https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/issue/feed Revista Bibliomar 2022-06-30T21:37:05+00:00 Diana Rocha da Silva bibliomar@ufma.br Open Journal Systems <p>Publicação do Departamento de Biblioteconomia da UFMA.</p><p>Visão: ser veículo de produção e disseminação do conhecimento no campo da Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas interdisciplinares.</p><p>Missão: contribuir para o incentivo da produção científica por meio da disseminação de conteúdos informacionais no campo da Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas interdisciplinares.</p><p>ISSN 2526-6160</p><p>Periodicidade: Semestral </p> https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/17816 REINVENÇÕES NA PRÁTICA PROFISSIONAL EM TEMPOS DA COVID-19: relato de experiência = REINVENTIONS IN PROFESSIONAL PRACTICE IN THE DAYS OF COVID-19: experience report 2021-11-04T11:09:41+00:00 Maralyza Pinheiro Martins maralyza@gmail.com Michelle dos Santos Witkowsk michelle.witkowski@hotmail.com <p>A pandemia do novo Coronavírus lançou ao mundo diversos desafios, entre eles o de reestruturar intempestivamente as formas de vida e trabalho. Esse impacto no âmbito profissional é o contexto que faz emergir a experiência relatada neste artigo, em que se descreve o trabalho de co-criação entre uma bibliotecária e uma arquivista na reinvenção de seus fazeres durante a pandemia, com vistas ao pós esse contexto. O estudo objetiva relatar a experiência de duas profissionais: uma bibliotecária e uma arquivista, no ambiente virtual por meio da metodologia descritiva e qualitativa. Dessa forma, são apresentados os projetos concretizados de eventos online, em específico, os fóruns: Digitalização, Lei Geral de Proteção de Dados e Paperless. Ademais, busca ampliar estratégias de atuação na área, a partir do protagonismo, por meio das mídias sociais. Conclui que surgem oportunidades, a partir de ideias transformadas em ações e execução dos projetos, com vistas a trazer para as áreas cursos mais disruptivos, focados no ambiente corporativo e obtenção de protagonismo profissional do bibliotecário e arquivista.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The pandemic of the new Coronavirus has launched several challenges to the world, including that of untimely restructuring the ways of life and work. This impact in the professional sphere is the context that gives rise to the experience reported in this article, which describes the co-creation work between a librarian and an archivist in the reinvention of their actions during the pandemic, with a view to post this context. It aims to report the experience of two professionals, librarian and archivist, in the virtual environment through descriptive and qualitative methodology. In this way, projects carried out from online events are presented, specifically the forums: Digitalization, General Data Protection Law and; Paperless. Furthermore, an attempt was made to expand action strategies in the area, based on protagonism, through social media. It concludes that the opportunities, from ideas transformed into actions and execution of projects, with a view to bringing to the areas more disruptive courses, focused on the corporate environment and obtaining the professional prominence of the librarian and archivist.</p> <p>Keywords: professional practice; archivology; library science; covid-19.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Bibliomar https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/19285 ATENDIMENTO INCLUSIVO EM BIBLIOTECAS SOB A PERSPECTIVA DO USUÁRIO COM DEFICIÊNCIA 2022-06-01T21:11:49+00:00 Danielle da Silva Pinheiro Wellichan dany_unesp@yahoo.com.br <p>Entrevista com a ativista e consultora em capacitismo Patrícia Lorete (@Janeladapatty - Inclusiva).</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/19409 PERSPECTIVAS E RELAÇÕES ENTRE A BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL 2022-06-28T20:16:28+00:00 Comissão de Comunicação dr.silva@ufma.br <p>Entrevista com o bibliotecário Roberto Sousa Carvalho.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/19291 PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E ÉTICA = PAULO FREIRE, PEDAGOGY OF AUTONOMY AND ETHICS 2022-06-03T21:44:56+00:00 Michelle de Paula Machado Venuto michellevenuto@gmail.com <p>Na atualidade a ética tem se mostrado como um dos temas mais críticos, efervescentes e incômodos, tanto na vida privada como na pública. Paulo Freire nos mostra que ensinar não tem nada a ver com transferir conhecimento e que precisamos saber disso por suas razões de ser, visto que o conhecimento é muito mais e que é preciso ser constantemente testemunhado e vivido pelas pessoas. As palavras de Paulo Freire em todas as suas obras nos trazem inquietações sobre o papel que estamos tendo diante de tudo o que está acontecendo a nossa volta. Quando analisamos a escrita de um livro, que data de 1996 e que seu autor já não se encontra mais entre nós, quando pensamos sobre tudo o que foi dito sobre ética, autonomia, coerência, bom-senso, humanidade, percebemos como involuímos. Deveríamos ser seres humanos mais justos, mais éticos. Mas o que será que temos sido?