Múltiplos contextos para o desenvolvimento da internacionalização da pós-graduação
Parole chiave:
educação superior, internacionalização, pós-graduação, avaliaçãoAbstract
A presente investigação, inserida no campo das Ciências Humanas e utilizando a abordagem qualitativa, buscou mapear o desenvolvimento da internacionalização em uma universidade pública do Rio Grande do Sul (Brasil), considerando seus múltiplos contextos e as estratégias de institucionalização da gestão e das ações localizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Trata-se de um estudo descritivo, tendo o estudo de caso como estratégia e procedimento de análise bibliográfica e documental, o que possibilita o aprofundamento necessário para a explicação do fenômeno estudado. Para mapear as ações de internacionalização dispostas em bases legais, recorremos aos documentos institucionais e regimentais das políticas institucionais, bem como aos relatórios de avaliação dos programas de pós-graduação disponibilizados na Plataforma Sucupira. A análise documental deu-se pelo método da análise de conteúdo de Bardin (2011), e os resultados apontam cenários que se aproximam; entre eles, destacam-se a constituição de processos de gestão que favorecem a internacionalização e a aderência aos grandes editais para o fomento de ações que reverberam na qualidade dos programas de pós-graduação investigados. Aliam-se a isso os desafios enfrentados no período pandêmico: o isolamento de pesquisadores e a presença de atividades remotas como estratégia de manutenção dos processos de internacionalização. Além disso, salienta-se que os relatórios de todas as atividades de internacionalização não estão disponibilizados nas plataformas de domínio público, o que dificulta a análise aprofundada de algumas práticas.
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