Princípios orientadores da prática docente e da formação continuada de profissionais da educação infantil
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.6Mots-clés :
formação continuada, educação infantil, prática docenteRésumé
Esta investigação objetiva identificar os princípios orientadores da prática docente e da formação continuada de profissionais da Educação Infantil de uma rede municipal do Norte Catarinense. Por meio de uma pesquisa qualitativa e sócio-histórica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadoras pedagógicas, aplicada a técnica de complemento e grupo de interlocução com professoras e auxiliares de sala. Foi também submetido um questionário às assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e feita uma análise de documentos. Para a análise de dados, o presente estudo ancora-se na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram três princípios orientadores da prática docente e da formação continuada de profissionais da Educação Infantil: princípios éticos, estéticos e políticos; a criança como protagonista; e as interações e as brincadeiras. Quando a formação continuada de profissionais da Educação Infantil considera os mesmos princípios da prática docente, compreende-se que os profissionais têm mais chances de se desenvolverem profissionalmente.
Téléchargements
Références
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Tradução: Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Afiliada, 1981.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70; LDA, 2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 08 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECPN12020.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2023.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. [Lei nº 9.394/1996]. 6. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2022. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/600653/LDB_6ed.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 21 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 14 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. DCNEI. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?%20option=com_docman&view=download&alias=9769-%20diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 jan. 2022.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.
ENCICLOPÉDIA SIGNIFICADOS. O que é protagonismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/protagonismo/>. Acesso em: 13 mar. 2024.
FERREIRA, Liliana S. et al. Grupos de interlocução como técnica de produção e sistematização na pesquisa em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, nº 41, p. 191-209, jan./abr. 2014. Disponível em: <https://bit.ly/3FSGeRt>. Acesso em: 16 jan. 2024.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, [São Paulo], n. 116, p. 21-39, julho 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/KnJW3strdps6dvxPyNjmvyq/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 jan. 2022.
GATTI, Bernardete A.; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Org.). Metodologias de pesquisa qualitativa em Educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
GATTI, Bernardete A.; BARRETO, Elba S. de Sá. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 12 mar. 2024.
GATTI, Bernardete A. et al. (Org.). Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados, 2022. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br>. Acesso em: 01 mar. 2023.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010a.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução: Silvana Cobucci Leite. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010b.
KIEHN, Moema Helena K. de A. A educação infantil nos currículos de formação de professores no Brasil. Dissertação de Mestrado (Mestrado em educação), Florianópolis, PPGE/CED/ UFSC, 2007. Disponível em: <https://tede.ufsc.br/teses/PEED0645-D.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2024.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO - PERSPECTIVAS ATUAIS.1, 2010, Belo Horizonte. Anais [...], Brasília, DF: MEC, nov. 2010. p. 01-20. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedos-brincadeiras-tizuko-morchida/file>. Acesso em: 16 abr. 2023.
KRAMER, Sonia. Currículo de educação infantil e a formação dos profissionais de creche e pré-escola: questões teóricas e polêmicas. In: BRASIL. Por uma política de formação do profissional de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994, p. 16-31.
KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: BEAUCHAMP, Janete; PAGEL, Sandra D.; NASCIMENTO, Aricélia R. (Org.). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007, p. 13-23. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2022.
KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (Orgs.). Educação Infantil: Formação e responsabilidade. Campinas: Papirus, 2013.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo/Revista de Ciências da Educação, [Lisboa], n. 8, p. 07-22, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/130/217>. Acesso em: 16 jan. 2023.
MIORANDO, Tania Micheline; OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. A experiência estética na formação de professores: linguagens e aprendizados na educação. Saberes y Prácticas Revista de Filosofía y Educación, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 01-15, 2020. Disponível em: <https://revistas.uncu.edu.ar/ojs3/index.php/saberesypracticas/article/view/3931/3238>. Acesso em: 11 abr. 2023.
NASCIMENTO, Cláudia Terra do; BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. A construção social do conceito de infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas. Contexto & Educação, Ijuí, v. 23, n. 79, p. 47-63, jan./jun. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1051>. Acesso em: 21 abr. 2023.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?lang=pt>. Acesso em: 06 jan. 2022.
NÓVOA, António. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], v. 27, p. e270129, 2022a. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TBsRtWkP7hx9ZZNWywbLjny/>. Acesso em: 26 mar. 2023.
NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. [Colaboração de Yara Alvim]. Salvador: SEC; IAT, 2022b.
NUNES, Maria Fernanda; KRAMER, Sonia. Educação Infantil e expansão da escolaridade obrigatória: questões para a política, a formação e a pesquisa. In: KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (Orgs.). Educação Infantil: Formação e responsabilidade. Campinas: Papirus, 2013, p. 31-47.
OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de. Formação e profissionalização de professores da educação infantil. Veras – Revista Acadêmica de Educação, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 223-231, 2012. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/102>. Acesso em: 08 jan. 2022.
OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de. Educação Infantil. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2020. (Coleção Docência em formação: Educação Infantil).
OSTETTO, Luciana E. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In: OSTETTO, Luciana E. (Org.). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012, p. 13-32.
PRESTES, Zoia. A brincadeira de faz de conta e a infância. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 28-39, mai./ago. 2016. Disponível em: <https://smeduquedecaxias.rj.gov.br/smeportal/wp-content/uploads/2020/07/A-BRINCADEIRA-DE-FAZ-DE-CONTA-E-A-INF%C3%82NCIA.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2023.
RAUSCH, R. B.; CARVALHO, C.; PAULO, S.; RADWANSKI, E. Formação estética de professores: o que revelam as pesquisas em educação no Brasil? Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 14, n. 1, p. 29-56, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8113/4196>. Acesso em: 14 abr. 2023.
REDE INVESTIGADA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino Investigada/SC. Rede Investigada, 2020.
SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019.
VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. El ABC y D de la formación docente. Madrid: Narcea Ediciones, 2015.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de coleta de dados no campo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
VIGOTSKI, Lev S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, [Rio de Janeiro], v. 8, p. 23-36, jun. 2008 [Obra Original Publicada em 1933]. Disponível em: <https://atividart.files.wordpress.com/2016/05/a-brincadeira-e-seu-papel-no-desenvolvimento-psiquico-da-crianc3a7a.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2023.
VIGOTSKI, Lev S. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: VIGOTSKI, Lev S.; LURIA, Alexsandr R.; LEONTIEV, Alexei N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução: Maria da Pena Villalobos. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2017, p. 103-117.
ZANELLA, Andrea. Psicologia histórico-cultural em foco: aproximações a alguns de seus fundamentos e conceitos. Florianópolis: Edições do Bosque; UFSC, 2020, p. 89-106.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.