Educação em trânsito: a escola entre ruínas, labirintos e passagens

Autores

Palavras-chave:

Filosofia da educação, escola como passagem, Walter Benjamin, Hannah Arendt, violência escolar

Resumo

Este artigo investiga o papel da escola como um espaço de passagem, empregando a metáfora das passagens parisienses de Walter Benjamin para compreender a mediação entre o mundo privado e o público no contexto educacional. A partir das reflexões de Hannah Arendt, discute-se como a escola pode preservar sua autonomia, evitando ser reduzida a uma extensão da família ou a um aparelho ideológico da sociedade. No contexto da violência escolar, argumenta-se que a escola não deve se limitar a medidas repressivas e tecnológicas, como sistemas de vigilância e monitoramento, mas sim ser concebida como um espaço de transição e experimentação, onde a educação se constrói no trânsito entre tradição e inovação. A metodologia adotada para a análise é a da concepção materialista dialética de Walter Benjamin, que possibilita interpretar criticamente os sentidos atribuídos à escola como espaço de mediação e passagem. Com base nesse referencial, o artigo busca compreender a escola como um território de possibilidades e não como uma estrutura estática, promovendo um aprendizado que se dá na mediação entre memória e futuro, passado e potencial ainda não realizado.

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Biografia do Autor

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutor em Humanidades pela Universidade Carlos III de Madri (UC3M). É Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e atua como Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN. Coordenador do grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (GPFORMA).

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

TREVISAN, Amarildo Luiz.
Educação em trânsito: a escola entre ruínas, labirintos e passagens
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 4, p. 1–29, 16 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25943. Acesso em: 18 dez 2025.

Edição

Seção

Artigos