O LEGADO DO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO CEARÁ

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.3

Parole chiave:

Escola normal, Escola nova, Formação de professores, Laboratório de psicologia

Abstract

O presente estudo teve como objetivo geral investigar o legado do laboratório de psicologia na formação de professores na Escola Normal implantado no Ceará, na década de 1920, e seus rebatimentos na formação de professores até os dias atuais. A partir do método da pesquisa documental, descreve-se a existência do Laboratório de Psicologia Experimental na Escola Normal do Ceará como espaço das práticas pedagógicas aplicadas pelo professor Lourenço Filho, na formação de professores. Ele utilizou técnicas e métodos do ensino ativo da Escola Nova, marcando a possibilidade da passagem do ensino tradicional para uma perspectiva fundamentada na ciência pedagógica emergente. Fez-se análise dos documentos em arquivos históricos e acervos virtuais, levando-se em conta a singularidade da sociedade daquele contexto de vivências sociais, culturais, econômicas e políticas. Entre esses legados merecem destaque a necessidade de oferecer ao professor uma formação científica e aplicada, como se percebe pela introdução, por Lourenço Filho, de disciplinas de ciências no currículo de formação dos professores; práticas pedagógicas em escola de aplicação e o uso de testes psicológicos; reforma curricular do Programa de Ensino da Escola Normal; criação do Curso de Férias; orientação de 12 monografias de conclusão de curso elaboradas pelas alunas normalistas. 

 

 

 

 

 

 

 

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Biografie autore

Edna Rodrigues Barros, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e Professra da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. 

 

Hamilton Viana Chaves, Instituto Federal de Educação do Ceará (IFECE)

Psicólogo Instituto Federal de Educação do Ceará e docente da Universidade de Fortaleza- Mestre em Psicologia e Doutor em Educação. 

 

Osterne Nonato Maia Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Docente do curso de psicologia da Universidade Estadual do Ceará- Mestre em Educação - Doutor em Educação- pesquisador dos programas de pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal do Ceará. 

 

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Pubblicato

2022-03-29

Come citare

BARROS, Edna Rodrigues; CHAVES, Hamilton Viana; MAIA FILHO, Osterne Nonato.
O LEGADO DO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO CEARÁ
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 59–80, 29 mar. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16144. Acesso em: 2 ott. 2024.

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