O artesanal e o instrumental na Universidade de São Paulo: tradições e experiências de ensino

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.33

Mots-clés :

formação docente, experiências de ensino e aprendizagem, livros escolares

Résumé

Com o objetivo de refletir acerca das experiências de ensino e de aprendizagem na Universidade
de São Paulo (USP), o presente artigo almeja uma incursão dupla: num primeiro momento, por intermédio
do perscrutamento dos seus primeiros anos de funcionamento, busca lançar um olhar para os saberes produzidos e as práticas e representações sobre o ensino na recém-criada universidade, explorando as tensões entre as intencionalidades presentes no projeto da nova instituição universitária e as respostas oferecidas por uma parte de seus sujeitos; secundando esse investimento, e com a lente de observação ajustada para uma
das unidades de ensino da USP, a Faculdade de Educação, já numa fase posterior - anos 2010 -, pretende-se
tecer reflexões a respeito do comparecimento, nas disciplinas de história da educação ministradas no curso de Pedagogia, de dois manuais de ensino de história da educação: História da educação na antiguidade (Histoire de l’éducation dans l’Antiquité. Paris: Éditions du Seuil, 1948), de Henri Marrou; e História da educação e
da pedagogia (Historia de la educación y de la pedagogía. Buenos Aires: Editorial Losada, 1951) de Lorenzo
Luzuriaga, num contexto em que tal área de estudos no Brasil - a história da educação - se debruça acerca
da convocação no ensino de seus conteúdos de compêndios escolares dessa natureza.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Referências Bibliográficas

BONTEMPI JÚNIOR, B. “História da educação brasileira: o terreno do consenso”. In: FREITAS, M. C (org.). Memória intelectual da educação brasileira. 2ª ed. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

CARVALHO, M. M. C. Por entre restos de memória: um relato sobre o ensino de História da Educação no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP (1971-1997). In: CARVALHO, M. M. C.; GATTI JÚNIOR, D. O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011, p. 277-304.

CARVALHO, M. M. C.; GATTI JÚNIOR, D. O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011.

CARVALHO, M. P. de; VIDAL, D. G. Mulheres e magistério primário: tensões, ambiguidades e deslocamentos. In: HILSDORF, M. L. S.; VIDAL, D. G. (org.). Brasil 500 anos: tópicas em história da educação. São Paulo: EDUSP, 2001, p. 205-224.

COSTA RICO, A. La docencia de la Historia de la Pedagogía/Historia de la Educación en España: institucionalización, textos e rutas. In: GATTI JR., D.; MONARCHA, C.; BASTOS, M. H. C. (org.). La enseñanza de Historia de la Educación en perspectiva internacional. Salamanca: FahrenHouse, 2019, p. 39-68.

FARIA FILHO, L. M. Escolarização e cultura escolar no Brasil: reflexões em torno de alguns pressupostos e desafios. In: BENCOSTTA, M. L. A. (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 193-211.

FONSECA, T. N. de. História da educação e história cultural. In: ______.; VEIGA, C. G. (org.). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 49-75.

GATTI JÚNIOR, D. Investigar o ensino de história da educação no Brasil: categorias de análise, bibliografia, manuais didáticos e programas de ensino (séculos XIX e XX). In: GATTI JR., Décio; MONARCHA, Carlos; BASTOS, Maria Helena Camara (org.). O ensino de história da educação em perspectiva internacional. Uberlândia: EDUFU, 2009, p. 95-130.

______. Intelectuais e circulação internacional de ideias na construção da disciplina História da Educação no Brasil (1955-2008). In: CARVALHO, M. M. C.; GATTI JÚNIOR, D. (org.). O ensino de história da educação. Vitória: EDUFES, 2011, p. 47-93.

______. O ensino de história da educação no Brasil: fontes e métodos de pesquisa. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 64-88, jan.-abr. 2017.

GATTI JR., D.; MONARCHA, C.; BASTOS, M. H. C. (org.). O ensino de história da educação em perspectiva internacional. Uberlândia: EDUFU, 2009.

GATTI JÚNIOR, D.; PINTASSILGO, J. (org.). Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. Uberlândia: EDUFU, 2007.

GONÇALVES NETO, W. Investigação e ensino de história da educação: retomando um debate nunca encerrado. In: BRITO, S. H. A. de (et al). A organização do trabalho didático na história da educação. Campinas: Autores Associados, 2010, p. 87-118.

GONDRA, J. G. Historiografia da educação, seus balanços e saberes: a ultrapassagem como problema. Historia de la Educación – Anuario, v. 8, p. 15-37, 2007.

LUZURIAGA, L. História da Educação e da Pedagogia. 11ª ed. Trad. Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

MARROU, H.-I. História da educação na antiguidade. Trad. Mário Leônidas Casanova. São Paulo: EPU, 1990.

NUNES, C.; CARVALHO, M. M. C. Historiografia da educação e fontes. Cadernos ANPEd, n. 5, p. 7-64, 1993.

VEIGA, C. G.; PINTASSILGO, J. Pesquisas em história da educação no Brasil e em Portugal: caminhos da polifonia. Coimbra, III Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – escolas, culturas e identidades, v. 1, p. 323-331, 2004.

VIDAL, D. G.; FARIA FILHO, L. M. História da educação no Brasil – a constituição histórica do campo e sua configuração atual. In: ______. Lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2005, p. 73-128.

WARDE, M. J.; CARVALHO, M. M. C. Política e cultura na produção da educação no Brasil. Contemporaneidade e Educação. Rio de Janeiro: IEC, ano V, n. 7, 2000.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-30

Comment citer

SILVA, Katiene Nogueira da; MENEZES, Roni Cleber Dias de.
O artesanal e o instrumental na Universidade de São Paulo: tradições e experiências de ensino
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–22, 30 juin 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23820. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Ensinar e aprender na universidade"