</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Currently, ethics has shown itself as one of the most critical, effervescent and uncomfortable themes, both in private and public life. Paulo Freire shows us that teaching has nothing to do with transferring knowledge and that we need to know this for its reasons of being, since knowledge is much more and that it is necessary to be constantly witnessed and lived by people. Paulo Freire's words in all of his works bring us concerns about the role we are playing in the face of everything that is happening around us. When we analyze the writing of a book, which dates from 1996 and its author is no longer with us, when we think about everything that has been said about ethics, autonomy, coherence, common sense, humanity, we realize how we have involuted. We should be more just, more ethical human beings. But what have we been?</p> <p>Keywords: educations; society; humans values.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/19378 ANALIZANDO LOS EDITORIALES DE UN PERIÓDICO PERUANO = ANALYZING THE EDITORIALS OF A PERUVIAN NEWSPAPER 2022-06-22T22:30:04+00:00 Ruben Urbizagastegui ruben@ucr.edu <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>Se analiza los editoriales del periódico peruano “El Comercio” publicados del 5 de mayo al 6 de junio de 2021, fechas en las que se llevaron a cabo las campañas políticas de la segunda vuelta electoral para ocupar la presidencia del Perú. Se pretende obtener información relevante para entender el uso de las terminologías comunicadas a través del lenguaje escrito en ese periódico. La importancia de realizar este tipo de estudio radica en el potencial que tiene la teoría de las representaciones sociales para colocar al investigador frente a la visión que tienen los sujetos, que construyen y comunican los embates antagónicos de la realidad social nacional.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The editorials of the Peruvian newspaper "El Comercio" published from May 5 to june 6, 2021, are analyzed, the dates on which the political campaigns of the second electoral round to occupy the presidency of Peru were carried out. It is intended to obtain relevant information to understand the use of the terminologies communicated through the language written in that newspaper. The importance of carrying out this type of study lies in the potential that the theory of social representations has to place the researcher in front of the vision that the subjects have, that they construct and communicate the antagonistic attacks of the national social reality.</p> <p>Keywords: Peru; presidential elections; text mining; El Comercio; editorials.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/18059 RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS, PRODUÇÕES DOCUMENTAIS E ARQUIVOS PESSOAIS = AFRO-BRAZILIAN RELIGIONS, DOCUMENTARY PRODUCTIONS AND PERSONAL ARCHIVES 2022-01-05T17:01:35+00:00 Fernando Corteze de Souza Bandeira fernandocorteze@id.uff.br Carlos Henrique Juvêncio carloshjuv@gmail.com <p>Os cadernos de fundamentos são instrumentos essenciais para a memória e conflitam com a tradição oral, que está ligada fortemente à ancestralidade e à resistência às novas tecnologias no âmbito religioso. Pode-se entender esses documentos como arquivos pessoais, que são objetos de estudo da Arquivologia e ainda podem ser tratados como diários, onde possivelmente os membros da umbanda e do candomblé retratam o dia a dia e as atividades nos locais sagrados. O cerne da pesquisa está em analisar bibliografias referentes às religiões afro-brasileiras, a fim de demonstrar a proximidade desses documentos com os requisitos e critérios da Arquivologia, assim como, nesses espaços, os membros e adeptos produzem documentos de grande importância para a memória religiosa.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Cadernos de Fundamentos are essential instruments for memory and conflict with oral tradition, which is strongly linked to ancestry and resistance to new technologies in the religious sphere. These documents can be understood as personal archives, which are objects of archival study and can also be treated as diaries, where members of Umbanda and Candomblé possibly portray the daily life and activities in sacred places. The core of the research is to analyze bibliographies referring to Afro-Brazilian religions, in order to demonstrate the proximity of these documents with the requirements and criteria of Archivology, as well as, in these spaces, members and adherents produce documents of great importance for religious memory.