A pesquisa participante em etnografia

a importância do aluno como sujeito de pesquisa

Autori

Parole chiave:

etnografia, pesquisa participante, interação face a face, aluno como sujeito

Abstract

Este artigo visa compreender as interações estabelecidas pelos alunos nas salas de aula. Tem como base uma pesquisa participante em uma Escola de Governo que, em linhas gerais, se configura como uma instituição da estrutura governamental, que forma servidores públicos graduados, para o aperfeiçoamento de suas atividades no agenciamento do Estado. Busca responder às seguintes questões: Como a dinâmica da aula pode ser modificada, à medida que alunos e professores interagem? e quais as estratégias interacionais utilizadas pelos participantes e em que medida as intenções que movem essas interações são consideradas? Foi realizada uma pesquisa etnográfica, com base na microssociologia de Erving Goffman e na microanálise dos vídeos das aulas. A análise gerou categorias como: participação, estratégia de interação e barreiras à aprendizagem. Os resultados apontam para a necessidade de revelar a importância dos movimentos interativos motivados pelo aluno e seu papel de sujeito do próprio processo de aprendizagem.

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Biografia autore

Sandra Cordeiro de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj)

Profª. Dra. Sandra Cordeiro de Melo

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

https://orcid.org/0000-0002-8437-1671

E-mail: sandracmello@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj). Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Professora Associada II do Departamento de Fundamentos da Educação (EDF) da Faculdade de Educação (FE) e do Programa de Pós-graduação em Educação (Ppge) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj). Coordenadora do Laboratório de Inclusão,  Mediação Simbólica,  Desenvolvimento e Aprendizagem – Limda.

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Pubblicato

2024-06-30

Come citare

CORDEIRO DE MELO, Sandra.
A pesquisa participante em etnografia: a importância do aluno como sujeito de pesquisa
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–25, 30 giu. 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23763. Acesso em: 22 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Etnografia na Educação"