MAPEAMENTO DE SERVIÇOS INFORMACIONAIS INOVADORES EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS

estudo do cenário nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n2.2023.12

Palavras-chave:

Biblioteca Pública, Bibliotecas públicas brasileiras, inovação, serviços informacionais

Resumo

Discute o conhecimento do funcionamento e da prestação dos serviços informacionais inovadores em bibliotecas públicas. A pesquisa tem como objetivo conhecer o cenário brasileiro e a forma como estes serviços são ofertados, levando em conta qual o perfil inovador deste tipo de biblioteca. Trata-se de uma pesquisa de caráter aplicada, cujos objetivos são descritivos e exploratórios, com uma abordagem qualitativa, que utiliza a pesquisa bibliográfica por meio de busca sistemática na Base de Dados em Ciência da Informação – BRAPCI e na Scopus, seguida de uma pesquisa de campo para recolher as evidências acerca da temática. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico enviado para as bibliotecas públicas nacionais, cuja amostra foi daquelas unidades de informação que aceitaram participar da pesquisa. Considera como principais fatores para a falta de serviços inovadores a carência de recursos financeiros e a ausência de uma cultura voltada para a inovação. Por fim, entende-se que apenas em algumas bibliotecas nacionais há a existência de serviços inovadores e uma cultura voltada para a inovação, além da literatura relacionada a esta temática ainda ser relativamente pouca, sendo grande parte das informações empregadas de outras áreas, não estando claro o que é considerado inovador nestes ambientes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/ PGCIN), Mestre em Ciência da Informação pela UFSC/ PGCIN. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

David Carvalho de Lima, Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas

Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC-SP. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2011), Atualmente trabalha como Bibliotecário na Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas. 

Ingrid Travassos de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia (GICA/UFAM).

Referências

ACHILLES, D.; DA SILVA, R. O. Biblioteca pública no Brasil: lugar habitado?. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 1–12, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1901. Acesso em: 16 fev. 2023.

CARVALHO, Hélio Gomes de; REIS, Dálcio Roberto dos; CAVALCANTE, Márcia Beatriz. Gestão da inovação. Curitiba, PR: Aymará Educação, 2011. 136 p.

FREITAS, M. A.; SILVA, V. B. Bibliotecas públicas brasileiras: panorama e perspectivas. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 123-146, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i1.1621. Acesso em: 17 mar. 2023.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Velhos problemas? Público, acervos, leitura e bibliotecários em cenas da história da biblioteca pública. Perspectivas em Ciência da Informação, [s.l.], v. 19, p. 211-226, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2277. Acesso em: 17 mar. 2023.

GARCÍA-GÓMEZ, Francisco-Javier. Innovación en la biblioteca pública española: dónde estamos y hacia dónde vamos. Revista general de información y documentación, v. 23, n. 1, p. 133-150, 2013.

GORHAM, Úrsula; BERTOT, João Carlo. Inovação social em bibliotecas públicas: resolvendo desafios comunitários. A Biblioteca Trimestral, v. 88, n. 3, p. 203-207, 2018.

IFLA UNESCO, “Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO 2022,” Repositório – FEBAB. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6247. Acesso em 20 abr. 2023.

LESSA, Bruna; GOMES, Henriette Ferreira. A Biblioteca Pública como um empório de ideias: evidências do seu lugar na sociedade contemporânea. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 27, n. 1, p. 35-46, 25 abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/30765. Acesso em: 13 fev. 2023.

LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001, 416 p.

LÜBECK, Rafael Mendes; WITTMANN, Milton Luiz; BATTISTELLA, Luciana Flores. Electronic ticketing system as a process of innovation. Journal of technology management & innovation, v. 7, n. 1, p. 17-30, 2012. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-27242012000100002. Acesso em: 13 jan. 2023.

MANUAL DE OSLO. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. 2005. Disponível em:http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

PASSOS, Ketry Gorete Farias dos. Inovação tecnológica em bibliotecas universitárias no Brasil: ações estratégicas. 2019. 353 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215709. Acesso em: 13 jan. 2023.

PIMENTEL, Maria das Graças. A biblioteca pública e a inclusão digital: desafios e perspectivas na era da informação. 2006. 242 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

RADOS, Gregório Jean Varvakis et al. Serviço de informação como fator de vantagem competitiva nas organizações. Biblios Journal Of Librarianship And Information Science, Santa Catarina, n. 65, p. 15-28, 21 dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2016.318. Acesso em: 15 maio 2023.

ROZADOS, H. B. A informação científica e tecnológica e os serviços de informação. Revista Informação & Sociedade:Estudos, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 65-82, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/441. Acesso em: 15 maio 2023.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, 2009. Cap. 2. p. 31-42. (Educação a Distância). Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/52806. Acesso em: 17 mar. 2023.

STIVANIN, Deiziane Braga; LIMA, Jussara Borges de. Ações inovadoras promovidas por bibliotecas brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Atoz: novas práticas em informação e conhecimento, [S.L.], v. 11, p. 1-9, 1 jun. 2022. Universidade Federal do Parana. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v11i0.83182.

TIDD, Joe; BESSANT, John; PAVITT, Keith. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 600 p.

VICK, Thais; NAGANO, Marcelo Seido; SANTOS, Fernando César Almada. Aportes da gestão da informação para a criação de conhecimento em equipes de inovação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, p. 204-219, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/38003. Acesso em: 15 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

INOMATA, Danielly Oliveira; LIMA, David Carvalho de; SOUZA, Ingrid Travassos de.
MAPEAMENTO DE SERVIÇOS INFORMACIONAIS INOVADORES EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS: estudo do cenário nacional
. Revista Bibliomar, v. 22, n. 2, p. 72–93, 21 Dez 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/21325. Acesso em: 21 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos