Etnografia na Educação

metodologias & epistemologias

Auteurs-es

  • Carmen Lúcia Guimarães de Mattos PRISMAS

Mots-clés :

Etnografia, Metodologia, Epistemologia, Educação, Pesquisa, Cultura Escolar

Résumé

Etnografia na educação: metodologias e epistemologias é o tema desse dossiê da revista Cadernos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. O objeto deste conjunto de artigos é a discussão sobre as tensões entre método e epistemologia  na pesquisa etnográfica. Abordagens em constante crise de legitimidade no campo da educação, a etnografia tem sido largamente utilizada como metodologia em diferentes campos do conhecimento. Cada vez mais explorada na Educação o tema precisa ser compreendido de modo mais claro por pesquisadores e estudiosos da área. O dossiê, portanto, enfrenta  esse desafio trazendo à luz do conhecimento acadêmico um conjunto de 10 trabalhos originários de pesquisa que se dispõem a conceituar, analisar  e descrever diferentes faces da etnografia mediada pela interconexão dessas duas dimensões que, em princípio são tomadas como antagônicas, mas que são faces da mesma moeda. O conjunto de artigos apresentados  caminham entre nuances temáticas pertinente à etnográfica clássica como o campo de pesquisa e a entrevista etnográfica até temas atuais e controversos como a Netenografia, envolta por subtemas como inteligência artificial. Os autores são ex-membros do Núcleo de Etnografia em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e alguns dos  proeminentes consultores internacionais associados a este grupo. Com este dossiê se espera que o leitor se aprofunde nos temas e renove seu interesse nos mesmos de modo inovador e criativo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publié-e

2024-06-30

Comment citer

MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de.
Etnografia na Educação: metodologias & epistemologias
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–7, 30 juin 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23535. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Etnografia na Educação"

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s