FORMANDO PROFESSORAS, DESENVOLVENDO TRAJETÓRIAS

aspectos históricos da Escola Normal Santa Teresinha em Imperatriz – MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n6.2022.3

Palavras-chave:

História, Escola Normal Santa Teresinha, Imperatriz-­MA

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa de mestrado que teve por finalidade analisar a história do magistério primário,  especificamente em Imperatriz – MA, entre os anos de 1960-1980, enquanto uma modalidade de formação e exercício profissional majoritariamente feminino. Neste estudo, nosso objetivo é apresentar a história do primeiro curso de formação de professores da cidade de Imperatriz – MA, o Curso Normal Regional Santa Teresinha. Para responder ao objetivo proposto na pesquisa, optamos pela análise documental e entrevistas com as professoras normalistas formadas no curso. O Curso Normal Regional Santa Teresinha representou um importante espaço educativo, isso porque abriu oportunidades de formação e de trabalho para muitas mulheres na cidade. Esta pesquisa foi significativa também no sentido de compreendermos o início da história do magistério na cidade, entendendo-o como um dos primeiros passos para a expansão das instituições para formação de professores.

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Biografia do Autor

Mayra Silva dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Mestranda no Programa de Pós-Graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED). Participante e Pesquisadora do Grupo de Pesquisas “Práticas Educativas na América Portuguesa” (UFMA-CCSST). Suas pesquisas estão relacionadas às práticas educativas. Tem interesse nas seguintes áreas: história das mulheres, práticas educativas no período colonial, educação social, ensino de libras, cultura e educação.

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

SANTOS, M. S. dos. FORMANDO PROFESSORAS, DESENVOLVENDO TRAJETÓRIAS : aspectos históricos da Escola Normal Santa Teresinha em Imperatriz – MA. Revista Humanidades & Educação, Imperatriz(MA), p. 29–40, 2022. DOI: 10.18764/2675-0805v4n6.2022.3. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/19356. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos