretor Científico. É avaliador de cursos de graduação presenciais e a distância do MEC/INEP.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

HERARTH, Helbe Heliamara; WUNSCH, Luana Priscila; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista.
FRAMEWORK PARA PODCAST BASADO EN DESIGN SCIENCE RESEARCH
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 491–515, 29 Jun 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos