ULTRALIBERALISMO, UNIVERSIDADE E O PROJETO FUTURE-SE: considerações na perspectiva da educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202125

Palavras-chave:

Educação pública, Ultraliberalismo, Relação público e privado, Relações de poder

Resumo

O avanço do pensamento ultraliberal nas instituições públicas brasileiras tem modificado a forma como estes espaços educacionais têm se constituído, sendo comum um modelo de gerenciamento empresarial e uma lógica da educação enquanto mercadoria. Diante desta conjuntura, assistimos ao surgimento do projeto Future-se que visa alterar as formas de se conceber o financiamento nas Universidades públicas brasileiras. Para refletirmos a educação e ensaiarmos uma análise deste projeto, realizamos uma pesquisa documental e um estudo bibliográfico referenciando em estudiosos da temática em discussão, como Freire (2016), Freitas (2014), Peroni (2015), Mészáros (2008) e Foucault (2008). Assim, diante deste modelo de ensino vendido como o único possível, vemos que há outras formas de se pensar uma educação libertadora e comprometida com os oprimidos.   

Palavras-chave: educação pública; ultraliberalismo; relação público e privado; relações de poder.

ULTRALIBERALISM, UNIVERSITY AND THE PROJECT FUTURE: considerations in the perspective of popular education

Abstract 

The advance of ultraliberal thinking in Brazilian public institutions has changed the way these educational spaces have been constituted, being common a business management model and a logic of education as a commodity. Given this conjuncture, we witnessed the emergence of the Future-se project, which aims to change the ways of conceiving financing in Brazilian public universities. To reflect the education and to rehearse an analysis of this project, we conducted a documentary research and a bibliographic study referencing scholars under discussion, such as Freire (2016); Freitas (2014); Peroni (2015), Mészáros (2008) and Foucault (2008). Thus, given this model of education sold as the only possible, we see that there are other ways of thinking a liberating education committed to the oppressed.

Keywords: public education; ultraliberalism; public and private relationship; power relations.

ULTRALIBERALISMO, UNIVERSIDAD Y EL PROYECTO FUTURO: consideraciones en la perspectiva de la educación popular

Resumen

El avance del pensamiento ultraliberal en las instituciones públicas brasileñas ha cambiado la forma en que estos espacios educativos se han constituido, siendo común un modelo de gestión empresarial y una lógica de la educación como mercancía. Ante esta coyuntura, fuimos testigos del surgimiento del proyecto Future-se, cuyo objetivo es cambiar las formas de concebir el financiamiento en las universidades públicas brasileñas. Para reflejar la educación y ensayar un análisis de este proyecto, realizamos una investigación documental y un estudio bibliográfico que hace referencia a académicos del tema en discusión, como Freire (2016), Freitas (2014), Peroni (2015), Mészáros (2008) y Foucault ( 2008). Por lo tanto, en vista de este modelo de enseñanza vendido como el único posible, vemos que hay otras formas de pensar en una educación liberadora comprometida con los oprimidos.

Palabras clave: educación pública; ultraliberalismo; relación pública y privada; relaciones de poder.

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Biografia do Autor

Celâny Teixeira de Mélo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pedagoga formada pela Universidade Estadual da Paraíba e Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba na linha de pesquisa Educação Popular. Integrante do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular – EXTELAR (CNPq/UFPB).

Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (Linha de Pesquisa: Estudos Culturais da Educação). É integrante do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI/PPGE/UFPB), coordenado pelas Professoras Doutoras Maria Eulina Pessoa de Carvalho (PPGE/UFPB) e Jeane Félix da Silva (PPGE/UFPB) e do LEVE (Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação) coordenado pela Profª Drª Maria Thereza Didier de Moraes (NEPHEPE/UFPE). Dedica-se aos estudos da relação entre Cinema e Educação, Currículo, Estudos Culturais, Pedagogias Culturais, Gênero/Sexualidade e Estudos de Masculinidades. 

Pedro José Santos Carneiro Cruz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Adjunto do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (2015), linha Educação Popular, da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular - EXTELAR (CNPq/UFPB). 

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

MÉLO, Celâny Teixeira de; SILVA JUNIOR, Alcidesio Oliveira da; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro.
ULTRALIBERALISMO, UNIVERSIDADE E O PROJETO FUTURE-SE: considerações na perspectiva da educação popular
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 248–267, 29 Jun 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13027. Acesso em: 17 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos