Educação em trânsito: a escola entre ruínas, labirintos e passagens
Palavras-chave:
Filosofia da educação, escola como passagem, Walter Benjamin, Hannah Arendt, violência escolarResumo
Este artigo investiga o papel da escola como um espaço de passagem, empregando a metáfora das passagens parisienses de Walter Benjamin para compreender a mediação entre o mundo privado e o público no contexto educacional. A partir das reflexões de Hannah Arendt, discute-se como a escola pode preservar sua autonomia, evitando ser reduzida a uma extensão da família ou a um aparelho ideológico da sociedade. No contexto da violência escolar, argumenta-se que a escola não deve se limitar a medidas repressivas e tecnológicas, como sistemas de vigilância e monitoramento, mas sim ser concebida como um espaço de transição e experimentação, onde a educação se constrói no trânsito entre tradição e inovação. A metodologia adotada para a análise é a da concepção materialista dialética de Walter Benjamin, que possibilita interpretar criticamente os sentidos atribuídos à escola como espaço de mediação e passagem. Com base nesse referencial, o artigo busca compreender a escola como um território de possibilidades e não como uma estrutura estática, promovendo um aprendizado que se dá na mediação entre memória e futuro, passado e potencial ainda não realizado.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Miriam (coord.). Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília: UNESCO; Observatório de Violência; Ministério da Educação, 2005. 404 p.
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992. p. 221–247.
ARENDT, Hannah. Reflexões sobre Little Rock. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 261–281.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução de Irene Aron et al. Apresentação e organização de Willi Bolle. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
BOLLE, Willi. “Um painel com milhares de lâmpadas”: metrópole & megacidade. In: BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução de Irene Aron et al. Apresentação e organização de Willi Bolle. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. p. 1141–1167.
BRÜGGEMANN, Heinz. Pasages. In: OPITZ, Michael; WIZISLA, Erdmut (ed.). Conceptos de Walter Benjamin. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2014.
CEBRIAN, Fabiana Faraco et al. Biometria e reconhecimento facial: estudos preliminares. Brasília, DF: Autoridade Nacional de Proteção de Dados, 2024. Publicação digital – PDF. (Radar Tecnológico, n. 2, jun. 2024). Disponível em: https://www.gov.br/anpd/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos-tecnicos-orientativos/radar-tecnologico-biometria-anpd-1.pdf. Acesso em: 12 maio 2025.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Entre a vida e a morte. In: OTTE, Georg; SEDLMAYER, Sabrina; CORNELSEN, Elcio (org.). Limiares e passagens em Walter Benjamin. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2010. p. 12–26.
GASCÓN, Agustín de la Herrán. La Pedagogía ante el adoctrinamiento de las religiones. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 23, n. especial, p. 2–58, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18226/21784612.v23.especial.1. Acesso em: 10 fev. 2025.
HERRÁN GASCÓN, Agustín de la; FORTUNATO, Ivan; AGUILAR, Nivia Álvarez. Educación y adoctrinamiento: una mirada desde la educación radical e inclusiva. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20210124, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675312. Acesso em: 14 fev. 2025.
GUILHERME, Alexandre Anselmo; PICOLI, Bruno Antonio. Escola sem Partido – elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1–23, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782018230042. Acesso em: 3 abr. 2025.
KIRCHNER, Renato. Trabalho das passagens, de Walter Benjamin. Viso: Cadernos de Estética Aplicada, n. 3, set.–dez. 2007. DOI: https://revistaviso.com.br/article/45. Acesso em: 29 jan. 2025.
MATOS, Olgária. Aufklärung na metrópole: Paris e a Via Láctea. In: BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Ed. da UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009. p. 1123–1140.
PARIS, Vaclav. Uncreative Influence: Louis Aragon’s Paysan de Paris and Walter Benjamin’s Passagen-Werk. Journal of Modern Literature, v. 37, n. 1, p. 21–39, Fall 2013. DOI: 10.2979/jmodelite.37.1.21Acesso em: 29 jan. 2025.
PRENSKY, Marc. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 15, n. 2, p. 201–204, maio/ago. 2010. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/335/289. Acesso em: 14 fev. 2025.
RAMOS, Antonio Gómez. Arendt y Benjamin: algo más que una amistad, algo distinto de unas coincidencias. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 121–140, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8646427. Acesso em: 29 jan. 2025.
SANTOS JÚNIOR, Francisco Ribeiro dos. Tecnologias para o mapeamento e enfrentamento da violência escolar na Paraíba. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.