</p> <p><strong>Keywords:</strong> personal archives; Candomblé and Umbanda; cadernos de fundamentos; document; ethnographies.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Bibliomar https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/18433 BIBLIOTECA, PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E EDUCAÇÃO: sugestões de práticas lúdicas para a mediação da informação ambiental = LIBRARY, SOCIO-ENVIRONMENTAL PROJECTS AND EDUCATION: suggestions of recreational practices for the mediation of environmental information 2022-05-21T15:31:45+00:00 Eddie Carlos Saraiva da Silva eddiesaraiva@gmail.com Rafaele de Oliveira Ferreira rafaeleferreira111@gmail.com Andréia Loyse de Aragão Ferreira loyseandreia@gmail.com Noêmi da Silva de Carvalho noemi_carvalho@live.com <p>A criação de um ambiente saudável com base no desenvolvimento sustentável se dá por meio de campanhas de sensibilização, de educação e de articulação com outras instituições. É obrigação de todos o zelo pelo mundo, pelo nosso planeta e a educação deve abordar em seu currículo, do ensino infantil ao ensino superior, temáticas que fomentem a participação e responsabilidade social do cidadão, instruam o cuidado com o meio ambiente e desenvolvam ideias sustentáveis. A Biblioteca no cenário da Mediação passa a ser um local de encontro para troca de saberes e experiências, um local que permite a interação e interlocução dos sujeitos que a frequentam. O objetivo da pesquisa é descrever a importância da implantação de projetos socioambientais nas bibliotecas e apontar práticas lúdicas de mediação da informação ambiental. A pesquisa é classificada como descritiva, de caráter qualitativo. A metodologia base foi realizada por pesquisa bibliográfica acerca do tema e análise de dados. É de suma importância que a conscientização e a responsabilidade ambiental sejam disseminadas na sociedade, e a Biblioteca e o Bibliotecário ganham papel importante como mediadores da informação. A Biblioteca pode ser um local de promoção da educação ambiental para o desenvolvimento de ações sustentáveis na mediação da informação para diferentes gerações e por diferentes práticas, desde a mais humanizada até a remota.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The creation of a healthy environment based on sustainable development takes place through awareness-raising campaigns, education and articulation with other institutions. It is everyone's obligation to zeal for the world, for our planet, and education must address in its curriculum, from early childhood education to higher education, themes that encourage citizen participation and social responsibility, instruct care for the environment and develop sustainable ideas. The Library in the Mediation scenario becomes a meeting place for the exchange of knowledge and experiences, a place that allows the interaction and dialogue of the subjects who attend it. The objective of the research is to describe the importance of implementing socio-environmental projects in libraries and to point out ludic practices of mediation of environmental information. The research is classified as descriptive, of a qualitative nature. The base methodology was carried out by bibliographic research on the subject and data analysis. It is extremely important that environmental awareness and responsibility are disseminated in society, and the Library and Librarian gain an important role as mediators of information. The Library can be a place to promote environmental education for the development of sustainable actions in the mediation of information for different generations and for different practices, from the most humanized to the remote.</p> <p class="western" align="justify">Keywords: information mediation; environment; environmental education; environmental information; socio-environmental projects.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Bibliomar https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/17797 ESTUDOS DE USUÁRIOS EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO LEITORA NO INSTAGRAM: uma análise do Pausa literária = USER STUDIES IN RELATION TO READER TRAINING AT INSTAGRAM: an analysis of Pausa literária 2021-11-30T16:53:19+00:00 Bruna Rodrigues de Lima Praxedes bruna.lima.praxedes@gmail.com Maria Ester Sampaio de Almeida estersaampaio@gmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo apresentar o estudo dos usuários, em relação aos seus desafios e os impactos nas formações e práticas leitoras. Além disso, ressalta o papel do bibliotecário nesse cenário, e como esse profissional pode contribuir para a práticas de leitura e na formação do leitor. A metodologia adotada no estudo tem natureza qualitativa, com uma revisão de literatura utilizando técnicas de análises exploratória e descritiva com o propósito de analisar além das manifestações dos usuários, como também para oferecer subsídios ao bibliotecário para atuar na formação leitora em ambiente virtual - Instagram - com levantamentos bibliográficos sobre o assunto proposto.