À MESA COM GAUTHIER E TARDIF

conselhos aos professores principiantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.54

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino, Formação docente, Reflexões, Saberes docentes.

Resumo

Este estudo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica comparativa realizada com dois pesquisadores da formação docente: Clermont Gauthier e Maurice Tardif. Com a intenção de olhar os professores principiantes que ocorre no âmbito escolar. O objetivo é construir um diálogo entre os dois teóricos a fim de alinhar-se aos anseios dos professores iniciantes com o propósito de ajuda-los. Como resultado tem-se uma proposição onde são listados conselhos que podem amparar estes professores em seus primeiros anos no magistério. O estudo não se interpreta fechado e nem terminado, mas sim como um preâmbulo ao lembrar que os professores principiantes se mostram ansiosos, conflituosos e inseguros diante de salas de aulas reais onde eles são os responsáveis por organizar o ensino. 

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Biografia do Autor

Cristianni Antunes Leal, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro-RJ

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2004. Professora da educação básica de Ciências e Biologia na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) desde 2006. Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)em 2013 e Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 2017.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

LEAL, Cristianni Antunes.
À MESA COM GAUTHIER E TARDIF: conselhos aos professores principiantes
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2024.