AULAS REMOTAS NAS LICENCIATURAS DURANTE A PANDEMIA

fragilidades e potencialidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.2

Palavras-chave:

Educação Superior, COVID-19, Ensino Remoto

Resumo

A pandemia da COVID-19 exigiu a migração das aulas presenciais para o ensino remoto, gerando muita discussão sobre a qualidade da educação emergencial, especialmente porque a aula remota é uma modalidade recente, sendo confundida com outras formas de ensino on-line, como a educação a distância. Nesta pesquisa, procurou-se identificar as potencialidades e fragilidades, em relatos de professores de licenciatura, na aplicação de aulas remotas durante a pandemia da COVID-19 no primeiro semestre de 2020. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa em duas etapas: um estudo bibliográfico diferenciando aula remota, educação a distância, ensino híbrido e educação digital, baseado em Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Valente (2015), Moreira e Schlemmer (2020) e Moreira, Henriques e Barros (2020); também aplicou-se aos docentes participantes um questionário on-line, composto por dados pessoais, seis questões fechadas e 12 abertas. A análise das respostas possibilitou identificar como potencialidades das aulas remotas a comunicação e a interação de qualidade entre docentes e estudantes, bem como entre os últimos e os pares. O domínio de ferramentas e recursos digitais aparecem como decisivos para essa relação de proximidade. Entretanto, a falta de exposição dos estudantes durante os encontros, a queda da frequência, agravada pela carência de acesso de qualidade ao meio digital, são fragilidades do modelo remoto. Para que se efetive uma educação digital de qualidade, essas questões precisam ser enfrentadas com um currículo e formação docente focados na inovação e na aprendizagem significativa, bem como com planejamento de aulas coerente com as particularidades do ensino remoto.

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin Leon Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em Pedagogia pela UNINTER. Atualmente mestranda em Educação também pela PUCPR e atua em docência na Educação Básica (anos iniciais do Ensino Fundamental).

Caroline Kretzmann, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Letras Português - Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2004). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (PUCPR, 2006). Mestre em Educação (PUCPR, 2008), com a defesa do tema: "A produção do conhecimento na leitura e na escrita na formação de professores em cursos de Pós-graduação stricto sensu". Tem experiência como docente de Língua Portuguesa e Produção de Textos no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora assistente na PUCPR, onde atua na graduação ministrando as disciplinas de Leitura e Escrita de Textos Técnicos e Científicos, Revisão de Textos Escolares, Prática Profissional: Gêneros Textuais Didáticos, Prática Profissional: Modelos de Análise de Materiais Didáticos, Prática Profissional: Elaboração de Materiais Didáticos, Prática Profissional: Pesquisa no Ensino de Línguas e Prática Profissional: Pesquisa no Ensino de Letras. Coordenou o programa HNB - Habilidades do Núcleo Básico de Língua Portuguesa, implantado, pela PUCPR (2013), com o objetivo de aprimorar as habilidades básicas de leitura e escrita dos graduandos dessa instituição. Áreas de estudos e de atuação: gêneros textuais, leitura, escrita, ensino de língua portuguesa e formação docente inicial e continuada.

Daniele Saheb Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Educação, Meio Ambiente e Sociedade - Universidade Federal do Paraná. DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006), MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui experiência em pesquisa, docência e gestão na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisas com ênfase em Educação Ambiental e Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental. Atuou durante 17 anos na Educação Básica como docente e gestora pedagógica.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

GOMES, Yasmin Leon; KRETZMANN, Caroline; PEDROSO, Daniele Saheb.
AULAS REMOTAS NAS LICENCIATURAS DURANTE A PANDEMIA: fragilidades e potencialidades
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 33–58, 29 Mar 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.