CLASES EN LÍNEA EN LAS LICENCIATURAS A LO LARGO DE LA PANDEMIA

debilidades y potencialidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.2

Palabras clave:

Educación superior, COVID-19, Enseñanza en línea

Resumen

La pandemia del COVID-19 ha exigido el cambio de las clases presenciales para la enseñanza en línea creando discusión acerca de la calidad de la educacion emergencial porque esa es una modalidad reciente, por veces confundida con enseñanza on-line y educación a distancia. En esta investigación se ha buscado identificar las potencialidades y debilidades, en relatos de professores de licenciatura, en la aplicabilidad de clases en línea durante la pandemia del primer semestre de 2020. Así, se ha hecho una investigación calitativa en dos etapas: un estudio bibliográfico diferenciando clases en línea, educación a distancia, enseñanza híbrida y educación digital basado en Bacich, Tanzi Neto y Trevisani (2015), Valente (2015), Moreira y Schlemmer (2020) y Moreira, Henriques y Barros (2020); también se ha aplicado al profesorado participante un cuestionario on-line, compuesto por datos personales, seis cuestiones cerradas y 12 abiertas. Dicho análisis ha posibilitado identificar potencialidades de las clases en línea, la comunicación y la interacción de calidad entre docentes y estudiantes y sus pares. El dominio de herramientas y recursos digitales aparece como crucial para el acercamiento. Sin embargo, la falta de exposición de los estudiantes en las clases, la disminución de la frecuencia, empeorado por la deficiencia de acceso de calidad en el medio digital, son debilidades de este modelo. Para su efectividad, esas cuestiones necesitan ser afrontadas con un currículum y capacitación docente orientada hacia la innovación y el aprendizaje significativo, así como una planificación de clases coherente con las particularidades de la enseñanza en línea.

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Biografía del autor/a

Yasmin Leon Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em Pedagogia pela UNINTER. Atualmente mestranda em Educação também pela PUCPR e atua em docência na Educação Básica (anos iniciais do Ensino Fundamental).

Caroline Kretzmann, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Letras Português - Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2004). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (PUCPR, 2006). Mestre em Educação (PUCPR, 2008), com a defesa do tema: "A produção do conhecimento na leitura e na escrita na formação de professores em cursos de Pós-graduação stricto sensu". Tem experiência como docente de Língua Portuguesa e Produção de Textos no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora assistente na PUCPR, onde atua na graduação ministrando as disciplinas de Leitura e Escrita de Textos Técnicos e Científicos, Revisão de Textos Escolares, Prática Profissional: Gêneros Textuais Didáticos, Prática Profissional: Modelos de Análise de Materiais Didáticos, Prática Profissional: Elaboração de Materiais Didáticos, Prática Profissional: Pesquisa no Ensino de Línguas e Prática Profissional: Pesquisa no Ensino de Letras. Coordenou o programa HNB - Habilidades do Núcleo Básico de Língua Portuguesa, implantado, pela PUCPR (2013), com o objetivo de aprimorar as habilidades básicas de leitura e escrita dos graduandos dessa instituição. Áreas de estudos e de atuação: gêneros textuais, leitura, escrita, ensino de língua portuguesa e formação docente inicial e continuada.

Daniele Saheb Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Educação, Meio Ambiente e Sociedade - Universidade Federal do Paraná. DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006), MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui experiência em pesquisa, docência e gestão na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisas com ênfase em Educação Ambiental e Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental. Atuou durante 17 anos na Educação Básica como docente e gestora pedagógica.

Publicado

2022-03-29

Cómo citar

GOMES, Yasmin Leon; KRETZMANN, Caroline; PEDROSO, Daniele Saheb.
CLASES EN LÍNEA EN LAS LICENCIATURAS A LO LARGO DE LA PANDEMIA: debilidades y potencialidades
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 33–58, 29 mar. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15344. Acesso em: 3 jul. 2024.