A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO

uma nova consigna para a educação brasileira?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.20

Palavras-chave:

Nova Gestão Pública, Diretrizes da Educação para o Voluntariado na Educação Básica e Superior, Voluntariado

Resumo

O artigo decorre do mapeamento e análise de documentos emanados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) produzidos nos últimos cinco anos. Objetiva-se desvelar as razões do Governo Temer (2016-2018) encomendar ao CNE uma diretriz específi ca para o voluntariado? Argumenta-se que normatizar ações de voluntariado no âmbito da educação básica e superior, o Brasil acompanha o movimento global que desconsidera a educação como bem público, instituindo, em conjunto com outras reformas, um arcabouço de orientação neoliberal e de viés neoconservador. Desvela-se um processo de indução de trabalho voluntário via diretrizes curriculares, sendo ensinado e computado como atividade educativa nas instituições de educação básica e superior em sintonia com a valorização no âmbito do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/FAED/UFGD). Líder do GEPPEF – Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

MILITÃO, Andréia Nunes.
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO: uma nova consigna para a educação brasileira?
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 453–476, 29 Mar 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18989. Acesso em: 21 nov 2024.