Vozes de momentos nunca vividos em um curso de licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n2.2023.20

Palavras-chave:

Pandemia, Licenciatura em Biologia, Estágio Supervisionado, Ensino remoto

Resumo

O Estágio Supervisionado é considerado um período em que os licenciandos podem vivenciar o ambiente escolar e toda sua complexidade. É um momento essencial para o futuro professor, por ser o primeiro contato com seu campo de atuação profissional. Entretanto, no ano de 2020, em decorrência das medidas de segurança estabelecidas durante a pandemia de covid-19, vários países, inclusive o Brasil, interromperam as aulas presenciais para implantar o ensino remoto como forma de garantir a continuidade das atividades pedagógicas, ministradas por meio de plataformas digitais. Considerada a necessidade de ajustar o Estágio Supervisionado à situação de crise sanitária vivenciada no país, buscou-se realizar um estudo das narrativas de estudantes do curso de Ciências Biológicas de uma universidade do estado da Bahia durante a realização do componente curricular. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo-narrativo, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas, no intuito de compreender a experiência vivida pelos participantes nesse período atípico. A análise das narrativas, baseada na teoria metodológica da Análise de Discurso, constatou que o momento pandêmico reverberou de diversas maneiras na formação inicial dos professores de Biologia e que as estratégias utilizadas no ensino remoto se apresentaram como potencializadoras da formação discente.

Voices from moments never before experienced in a pre-service teacher education course

ABSTRACT

The Supervised Internship is considered a period in which pre-service teaching undergraduates can interact with the school environment and all its complexity. It is an essential moment for the future teacher, as it often marks their first contact, no longer as a student, but with their professional field. However, in 2020, due to the security measures established during the COVID-19 pandemic, several countries, including Brazil, had to suspend in-person classes, implementing the online teaching as a means of guaranteeing the continuity of pedagogical activities, taught through digital platforms. Thus, considering the need to adapt the Supervised Internship to the health crisis situation experienced in the country, we conducted a study of the narratives of students from the Biological Sciences course at a university in the state of Bahia, Brazil, during the completion of the curricular component. To this end, methodologically, we chose a qualitative research approach with a descriptive-narrative nature, whose data were collected through interviews, in order to understand the experiences lived by the participants during this atypical period. The analysis of the narratives followed the methodological theory of the Discourse Analysis. The findings revealed that the pandemic had different impacts on the initial training of Biology teachers; furthermore, the strategies employed in online teaching appeared to enhance student training.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Dias Ribeiro, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB).  

Maria José Souza Pinho, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-doutora pela Universidade de Cádiz (Espanha), Mestre em Educação pela UFBA, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) - Campus VI, Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade na UNEB, Professora aposentada da rede Estadual de Educação.

Referências

ALMEIDA, Gracione Batista Carneiro; OLIVEIRA, Gécica Coelho do Nascimento; SILVA, Maria Clarice da; LIMA, Maria Daiane de Oliveira; SOUSA, Mirela Kely de; FEITOSA, Rita Celiane Alves; SANTOS, Sâmia Maria Lima dos. Desafios na disciplina de estágio supervisionado no contexto remoto. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 7, p. 73162-73175, jul. 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33284. Acesso em: 2 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-475.

BAHIA. Resolução CEE nº 27, de 25 de março de 2020. Documento orientador de estágio durante o período de ensino com uso da mediação tecnológica. Salvador: Conselho Estadual de Educação, [2020]. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/homologadares272020.pdf. Acesso em: 2 abr. 2023.

BARBISAN, Carla; MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Categorias de narrativas: principais usos em pesquisas e formação de pedagogas. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 4, p. 979-996, out./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649944. Acesso em: 2 abr. 2023.https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649944

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 20 set. 2023.

BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, [2015]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 20 set. 2022.

BRASIL. Resolução no 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno, [2019]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 20 set. 2022.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CORTE, Anelise C. Dalla; LEMKE, Cibele K. O estágio Supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 12., 2015, Curitiba. Anais eletrônicos [...] Curitiba: Educere, 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/27tdpmhn. Acesso em: 2 abr. 2024.

GUEDES, Adrianne Ogêda; RIBEIRO, Tiago. Revelar-se ou ocultar-se? apontamentos para pensar a pesquisa educativa. In: GUEDES, Adrianne Ogêda; RIBEIRO, Tiago (org.). Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019. p. 19-46.

