Etnografia na Educação
metodologias & epistemologias
Mots-clés :
Etnografia, Metodologia, Epistemologia, Educação, Pesquisa, Cultura EscolarRésumé
Etnografia na educação: metodologias e epistemologias é o tema desse dossiê da revista Cadernos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. O objeto deste conjunto de artigos é a discussão sobre as tensões entre método e epistemologia na pesquisa etnográfica. Abordagens em constante crise de legitimidade no campo da educação, a etnografia tem sido largamente utilizada como metodologia em diferentes campos do conhecimento. Cada vez mais explorada na Educação o tema precisa ser compreendido de modo mais claro por pesquisadores e estudiosos da área. O dossiê, portanto, enfrenta esse desafio trazendo à luz do conhecimento acadêmico um conjunto de 10 trabalhos originários de pesquisa que se dispõem a conceituar, analisar e descrever diferentes faces da etnografia mediada pela interconexão dessas duas dimensões que, em princípio são tomadas como antagônicas, mas que são faces da mesma moeda. O conjunto de artigos apresentados caminham entre nuances temáticas pertinente à etnográfica clássica como o campo de pesquisa e a entrevista etnográfica até temas atuais e controversos como a Netenografia, envolta por subtemas como inteligência artificial. Os autores são ex-membros do Núcleo de Etnografia em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e alguns dos proeminentes consultores internacionais associados a este grupo. Com este dossiê se espera que o leitor se aprofunde nos temas e renove seu interesse nos mesmos de modo inovador e criativo.
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