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This article aims to present the study of users, in relation to their challenges and impacts on training and reading practices. Furthermore, it emphasizes the role of the librarian in this scenario, and how this professional can contribute to the practice of reading and reader training. The methodology adopted in the study is qualitative in nature, with a literature review using exploratory and descriptive analysis techniques in order to analyze beyond the users' manifestations, but also to offer subsidies to the librarian to act in reader training in a virtual environment - Instagram - with bibliographic surveys on the proposed subject.</p> <p>Keywords: reader training; study of users; Instagram; reading practices.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Bibliomar https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/18430 REFLEXÕES SOBRE A ARQUIVOLOGIA BRASILEIRA E SUA VERTENTE SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE = REFLECTIONS ON BRAZILIAN ARCHIVOLOGY AND ITS SOCIAL SITUATION IN CONTEMPORARITY 2022-03-28T15:52:34+00:00 Danielle Alves de Oliveira daniellealvs@gmail.com Diego Andres Salcedo salcedo.da@gmail.com <p>O artigo tem como objetivo discutir criticamente o cenário atual da Arquivologia brasileira, visando perceber como a área está se afastando da sua vertente social e cultural para atender prioritariamente às demandas primárias da administração. Outrossim, pretende-se ainda, problematizar o papel do Estado na consolidação do esquecimento nos arquivos brasileiros. Para atingir tal finalidade, o procedimento metodológico foi a análise bibliográfica e documental. Conclui-se que é urgente a necessidade de ampliar o conhecimento do arquivista em direção a conceber a função social de sua profissão para que os arquivos apresentem documentos que possam ser relevantes para a preservação da memória coletiva.</p> <p><strong> </strong>ABSTRACT</p> <p>The article aims to critically discuss the current scenario of Brazilian Archival Science, aiming to understand how the area is moving away from its social and cultural aspect to primarily meet the primary demands of the administration. Furthermore, it is also intended to discuss the role of the State in the consolidation of oblivion in Brazilian archives. To achieve this purpose, the methodological procedure was bibliographic and documental analysis. It is concluded that there is an urgent need to expand the knowledge of the archivist towards conceiving the social function of his profession so that the archives present documents that may be relevant for the preservation of the collective memory.</p> <p> Keywords: Archival science; memory; social role.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Bibliomar https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/16473 A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE BIBLIOGRÁFICO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO = THE IMPORTANCE OF BIBLIOGRAPHIC CONTROL IN INFORMATION SOCIETY 2022-04-07T15:06:05+00:00 Georgete Lopes Freitas georgete.lf@ufma.br Huayna da Costa Santana huayna.cs@discente.ufma.br Rayanne Ferreira Coelho rayanne.fc@discente.ufma.br <p>Estudo sobre o Controle Bibliográfico na Sociedade da Informação. O objetivo geral visa discorrer sobre a organização da informação na Sociedade da Informação e, os específicos: descrever a evolução cronológica do Controle Bibliográfico; evidenciar a relação da Sociedade da Informação com o Controle Bibliográfico; destacar o crescimento substancial da informação e desenvolvimento dos meios e mecanismos para a disseminação do conhecimento, principalmente científico e tecnológico. A pesquisa é bibliográfica e os resultados referem à importância da atuação do bibliotecário e sua contribuição na Sociedade da Informação para a organização do conhecimento produzido. O Controle Bibliográfico é considerado uma ferramenta de grande relevância para atuação do bibliotecário e grande instrumento de consolidação da sua atividade profissional, tendo em vista a crescente produção e aumento do registro de informações, permitindo a recuperação, tratamento e disseminação da informação. Conclui que o Controle Bibliográfico possibilita o acesso à informação e possibilita o seu uso para a construção do conhecimento, contribuindo para uma Sociedade da Informação universalizada.