FRAMEWORK PARA PODCAST BASADO EN DESIGN SCIENCE RESEARCH
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202135Parole chiave:
Podcast como suporte formativo, Framework, Design Science ResearchAbstract
Ao pautar-se na perspectiva da inserção das tecnologias em nossos dos processos formativos, o presente estudo, de cunho qualitativo, tem como objetivo geral mapear quais são as características necessárias para concepção de Podcast destinado à formação contextualizada no cenário atual. Sua estrutura metodológica é norteada pelo método de pesquisa Design Science Research. Os resultados obtidos emergiram 4 etapas para concepção de Podcast, cujos episódios consideram a seleção de 10 temas essenciais, fato este que fez originar um produto de aplicabilidade pedagógica, aqui denominado “Framework para concepção de Podcast”. Assim, é possível considerar que a pesquisa apresentou a relevância em revisitar as bases da tecnologia educacional, formulando novas propostas para diferentes práticas formativas. Destaca-se que em cenário pós-pandêmico, no qual a otimização do tempo de formadores e formandos será tão necessário, o recurso apresentado pode servir de referência para além da finalidade proposta, podendo ser fonte para futuras pesquisas voltadas à concepção e validação de tecnologias similares, que permitam dar suporte para o projetar e/ou o desenvolver algo novo, não esquecendo o rigor e as especificidades pessoais e profissionais reais dos envolvidos.
Palavras-chave: podcast como suporte formativo; framework; design science research.
FRAMEWORK FOR PODCAST DESIGN BASED ON DESIGN SCIENCE RESEARCH
Abstract
Based on the perspective of the insertion of technologies in our formative processes, the present study, of a qualitative nature, has the following general objective to map which are the necessary characteristics for the conception of Podcast destined to the contextualized formation in the current scenario. Its methodological structure is guided by the Design Science Research research method. The results obtained emerged 4 stages for the design of Podcast, whose episodes consider the selection of 10 essential themes, a fact that led to a product of pedagogical applicability, here called “Framework for the design of Podcast”. Thus, it is possible to consider that the research showed relevance in revisiting the bases of educational technology, formulating new proposals for different training practices. It is noteworthy that in a post-pandemic scenario, in which the optimization of the time of trainers and trainees will be so necessary, the resource presented can serve as a reference beyond the proposed purpose and can be a source for future research aimed at the design and validation of technologies similar, that allow to support to design and / or to develop something new, not forgetting the rigor and the real personal and professional specificities of those involved.
Keywords: podcast as formative support; framework; design science research.
FRAMEWORK PARA PODCAST BASADO EN DESIGN SCIENCE RESEARCH
Resumen
Partiendo de la perspectiva de la inserción de tecnologías en nuestros procesos formativos, el presente estudio, de carácter cualitativo, tiene como objetivo general mapear cuáles son las características necesarias para la concepción del Podcast destinado a la formación contextualizada en el escenario actual. Su estructura metodológica está guiada por el método de investigación Design Science Research. De los resultados obtenidos surgieron 4 etapas para el diseño de Podcast, cuyos episodios consideran la selección de 10 temas esenciales, hecho que dio lugar a un producto de aplicabilidad pedagógica, aquí denominado “Marco para el diseño de Podcast”. Así, es posible considerar que la investigación mostró relevancia en la revisión de las bases de la tecnología educativa, formulando nuevas propuestas para diferentes prácticas formativas. Cabe destacar que en un escenario pospandémico, en el que la optimización del tiempo de formadores y aprendices será tan necesaria, el recurso presentado puede servir como referencia más allá del propósito propuesto, y puede ser una fuente para futuras investigaciones dirigidas a el diseño y validación de tecnologías similares, que permitan apoyar a diseñar y / o desarrollar algo nuevo, sin olvidar el rigor y las verdaderas especificidades personales y profesionales de los involucrados.
Palabras clave: podcast como soporte formativo; framework; design science research.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.