TRAJECTORIES OF A SUPERVISED INTERNSHIP
in an academic library during the covid-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n1.2023.8Keywords:
supervised internship, librarian's rolel, university library, covid-19, pandemicAbstract
The present study aims to describe the supervised internship activities developed and their adaptations to the context of the pandemic, highlighting formative, technological and management aspects that complement the academic and professional training of Bachelor's degree students in Librarianship. Methodologically, it is based on a descriptive research, with a qualitative approach, using a bibliographical research and a field study at the Human Sciences Library of the Federal University of Ceará (BCH/UFC), where the internship took place. It results in the presentation of the activities carried out remotely during the period when the university libraries were closed, based on the definition of four categories of analysis for the experience report: Assistance to people with disabilities; Virtual reference, standardization and publishing services; Descriptive and thematic representation of information in MARC 21; and Institutional Repository. It highlights the main challenges as well as the potential and skills that led to student protagonism in the pandemic period. Finally, it concludes that the supervised internship was configured as a possible way to consolidate undergraduate learning, given the development of practical activities with editing material in an accessible format, remote assistance and technical processing of information.
Downloads
References
BARBOSA, Heloisa Helena; ALMEIDA, Vitor. O direito da pessoa com deficiência à informação em tempos da pandemia da covid-19: uma questão de acessibilidade e inclusão. Liinc em revista, Brasília, v. 16, n. 2, 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5452. Acesso em: 18 mai. 2023.
CHAVES, Italo Teixeira; CAVALCANTE, Luciano Pereira dos Santos; GUERRA, Maria Áurea Montenegro Albuquerque. Biblioteca universitária e a pandemia de Covid-19: relato de atuação na Universidade Federal do Ceará. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 4, n. 2, p. 19–35, 2021. Disponível em:
https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/826. Acesso em: 22 mai. 2023.
CUNHA, Murilo Bastos da; PESSOA, Patrícia. Perspectivas dos serviços de referência digital. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 17, n. 3, p. 69-82, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/836. Acesso em: 22 jul. 2022.
DZIEKANIAK, Cibele Vasconcelos. Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU). TransInformação, Campinas, v. 21, n. 1, p. 33-54, abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v21n1/03.pdf. Acesso em: 09 out. 2020.
FARIAS, Maria Giovanna Guedes; LIMA, Juliana Soares; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Bibliotecário e editoração: mercado e competências necessárias. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 2, p.63-81, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/38682. Acesso em: 22 jul. 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
NIVER BCH: programação especial comemorativa. Palestrante: Norma Helena Pinheiro de Almeida. Mediação e direção técnica: Francisco Edvander Pires Santos. Fortaleza: Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, 2021. 1 vídeo (128 min). Publicado pelo canal Plurissaberes. Disponível em: https://youtu.be/AyAS2MktOTE. Acesso em: 13 dez. 2021.
PEREIRA, Ana Maria; CAMARGO, Priscila Câmara de; ZAFALON, Zaira Regina. Estudo sobre o formato MARC 21 em bibliotecas das universidades de ensino superior no brasil. Revista ACB, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 462-476, 2020. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1681. Acesso em: 22 jul. 2022.
SALA, Fabiana; LOPES; Fernando Cruz; SANCHES, Gisele Aparecida Ribeiro; BRITO, Tânia Regina de. Bibliotecas universitárias em um cenário de crise: mediação da informação nas redes sociais durante a pandemia de Covid-19. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 10-32, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43933. Acesso em: 22 jul. 2022.
SANTOS, Cainã Maria Viana dos; CORREIA, Emily dos Santos; MESQUITA, Ariádila Matos; NISHI, Daniela Jasmin. A Inclusão Informacional do Usuário com Deficiência na Biblioteca Universitária da UFC. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2022, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2022. p. 412-419. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/63538/1/2022_anais_erebd.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
SANTOS, Mara Roxanne de Souza; SAMPAIO, Denise Braga. Normalização na prática: um breve relato sobre normalização e a experiência do grupo normalizadores. InCID, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 151-165, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/64890. Acesso em: 22 jul. 2022.
SANTOS, Izabel Lima dos.; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. O Serviço de Referência no contexto das bibliotecas universitárias federais do nordeste brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1483. Acesso em: 1 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca Universitária. [Informações sobre a Biblioteca de Ciências Humanas]. Fortaleza: BU/UFC, 2023. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/bibliotecas-do-sistema/bibliotecas-no-campus-do-benfica/biblioteca-de-ciencias-humanas-bch-2. Acesso em: 17 fev. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Pró-Reitoria de Planejamento e Administração. Normas administrativas: órgãos de assessoramento e complementares. Fortaleza: UFC, 2016. Disponível em: http://www.proplad.ufc.br/wpcontent/uploads/2017/08/normas-administrativas-ufc-v8-atual.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
WEITZEL, Simone da Rocha. O papel dos repositórios institucionais e temáticos na estrutura da produção científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 51-71, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/19. Acesso em: 22 jul. 2022.
WIKIPÉDIA. Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará. [Fortaleza]: UFC, 2014. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:BCH_UFC.JPG. Acesso em: 1 jun. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.