Princípios orientadores da prática docente e da formação continuada de profissionais da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.6

Palavras-chave:

formação continuada, educação infantil, prática docente

Resumo

Esta investigação objetiva identificar os princípios orientadores da prática docente e da formação continuada de profissionais da Educação Infantil de uma rede municipal do Norte Catarinense. Por meio de uma pesquisa qualitativa e sócio-histórica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadoras pedagógicas, aplicada a técnica de complemento e grupo de interlocução com professoras e auxiliares de sala. Foi também submetido um questionário às assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e feita uma análise de documentos. Para a análise de dados, o presente estudo ancora-se na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram três princípios orientadores da prática docente e da formação continuada de profissionais da Educação Infantil: princípios éticos, estéticos e políticos; a criança como protagonista; e as interações e as brincadeiras. Quando a formação continuada de profissionais da Educação Infantil considera os mesmos princípios da prática docente, compreende-se que os profissionais têm mais chances de se desenvolverem profissionalmente. 

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Biografia do Autor

Lucilene Simone Felippe Oliveira, Universidade da Região de Joinville

Mestra em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente (GETRAFOR) da UNIVILLE. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialista em ‘Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior’ pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB), especialista em ‘Educação a Distância: Gestão e Tutoria’ e em ‘Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação’ pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Rita Buzzi Rausch, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-doutora em Educação pela UFSC. Cursou Pedagogia e Mestrado em Educação na FURB. Possui especialização em Alfabetização pela UNIVALI. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente. Desde 2022 é bolsista produtividade em pesquisa e consultora ad hoc do CNPq.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

OLIVEIRA, Lucilene Simone Felippe; RAUSCH, Rita Buzzi.
Princípios orientadores da prática docente e da formação continuada de profissionais da educação infantil
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–22, 28 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23346. Acesso em: 23 dez 2024.

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