INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ARTE COM O USO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA WEBQUEST

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.25

Parole chiave:

Ensino de Arte, Interdisciplinaridade, Ferramenta Tecnológica

Abstract

Os desafios de uso das novas tecnologias são inúmeros, a imensa oferta de recursos tecnológicos traz novos formatos de utilização, podendo ser empregados inclusive como ferramenta de apoio ao ensino. Os objetivos deste trabalho são descrever e discutir o processo de elaboração e aplicação de uma WebQuest Interdisciplinar envolvendo o ensino de Arte.  Os tipos de pesquisa utilizados foram descritiva bibliográfica, de campo e analítica. A atividade foi aplicada a trinta e um alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Apucarana, norte do Paraná.  Os resultados validaram que o uso da WebQuest como ferramenta tecnológica de apoio para estudar conteúdo de Arte em um projeto interdisciplinar mostrou-se produtiva. Os alunos consideraram o uso da WebQuest interessante e informaram que não houve dificuldades no desenvolvimento das atividades. Também sugeriram que outros professores utilizem a pesquisa online em suas aulas.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp Araraquara; lotada no departamento de Ciências Humanas da UTFPR, campus de Londrina.

Ana Paula Herrero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora da Educação Básica da Secretaria Estado de Educação do Paraná.

Givan José Ferreira dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN (Mestrado Profissional); docente do departamento DACHS, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Marilu Martens Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN (Mestrado Profissional); docente do departamento DACHS, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-06-30

Come citare

DUTRA, Alessandra; HERRERO, Ana Paula; SANTOS, Givan José Ferreira dos; OLIVEIRA, Marilu Martens.
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ARTE COM O USO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA WEBQUEST
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 171–190, 30 giu. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13565. Acesso em: 24 ago. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos