A FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: um estudo de caso no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202124Palavras-chave:
Projeto Veredas, Modelos de formação docente, Formação em serviço, Reformas educacionais, Minas Gerais, Política educacionalResumo
Este artigo analisa a formação em serviço de professores no Estado de Minas Gerais, no âmbito do Projeto Veredas, realizado entre 2002 e 2005 (1ª fase), tomando como referência o contexto das reformas educacionais que ocorreram na América Latina nesse período e a emergência de novos modelos de formação em serviço voltados à certificação de nível superior. Interessou-nos examinar o modelo pedagógico que se configurou nesse programa, compreendendo que a ideia de modelo de formação docente comporta duas dimensões distintas - os modos de pensar e os modos de operar - que dizem respeito, respectivamente, às crenças, concepções e generalizações, e às maneiras de organizar, aos métodos e procedimentos adotados, materiais utilizados, práticas, de cuja análise depende a identificação da lógica da ação voltada à formação de professores. Para a realização desta investigação foram analisados documentos técnicos e instrucionais relacionados ao Projeto Veredas, com o intuito de conhecer sua arquitetura e seu modus operandi, bem como entrevistas com egressos, com vistas a identificar as implicações de tal projeto na prática pedagógica dos professores. Para tanto, utilizando referenciais das Ciências Sociais, com destaque para as contribuições de Boutinet e Certeau, concluímos que o modelo pedagógico adotado pelo Projeto Veredas, considerando que os modos de pensar e fazer inerentes a tal modelo estão relacionados às premissas teóricas que orientam a organização do currículo e a relação com o conhecimento, está alinhado às orientações de organismos internacionais para a formação docente e profundamente marcado por uma hipertrofia da dimensão da prática.
Palavras-chave: Projeto Veredas; modelos de formação docente; formação em serviço; reformas educacionais; Minas Gerais; política educacional.
TEACHERS’ IN-SERVICE TRAINING IN THE CONTEXT OF EDUCATIONAL REFORMS IN LATIN AMERICA: a case study in Brazil
Abstracts
This paper analyzes teachers’ in-service training in the State of Minas Gerais under the Veredas Project carried out between 2002 and 2005 (1st phase), referencing the context of educational reforms ongoing in Latin America during the same period as well as the emergence of new teaching models focused on post-secondary education levels. This paper focuses on examining the pedagogic model set by this program, understanding that the idea of a teaching training model entails two distinct dimensions – thought modes and operation modes – that are respectively about the beliefs, concepts and generalizations and the ways of organizing, the methods and procedures adopted, materials used and the practices that, in order to be analyzed, depend on the identification of the action’s logic concerning teachers’ training. For this investigation, technical and instructional documents related to Veredas Project were analyzed with the aim of knowing its architecture and its modus operandi, as well as interviews with graduates, in order to identify the implications of such a project in the pedagogical practice of teachers. In order to do so, using Social Sciences references, with emphasis on Boutinet’s and Certeau’s contributions, we conclude that the pedagogical model adopted by the Veredas Project is aligned with the guidelines of international organizations for teacher education and deeply marked by a hypertrophy of the dimension of practice - considering that the thought modes and operation modes inherent in such a model are related to the theoretical premises that guide the organization of the curriculum and the relationship with knowledge.
Keywords: Veredas Project; teacher training models; in-service training; educational reforms; Minas Gerais; educational policy.
LA FORMACIÓN DOCENTE EN SERVICIO EN EL CONTEXTO DE LAS REFORMAS EDUCACIONALES EN LATINOAMÉRICA: un estudio de caso en Brasil
Resumen
Este artículo analiza la formación en servicio de profesores en el Estado de Minas Gerais, en el ámbito del Projeto Veredas, realizado entre 2002 y 2005 (1ª etapa), teniendo como referencia el contexto de las reformas educacionales que ocurrieron en Latinoamérica en ese período y la emergencia de nuevos modelos de formación en servicio direccionados a la certificación de nivel superior. Nos ha interesado examinar el modelo pedagógico que se configuró en ese programa, comprendiendo que la ideia de modelo de formación docente implica dos dimensiones distintas - los modos de pensar y los modos de operar - que se refieren, respectivamente, a las creencias, concepciones y generalizaciones, y a las maneras de organizar, a los métodos y procedimientos adoptados, materiales utilizados, prácticas, de cuya análisis depende la identificación de la lógica de la acción dirigidas a la formación de profesores. Para la realización de esta investigación fueron analizados documentos técnicos e instrucionales relacionados al Projeto Veredas, con la intención de conocer su arquitectura y su modus operandi, así como entrevistas con egresos, con objetivos a identificar las implicaciones de tal proyecto en la práctica pedagógica de los profesores. Para tanto, utilizando referenciales de las Ciencias Sociales, con énfasis a las contribuiciones de Boutinet y Certeau, concluímos que el modelo pedagógico adoptado por el Projeto Veredas, considerando que los modos de pensar y hacer inherentes a tal modelo están relacionados a las premisas teóricas que orientan la organización de currículum y la relación con el conocimiento, está alineado a las orientaciones de organismos internacionales para la formación docente y profundamente marcado por una hipertrofia de la dimensión práctica.
Palabras clave: Projeto Veredas; modelos de formación docente; formación en servicio; reformas educacionales; Minas Gerais; política Educacional.
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