INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS/OS

uma proposta de componente curricular

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.42

Parole chiave:

Pedagogia, pedagogo, Ciência da Educação, disciplina

Abstract

O texto desenvolve reflexões sobre o lugar do estudo da condição disciplinar da Pedagogia no âmbito da formação inicial de pedagogos/as. Parte do pressuposto de que a Pedagogia constitui um domínio específico de conhecimentos que se produzem pela investigação da relação entre teoria e prática educativa, fundando-se, assim, em uma razão praxiológica. Aponta marcadores históricos e teóricos que pautam o processo de institucionalização acadêmica da Pedagogia e apresenta a análise de disciplinas concernentes ao seu estatuto identitário presentes em currículos de cursos de Pedagogia ofertados por uma universidade colombiana e duas mexicanas, e de Ciências da Educação, ofertado por três universidades argentinas. A partir dessa análise, propõe um escopo temático para delineamento de uma disciplina de Introdução à Pedagogia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Integra a Rede Nacional de Pesquisadores/as em Pedagogia (RePPed). É associado da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), representando, como vice-coordenador, o GT-4 (Didática). E-mail: jose.leonardo@academico.ufpb.br

Selma Garrido Pimenta, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação. Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Assistente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Integra a Rede Nacional de Pesquisadores/as em Pedagogia (RePPed). É Vice-Presidente da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE). É associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), participando do GT-4 (Didática). E-mail: sgpiment@usp.br

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília-DF, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.

BREZINKA, Wolfgang. Conceptos básicos de la ciencia de la educación. Barcelona: Editorial Herder, 1990.

BREZINKA, Wolfgang. Sobre las esperanzas del educador y la imperfección de la pedagogía. Revista española de pedagogía, año LX, n.º 223, septiembre-diciembre 2002, 399-41. Disponivel em: https://revistadepedagogia.org/lx/no-223/sobre-las-esperanzas-del-educador-y-la-imperfeccion-de-la-pedagogia/101400009840/

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.

CARBONELL, Jaume. Pedagogias do século XXI. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016.

CARR, Wilfred. Una teoria para la educación: hacia una investigación educativa crítica. Madrid: Ediciones Morata, 2002.

ESTRELA, A. C. Pedagogia ou ciência da educação? Porto: Porto, 1992.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

MEIRIEU, Philipe. A Pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Penso, 2002.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento - 8a ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, Edgar; ALMEIDA, Maria da Conceição de; CARVALHO, Edgard de Assis (Orgs.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PEÑA, Andrés Klaus Runge. Pedagogía y didáctica, primera mitad del siglo xx. Análisis de la literatura pedagógica de referencia de la Escuela Normal de Varones de Medellín. In: RÍOS BELTRÁN, Rafael; SÁENZ OBREGÓN, Javier (eds.). Saberes, sujetos y métodos de enseñanza. Reflexiones sobre la apropiación de la Escuela Nueva en Colombia. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia. Facultad de Ciencias Humanas. Centro de Estudios Sociales; Universidad de Antioquia. Facultad de Educación, 2012, p. 247-292.

PIMENTA, Selma Garrido. Para uma re-significação da didática – ciências da educação, pedagogia e didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória). In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 26-55.

PIMENTA, Selma Garrido; PINTO, Umberto de Andrade; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima Severo. Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015528, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15528/209209213361 Acesso em: 04/10/2020.

PINEAU, Pablo. Por qué trinfó la escuela? O la modernidad dijo: “esto es educación” y la escuela respondió: “yo me ocupo”. In: PINEAU, Pablo; DUSSEL, Inés; CARUSO, Marcelo. La escuela como máquina de educar: tres escritos sobre un proyecto de la modernidad. Buenos Aires-Barcelona-México: Paidós, 2011, p. 27-52. Disponível em: http://www.bibliopsi.org/docs/carreras/obligatorias/CFP/educacional/chardon/Pineau%20-%20Por%20que%20triunfo%20la%20escuela.pdf

PINTO, Umberto de Andrade. Pedagogia e pedagogos escolares. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2006.

SACRISTÁN, José Gimeno. A educação que ainda é possível. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SÁEZ ALONSO, Rafael. La prioridad del método en la investigación pedagógica. Revista Española de Pedagogía, 75 (267), 239-254, 2017. Disponível em: https://revistadepedagogia.org/wp-content/uploads/2017/05/prioridad_metodo.pdf Acesso em: 12 de janeiro de 2022.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Epistemologías del sur. Utopía y Praxis Latinoamericana. Año 16, No. 54 (2011), pp. 17 – 39. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/EpistemologiasDelSur_Utopia%20y%20Praxis%20Latinoamericana_2011.pdf

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SENENT SÁNCHEZ, J. M. (2005). Los estudios de pedagogía en Europa en el contexto de la implantación del proceso de Bolonia y la situación de la Educación Comparada. Revista Española De Educación Comparada, (11), 95–133. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/7947 Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Pedagogia e Educação Não Escolar: crítica epistemológica, formativa e profissional. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.

