INTRODUÇÃO A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FUNDAMENTADA NO PENSAMENTO COMPLEXO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202123

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Pensamento complexo, Princípios cognitivos, Pesquisa em Educação

Resumo

Este estudo apresenta aspectos sobre o desenvolvimento de pesquisa na perspectiva da teoria do Pensamento Complexo, problematizando as relações que se estabelecem a partir dos objetos de estudo que emergem nas pesquisas sobre Formação Inicial de Professores e pela compreensão dos princípios cognitivos propostos na visão da complexidade. A pesquisa é teórica, tem abordagem qualitativa, é exploratória e descritiva. Os resultados indicaram a multiplicidade de fatores que envolvem a diversidade de objetos de estudo, a tessitura de relações presentes e as associações estabelecidas e percebidas na investigação que se fundamenta nesta teoria por meio dos princípios cognitivos propostos para a reforma do pensamento e procura contribuir com conhecimentos que fundamentam a Ciência da Educação. 

Palavras-chave: formação inicial de professores; pensamento complexo; princípios cognitivos; pesquisa em Educação.

INTRODUCTION RESEARCH ON TEACHER EDUCATION BASED ON COMPLEX THOUGHT

Abstract

This study presents aspects about the development of research from the perspective of the Complex Thought theory, problematizing the relations established by the objects of study that emerge in the researches about Initial Teacher Formation and by the understanding of the cognitive principles proposed in the complexity view. The research is theoretical, has a qualitative approach, is exploratory and descriptive. The results indicated the multiplicity of factors that involve the diversity of objects of study, the structure of present relations and the associations established and perceived in the research that is based on this theory through the proposed cognitive principles for the reform of the thought and seeks to contribute knowledge which underpin the Science of Education.

Keywords: initial teacher formation; complex thinking; cognitive principles; research in Education.

INTRODUCCIÓN INVESTIGACIÓN SOBRE FORMACIÓN PROFESIONAL BASADA EN PENSAMIENTO COMPLEJO

Resumen

Este estudio presenta aspectos sobre el desarrollo de la investigación desde la perspectiva de la teoría del Pensamiento Complejo, problematizando las relaciones que se establecen a partir de los objetos de estudio que surgen en la investigación sobre Formación Inicial Docente y mediante la comprensión de los principios cognitivos propuestos en la visión de la complejidad. La investigación es teórica, tiene un enfoque cualitativo, es exploratoria y descriptiva. Los resultados indicaron la multiplicidad de factores que involucran la diversidad de objetos de estudio, el tejido de las relaciones presentes y las asociaciones establecidas y percibidas en la investigación que se fundamenta en esta teoría a través de los principios cognitivos propuestos para la reforma del pensamiento y busca contribuir con conocimientos que fundamentan la Ciencia de la Educación.

Palabras clave: formación inicial del profesorado; pensamiento complejo; principios cognitivos; investigación en Educación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Aparecida Rodrigues Luppi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Pedagogia - Habilitação em Orientação Educacional pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1990), Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Assis Gurgacz, e Especialização em Avaliação Institucional pela UnB. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Atualmente é docente no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, desde 2012, com participação em projetos de pesquisa na área de formação docente. Cursando Doutorado em Educação, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal orientado pela Profª Drª Ariana Cosme. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior por 25 nos na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras.Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Coordena uma REDE de Pesquisa em Formação de professores do Brasil e de Portugal, num paradigma da complexidade e a transdisciplinaridade, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, com a Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade de Braga, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal, incluindo outros quatro grupos de pesquisa brasileiros. 

Ricardo Antunes de Sá, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Licenciado em Pedagogia - UFPR (1988). Mestre em Educação - UFPR (1997). Doutor em Educação - UNICAMP (2007). Pós Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Foi Coordenador Pedagógico da Escola Técnica da UFPR (1996 a 1997). Foi Vice-Coordenador e Coordenador do Curso de Pedagogia do Setor de Educação da UFPR (1997-1999). Estágio na Universidade Nacional de Educação a Distância UNED em Madrid (1999). Foi um dos fundadores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UFPR (1999). Foi coordenador do curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância da UFPR (1999 a 2002). Foi diretor do Departamento de Difusão e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (2005 a 2006). Desenvolve estudos na área da formação e atuação de Professores e Pedagogos. Epistemologia da Pedagogia. Pensamento Complexo. Tecnologias e Mídias Digitais aplicadas à Educação. Educação a Distância (EaD). É membro do Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos. É membro do Grupo de Pesquisa Paradigma Educacionais e Formação de Professores - PUC-PR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. É professor do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação e Educação e do Mestrado Profissional da UFPR. É Coordenador do Programa de Pós Graduação: Teoria e Prática de Ensino pelo biênio 2019-2021. É Professor Associado II do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná desde 1992.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

LUPPI, Monica Aparecida Rodrigues; BEHRENS, Marilda Aparecida; SÁ, Ricardo Antunes de.
INTRODUÇÃO A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FUNDAMENTADA NO PENSAMENTO COMPLEXO
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 188–215, 29 Jun 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.