Configurações históricas e atuais da profissão docente: o que se aprende quando se ensina?
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.34Mots-clés :
História da educação, didática, saberes profissionais, formação de professores, universidadeRésumé
O que se aprende quando se ensina? A resposta quase automática é “o conteúdo autorizado ao professor ensinar”. Tal resposta merece nossa reflexão. Realmente, quando pensamos na organização dos
cursos para formação de futuros professores no Brasil, o curso de Pedagogia e as Licenciaturas, em muitos casos, as formações se limitam aos conteúdos e às metodologias associadas a estes. Entretanto, sabe-se
que tal fórmula não abarca a complexidade da relação pedagógica. É preciso questionar sobre como os professores em exercício e em formação mobilizam seus saberes para constituírem suas práticas. Para tratar da questão o texto articula duas linhas: a primeira que faz uma rápida incursão pela história das instituições de formação de professores e a segunda que pretende, a partir dos depoimentos de professores de diferentes áreas, refletir sobre os modos como a docência na universidade é vivida por aqueles que têm como uma de suas obrigações desenvolvê-la.
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