INFOGRAM. Crie visualização de dados interativas com IA. 2023. Disponível em: https://infogram.com/pt. Acesso em: 20 set. 2023.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução: João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

MAIA, Berta Rodrigues; DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, p. 1-8, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/k9KTBz398jqfvDLby3QjTHJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 set. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

MENDES, Carolina Borghi; MAIA, Jorge Sobral da Silva; BIANCON, Mateus Luiz. Impactos do ensino remoto: a questão do Estágio Supervisionado obrigatório em ensino de Ciências e Biologia na Universidade Estadual paranaense em tempos de pandemia. Momento - Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 30, n. 1, p. 78-98, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13159. Acesso em: 20 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13159

MENEZES, Maíra. Artigo analisa os impactos da Covid-19 na saúde mental. Fiocruz, [s. l.], 25 jun. 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/artigo-analisa-os-impactos-da-covid-19-na-saude-mental#:~:text=Muitas%20pesquisas%20identificaram%20acometimento%20mental,a%20recupera%C3%A7%C3%A3o%20do%20quadro%20viral. Acesso em: 20 jun. 2023.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.

OLIVEIRA, Carloney Alves de. Experiências formativas potencializadas pelas tecnologias digitais nas aulas de matemática no contexto da pandemia. In: VILAS BOAS, Fabíola Silva de Oliveira; SILVA, Obdália Santanna Ferraz (org.). Ensino remoto e formação de professores: construção de novos saberes para os processos educativos. São Paulo: Pontes Editores, 2022. p. 57-70.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, Catalão, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10542/7012. Acesso em: 20 jun. 2023.

QGIS – Um sitema de Informação Geográfica livre e aberto. 2023. Disponível em: https://qgis.org/pt_BR/site/. Acesso em: 20 set. 2023.

QUALHO, Vanessa Aparecida; VENTURI, Tiago. Articulação teoria e prática no estágio supervisionado remoto em Biologia: vivência, formação e percepções em tempos de pandemia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 487-504, 2021. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/457/163. Acesso em: 20 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.457

REIS, Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Compartilhar, estudar, ampliar olhares: narrativas docentes sobre formação continuada. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e180983, p. 1-18, abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/4KPrBhHg3dxGkN9hc5QFTJn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844180983

SAHAGOFF, Ana Paula. Pesquisa narrativa: uma metodologia para compreender a experiência humana. In: SEMANA DE EXTENSÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO -SEPESQ, 11., 2015, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: Centro Universitário Ritter dos Reis, 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/22239078-Pesquisanarrativa-uma-metodologia-para-compreender-a-experiencia-humana.html. Acesso em: 20 jun. 2023.

SANTANA, Jéssica Pollyana Celeste dos Santos; LIMA, Renato Abreu. A experiência do estágio em docência durante a pandemia da covid-19. Revista Valore, Volta Redonda, v. 8, 2023. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1067/1118. Acesso em: 20 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.22408/reva8020231067e-8052

SCHNEIDER, Fernanda. Otimização do espaço escolar por meio do modelo de ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Montes Claros: Penso Editora, 2015. p. 111-140.

SILVEIRA, Caio Teixeira e. O estágio supervisionado durante o ensino remoto: perspectivas de um estagiário. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/59522/3/2021_tcc_ctsilveira.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

SOUZA, Livia Lara Almeida de; VIEIRA, Flávia Campos. Como o isolamento social afeta o desenvolvimento acadêmico dos educandos: uma pesquisa desenvolvida com graduandos em Ciências Biológicas. Educte, Maceió, v. 11, n. 1, p. 1287-1301, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ifal.edu.br/educte/article/view/1624. Acesso em: 5 ago. 2022.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Regimento interno de estágio do curso de licenciatura em Ciências Biológicas/campus VII. Senhor do Bonfim: UNEB, Comissão Setorial de Estágio, NDE, 2019.

VENTURI, Tiago; LISBÔA, Eliana Santana Estágio em tempos de pandemia: mudanças de paradigma na concepção e operacionalização no ensino superior. Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, n. 10746, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://itacarezinho.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10746/7729. Acesso em: 5 ago. 2022

Downloads

Publicado

2024-06-11

Como Citar

RIBEIRO, Luciana Dias; PINHO, Maria José Souza.
Vozes de momentos nunca vividos em um curso de licenciatura
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 9, n. 2, p. e2023, 1–13, 11 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/22347. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos