PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E ÉTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n1.2022.11

Palavras-chave:

educação, sociedade, valores humanos, Paulo Freire, pedagogia da autonomia

Resumo

Na atualidade a ética tem se mostrado como um dos temas mais críticos, efervescentes e incômodos, tanto na vida privada como na pública. Paulo Freire nos mostra que ensinar não tem nada a ver com transferir conhecimento e que precisamos saber disso por suas razões de ser, visto que o conhecimento é muito mais e que é preciso ser constantemente testemunhado e vivido pelas pessoas. As palavras de Paulo Freire em todas as suas obras nos trazem inquietações sobre o papel que estamos tendo diante de tudo o que está acontecendo a nossa volta. Quando analisamos a escrita de um livro, que data de 1996 e que seu autor já não se encontra mais entre nós, quando pensamos sobre tudo o que foi dito sobre ética, autonomia, coerência, bom-senso, humanidade, percebemos como involuímos. Deveríamos ser seres humanos mais justos, mais éticos. Mas o que será que temos sido?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle de Paula Machado Venuto, Integralize Online

Bibliotecária pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pedagoga pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Analista de Sistemas pelo Centro Universitário de Maringá, Especialista em Gestão da Informação pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais e Especialista em Informática na Educação pela Faculdade Única. Mestranda em Gestão da Informação Integralize.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2016.

WINCK, Otto Leopoldo et al. Filosofia da Educação. Curitiba: IESDE Brasil, 2018.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

VENUTO, Michelle de Paula Machado.
PAULO FREIRE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E ÉTICA
. Revista Bibliomar, v. 21, n. 1, p. 145–151, 30 Jun 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/19291. Acesso em: 23 jul 2024.

Edição

Seção

Ensaio