SIANES-BAUTISTA, Alicia. Desarrollo de la Pedagogía como disciplina y su impacto en la Educación Superior en Francia. Educ. Form., Fortaleza, v. 6, n. 3, e5324, set./dez. 2021, p. 1-20. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5324 Acesso em: 25 de novembro de 2021.

SILVA JUNIOR, Celestino Alves. Prefácio. In: PEDROSO, Cristina Cinto et al. Cursos de Pedagogia: inovações na formação de professores polivalentes. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2019. p. 5-15.

SILVA JUNIOR, Celestino Alves. Profissão de pedagogo(a) e a escola pública. In: PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021, p. 16-38.

SIRVENT, M. T; TOUBES, A.; SANTOS, H.; LLOSA, S.; LOMAGNO C. Revisión del concepto de Educación No Formal. Cuadernos de Cátedra de Educación No Formal - OPFYL; Facultad de Filosofía y Letras UBA, Buenos Aires, 2006, p. 1-18.

TOURIÑAN LÓPEZ, Jose Manuel. Imagen social de la Pedagogía. La Pedagogía del futuro y el futuro de la Pedagogía. In: COLOM CAÑELLAS, A. J. et al. La Pedagogía hoy. Santiago de Compostela: Andavira Ediciones, 2018. p. 115-135.

TOURIÑAN LÓPEZ, Jose Manuel. SAÉZ ALONSO, Rafael. La mirada pedagógica: teoria de la educación, metodología y focalizaciones. Santiago de Compostela: Netbiblio, 2012.

UNIVERSIDAD AUTONOMA DE MÉXICO (UNAM). Facultad de Filosofía y Letras. Colégio de Pedagogía. Plan de estudios de la Licenciatura en Pedagogía (2010). 2022. Disponível em: http://pedagogia.filos.unam.mx/plan-de-estudios/ Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.

UNIVERSIDAD DE ANTIOQUIA (UdeA). Pre-grado de Pedagogía. Disponível em: https://www.udea.edu.co/wps/portal/udea/web/inicio/estudiar-udea/quiero-estudiar-udea/pregrado/pedagogia Acesso em: 20 de fevereiro de 2022

UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES. Consejo Superior. Resolución n. 6198 de 14 de diciembre de 2016. Disponível em: http://academica.filo.uba.ar/sites/academica.filo.uba.ar/files/CS%206198-16%20-%20Licenciatura.pdf Acesso em: 11 de janeiro de 2022.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA(UNC). Plan de estudios de la Licenciatura en Ciencias de la Educación. 2003. Disponível em: http://blogs.ffyh.unc.edu.ar/escuelacienciaseducacion/files/2012/11/Plan_Estudios_Prof._y_Lic._CE_20032.doc-c-agregado-mope-CORREGIDO.pdf Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA (UNLP). Departamento de Ciencias de la Educación. Plan de Estudios (2002) – Profesorado y Licenciatura en Ciencias de la Educación. Disponível em: http://oldwww.fahce.unlp.edu.ar/academica/areas/educacion/carreras/licenciatura/licenciatura-en-ciencias-de-la-educacion Acesso em: 13 de janeiro de 2022.

UNIVERSIDAD NACIONAL DE LA PLATA (UNLP). Plan de estudios de la Licenciatura en Ciencias de la Educación. 2002. Disponível em: https://www.fahce.unlp.edu.ar/facultad/secretarias-y-prosecretarias/academica/deptos/ciencias-de-la-educacion/carreras/licenciatura-en-ciencias-de-la-educacion Acesso em 20 de fevereiro de 2022.

UNIVERSIDAD VERACRUZANA (UV). Facultad de Pedagogía. Plan de estudios de la Licenciatura en Pedagogía. 2016. Disponível em: https://www.uv.mx/veracruz/pedagogia/plan-de-estudios/ Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.

UNIVERSIDIDAD PEDAGÓGICA NACIONAL (UPN). Programa en Pedagogía. Disponível em: http://educacion.pedagogica.edu.co/vercontenido.php?idp=395&idh=399 Acesso em: 20 de fevereiro de 2022.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-12-29

Come citare

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; PIMENTA, Selma Garrido.
INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS/OS: uma proposta de componente curricular
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 dic. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19462. Acesso em: 22 nov. 2024.