ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PERÍODO PANDÊMICO
experiências e aprendizados em uma biblioteca universitária
DOI :
https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n1.2023.8Mots-clés :
estágio supervisionado, atuação do bibliotecário, biblioteca universitária, covid-19, pandemiaRésumé
O presente estudo objetiva descrever as atividades de estágio supervisionado desenvolvidas e suas adaptações ao contexto da pandemia, ressaltando aspectos formativos, tecnológicos e de gestão que complementam a formação acadêmica e profissional dos estudantes de bacharelado em Biblioteconomia. Metodologicamente, fundamenta-se em uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como técnica uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (BCH/UFC), local onde ocorreu o estágio. Tem como resultado a apresentação das atividades desenvolvidas remotamente no período de fechamento das bibliotecas universitárias, com base na definição de quatro categorias de análise para o relato de experiência: Atendimento a pessoas com deficiência; Serviços de referência virtual, normalização e editoração; Representação descritiva e temática da informação em MARC 21; e Repositório Institucional. Evidencia os principais desafios bem como as potencialidades e habilidades que levaram ao protagonismo discente no período pandêmico. Por fim, conclui que o estágio supervisionado se configurou como uma forma possível para a consolidação do aprendizado na graduação, haja vista o desenvolvimento de atividades práticas com edição de material em formato acessível, atendimento remoto e processamento técnico da informação.
Téléchargements
Références
BARBOSA, Heloisa Helena; ALMEIDA, Vitor. O direito da pessoa com deficiência à informação em tempos da pandemia da covid-19: uma questão de acessibilidade e inclusão. Liinc em revista, Brasília, v. 16, n. 2, 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5452. Acesso em: 18 mai. 2023.
CHAVES, Italo Teixeira; CAVALCANTE, Luciano Pereira dos Santos; GUERRA, Maria Áurea Montenegro Albuquerque. Biblioteca universitária e a pandemia de Covid-19: relato de atuação na Universidade Federal do Ceará. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 4, n. 2, p. 19–35, 2021. Disponível em:
https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/826. Acesso em: 22 mai. 2023.
CUNHA, Murilo Bastos da; PESSOA, Patrícia. Perspectivas dos serviços de referência digital. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 17, n. 3, p. 69-82, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/836. Acesso em: 22 jul. 2022.
DZIEKANIAK, Cibele Vasconcelos. Sistema de gestão para biblioteca universitária (SGBU). TransInformação, Campinas, v. 21, n. 1, p. 33-54, abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tinf/v21n1/03.pdf. Acesso em: 09 out. 2020.
FARIAS, Maria Giovanna Guedes; LIMA, Juliana Soares; SANTOS, Francisco Edvander Pires. Bibliotecário e editoração: mercado e competências necessárias. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 2, p.63-81, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/38682. Acesso em: 22 jul. 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
NIVER BCH: programação especial comemorativa. Palestrante: Norma Helena Pinheiro de Almeida. Mediação e direção técnica: Francisco Edvander Pires Santos. Fortaleza: Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, 2021. 1 vídeo (128 min). Publicado pelo canal Plurissaberes. Disponível em: https://youtu.be/AyAS2MktOTE. Acesso em: 13 dez. 2021.
PEREIRA, Ana Maria; CAMARGO, Priscila Câmara de; ZAFALON, Zaira Regina. Estudo sobre o formato MARC 21 em bibliotecas das universidades de ensino superior no brasil. Revista ACB, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 462-476, 2020. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1681. Acesso em: 22 jul. 2022.
SALA, Fabiana; LOPES; Fernando Cruz; SANCHES, Gisele Aparecida Ribeiro; BRITO, Tânia Regina de. Bibliotecas universitárias em um cenário de crise: mediação da informação nas redes sociais durante a pandemia de Covid-19. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 10-32, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43933. Acesso em: 22 jul. 2022.
SANTOS, Cainã Maria Viana dos; CORREIA, Emily dos Santos; MESQUITA, Ariádila Matos; NISHI, Daniela Jasmin. A Inclusão Informacional do Usuário com Deficiência na Biblioteca Universitária da UFC. In: ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2022, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2022. p. 412-419. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/63538/1/2022_anais_erebd.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
SANTOS, Mara Roxanne de Souza; SAMPAIO, Denise Braga. Normalização na prática: um breve relato sobre normalização e a experiência do grupo normalizadores. InCID, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 151-165, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/64890. Acesso em: 22 jul. 2022.
SANTOS, Izabel Lima dos.; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. O Serviço de Referência no contexto das bibliotecas universitárias federais do nordeste brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1483. Acesso em: 1 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca Universitária. [Informações sobre a Biblioteca de Ciências Humanas]. Fortaleza: BU/UFC, 2023. Disponível em: https://biblioteca.ufc.br/pt/bibliotecas-do-sistema/bibliotecas-no-campus-do-benfica/biblioteca-de-ciencias-humanas-bch-2. Acesso em: 17 fev. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Pró-Reitoria de Planejamento e Administração. Normas administrativas: órgãos de assessoramento e complementares. Fortaleza: UFC, 2016. Disponível em: http://www.proplad.ufc.br/wpcontent/uploads/2017/08/normas-administrativas-ufc-v8-atual.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
WEITZEL, Simone da Rocha. O papel dos repositórios institucionais e temáticos na estrutura da produção científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 51-71, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/19. Acesso em: 22 jul. 2022.
WIKIPÉDIA. Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará. [Fortaleza]: UFC, 2014. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:BCH_UFC.JPG. Acesso em: 1 jun. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.