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Investigation about the bibliographical management and its importance in an information reliant Society. It aims to focus discuss the organization of information in the information society and, the specific ones: to describe the chronological evolution of bibliographic control; highlight the relationship between the information society and bibliographic control; highlight the substantial growth of information and development of means and mechanisms for the dissemination of knowledge, mainly scientific and technological. The research is bibliographical and the results refer to the importance of the librarian's performance and its contribution in the information society for the organization of the knowledge produced. The bibliographic control is considered a tool of great relevance for the librarian's performance and a great instrument for the consolidation of his professional activity, in view of the growing production and increase in the registration of information, allowing the retrieval, treatment and dissemination of information. It concludes that bibliographic control enables access to information and its use for the construction of knowledge, contributing to a universalized information society.</p> <p>Keywords: bibliographical management; information; universalization; knowledge development.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Revista Bibliomar https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/19339 O PAPEL DE JESSE HAUK SHERA NO CURRÍCULO DA BIBLIOTECONOMIA BRASILEIRA = THE ROLE OF JESSE HAUK SHERA IN THE CURRICULUM OF BRAZILIAN LIBRARY 2022-06-14T19:00:46+00:00 Talita de Cassia Lima Paiva talita0307@hotmail.com Diana Rocha da Silva dr.silva@ufma.br <p>Investiga a atuação da obra de Jesse Hauk Shera no currículo do ensino superior de Biblioteconomia no Brasil a partir da década de 1950. A análise parte da confirmação de uso da bibliografia do autor nas ementas dos cursos, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A interpretação ocorre a partir de um diálogo com Lemos (1973), Castro (2000), Souza (2018), estudiosos da história do ensino da Biblioteconomia, entre outros, de modo a compreender o contexto e a abrangência da obra de Shera. As ementas curriculares compõem as fontes documentais obtidas em diferentes universidades no país, como Universidade de São Carlos e Universidade Federal do Maranhão. Shera foi um dos intelectuais norte-americanos que influenciou a atualização da técnica e da teoria da Biblioteconomia no país e trouxe à tona novas concepções para os bibliotecários brasileiros sobre a interdisciplinaridade da ciência. Jesse Shera foi e ainda é um autor estudado nas academias, em particular pela dinamicidade de sua obra. Ao revisitar a sua teoria e os episódios do passado, é possível apreender as conjunturas que construíram a posição atual da Biblioteconomia Brasileira.</p> <p><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="en-US"><strong>ABSTRACT</strong></span></span></span></span></p> <p class="western"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span lang="en-US">It investigates the work of Jesse Hauk Shera in the curricula of higher education of librarianship in Brazil since the 1950s. The analysis starts from the confirmation of the author's bibliography in the course menus, through bibliographic and documentary research. The interpretation occurs with dialogue with Lemos (1973), Castro (2000), Souza (2018) scholars of the history of the teaching of librarianship, among others, to understand the context and scope of Shera's work. The curricular menus compose the documental sources obtained in different universities in the country, such as Universidade de São Carlos and Universidade Federal do Maranhão. Shera was one of the American intellectuals who influenced the updating of the technique and theory of librarianship in the country, bringing to light new conceptions for Brazilian librarians about the interdisciplinarity of science. Jesse Shera was and still is an author studied in the academies for the dynamism of his </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span lang="en-US">work; revisiting his theory and the episodes of the past provides an understanding of the circumstances that built the current position of the Brazilian Librarianship.</span></span></span></p> <p class="western" align="left"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span lang="en-US">Keywords: </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span lang="en-US">Jesse Hauk Shera; librarianship; c</span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;">urriculum.</span></span></p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/19405 Expediente 2022-06-28T16:03:58+00:00 Diana Silva bibliomar@ufma.br 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/19408 Editorial 2022-06-28T19:57:31+00:00 Comissão editorial rocha146@hotmail.com 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022