A Alquimia nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2018): história ou curiosidade?

Autores

Palavras-chave:

Símbolos Alquímicos. Livros didáticos. História da Ciência

Resumo

Este artigo teve por finalidade discutir como a Alquimia está presente nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático atual (2018), aplicando o método de análise textual discursiva através da análise de  imagens e textos que possuam relação com o tema. A partir da análise, a maioria das unidades encontradas foram alocadas na Categoria (3) indicando que a Alquimia é geralmente apresentada como uma curiosidade, além disso apenas uma coleção abordou a Alquimia nos três volumes, ainda de forma inapropriada. Desta maneira, foi possível concluir que as discussões dos aspectos históricos da Química em livros didáticos ainda são feitas de forma a desvalorizar o papel da História da Química para o desenvolvimento do conhecimento químico em formas além das técnicas laboratoriais.


Alchemy in the textbooks approved by The National Textbook Program (2018): history or curiosity?

 

Abstract

This article seek to discuss how Alchemy is presented in the textbooks of the current National Textbook Program (2018), using the method of discursive textual analysis that consists of analyzing images and texts that are related to the goal of this research. From the analysis, most of the units found were allocated to Category (3) indicating that Alchemy is generally presented as a curiosity, in addition only one collection approached Alchemy in its three volumes, still in a inappropriately way. Therefore, it was possible to conclude that the discussions of the historical aspects of Chemistry in textbooks are still approached in order to devalue the role of History of Chemistry for the development of chemical knowledge in ways beyond laboratory techniques.

Keywords: Alchemical Symbols. Textbooks. History of Science.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Yana Bárbara da Silva Teixeira, Universidade Federal do Amazonas

Graudanda em Licenciatura em Química.

Lumara Faria Colares, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Licenciatura em Química.

Ettore Paredes Antunes, Universidade Federal do Amazonas

Professor da Universidade Federal do Amazonas. Defendeu o doutorado em novembro de 2017 na área de Ensino de Química. Tem interesses pelas áreas de Educação Química e História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Química.

Referências

ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é História da Ciência?. São Paulo: Brasiliense, 1994. 93 p.

ANTUNES, M. T.; NOVAIS, V. L. D. Vivá: Química Ensino Médio. 1 ed. Curitiba: Positivo, 2016. 3 v.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).

CACHAPUZ, A.; et al. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FONSECA, M. R. M. QUÍMICA: Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2016. 3 v.

KHUN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5 ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

LISBOA, J. C. F.; et al. Ser Protagonista - Química Ensino Médio. 3 ed. São Paulo: Edições SM, 2016. 3 v.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Editora Unijuí, 2007.

MORTIMER, E. F. QUÍMICA: Ensino Médio. Editora Scipione: São Paulo, 2016. 3 v.

NAVARRO, M.; FÉLIX, M.; MILÁRE, T. A História da Química em Livros Didáticos do Ensino Médio. Revista Ciência e Tecnologia, São Paulo, v. 1, n. 1, 2015.

NEVES, L. S. das; FARIAS, R. F. de. História da Química: um livro-texto para a graduação. Campinas: Editora Átomo, 2 ed., 2011.

SANTOS, W. L.; MOL, G. Química cidadã: Ensino médio. 3. ed. São Paulo: AJS, 2016. 3 v.

SEITZ, F. Henry Cavendish: The Catalyst for the Chemical Revolution: To the Memory of Glenn T. Seaborg (1912-1999). Proceedings of the American Philosophical Society, v. 148, n. 2, p. 151-179, 2004.

SICCA, N. A. L.; GONÇALVES, P. W. História da Química e da Geologia: Joseph Black e James Hutton como referências para educação em Ciências. Química Nova, v. 25, n. 4, p. 689-695, 2002.

TKACZYK, N. S; LUCA, A. G. A inclusão da “Alquimia” nos livros do PNLD de Química: uma análise documental. In: Encontro de debates sobre o Ensino de Química, 38, Rio Grande do Sul. Canoas: EDEQ, 2018.

VIDAL, P. H. O.; CHELONI, F. O.; PORTO, P. A. O Lavoisier que Não Está Presente nos Livros Didáticos. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 26, 2007.

VIDAL, P. H. O; PORTO, P. A. A História da Ciência nos Livros Didáticos de Química do PNLEM 2007. Ciência & Educação, v.18, n. 2, 2012.

Downloads

Publicado

2021-03-13

Como Citar

TEIXEIRA, Yana Bárbara da Silva; COLARES, Lumara Faria; ANTUNES, Ettore Paredes.
A Alquimia nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2018): história ou curiosidade?
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 4, n. 2, p. 1–14, 13 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14733. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos