Vozes de momentos nunca vividos em um curso de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n2.2023.20

Palavras-chave:

Pandemia, Licenciatura em Biologia, Estágio Supervisionado, Ensino remoto

Resumo

O Estágio Supervisionado é considerado um período em que os licenciandos podem vivenciar o ambiente escolar e toda sua complexidade. É um momento essencial para o futuro professor, por ser o primeiro contato com seu campo de atuação profissional. Entretanto, no ano de 2020, em decorrência das medidas de segurança estabelecidas durante a pandemia de covid-19, vários países, inclusive o Brasil, interromperam as aulas presenciais para implantar o ensino remoto como forma de garantir a continuidade das atividades pedagógicas, ministradas por meio de plataformas digitais. Considerada a necessidade de ajustar o Estágio Supervisionado à situação de crise sanitária vivenciada no país, buscou-se realizar um estudo das narrativas de estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma universidade do estado da Bahia durante a realização do componente curricular. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo-narrativo, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas, no intuito de compreender a experiência vivida pelos participantes nesse período atípico. A análise das narrativas, baseada na teoria metodológica da Análise de Discurso, constatou que o momento pandêmico reverberou de diversas maneiras na formação inicial dos professores de Biologia e que as estratégias utilizadas no ensino remoto se apresentaram como potencializadoras da formação discente.

Voices from moments never before experienced in a pre-service teacher education course

ABSTRACT

The Supervised Internship is considered a period in which pre-service teaching undergraduates can interact with the school environment and all its complexity. It is an essential moment for the future teacher, as it often marks their first contact, no longer as a student, but with their professional field. However, in 2020, due to the security measures established during the COVID-19 pandemic, several countries, including Brazil, had to suspend in-person classes, implementing the online teaching as a means of guaranteeing the continuity of pedagogical activities, taught through digital platforms. Thus, considering the need to adapt the Supervised Internship to the health crisis situation experienced in the country, we conducted a study of the narratives of students from the Biological Sciences course at a university in the state of Bahia, Brazil, during the completion of the curricular component. To this end, methodologically, we chose a qualitative research approach with a descriptive-narrative nature, whose data were collected through interviews, in order to understand the experiences lived by the participants during this atypical period. The analysis of the narratives followed the methodological theory of the Discourse Analysis. The findings revealed that the pandemic had different impacts on the initial training of Biology teachers; furthermore, the strategies employed in online teaching appeared to enhance student training.

 

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Biografia do Autor

Luciana Dias Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB).  

Maria José Souza Pinho, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-doutora pela Universidade de Cádiz (Espanha), Mestre em Educação pela UFBA, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) - Campus VI, Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade na UNEB, Professora aposentada da rede Estadual de Educação.

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Publicado

2024-06-11

Como Citar

RIBEIRO, Luciana Dias; PINHO, Maria José Souza.
Vozes de momentos nunca vividos em um curso de licenciatura
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 9, n. 2, p. e2023, 1–13, 11 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/22347. Acesso em: 3 jul 2024.

Edição

Seção

Artigos