Autoetnografia: self, identidade e reflexão como categorias de análise em etnografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.24

Palavras-chave:

autoetnografia, self, identidade, reflexão, etnografia

Resumo

A autoetnografia associada às pesquisas etnográficas desponta na literatura com as pesquisas de
Ellis e Bochner a partir de 1999 e nela, ganha espaço como uma alternativa às etnografias que abordam:
histórias e vida, relato de si mesmo e as formas como o pesquisador/a tenta se inserir enquanto sujeito de fala na narrativa etnográfica. As questões orientadoras são: O que é autoetnografia? Como o termo tem sido conceituado e quais as categorias a ele associadas? Quais os autores mais citados nesses estudos e como eles explicam autoetnografia? Os objetivos desse artigo são: explorar o conceito de autoetnografia, identificar linhas metodológico-epistemológicas que orientaram as pesquisas analisadas e traçar um perfil conceitual das categorias associadas ao termo. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sistemática (RBS-Roadmap) e o software Atlas.ti23 para as análise e derivação de resultados a partir de 2.200 artigos em
língua inglesa. Desses foram selecionados 286 artigos que usavam o termo autoetnografia no título. Como resultados preliminares, apontamos que embora os artigos deem ênfase a uma escrita de si, em primeira pessoa, chamando atenção para categorias como self, identidade e reflexão, o uso excessivo da narrativa autobiográfica ou biográfica, pode tornar o empreendimento etnográfico etno, da autoetnografia, menor ou menos importante. Esse fato revela que nesses estudos o uso do termo etnografia foi associado às pesquisas etnográficas apenas para validar as narrativas de si mesmos.

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Biografia do Autor

Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutorado pelas universidades: Universidade da British Columbia, Vancouver, CA; University of Cambridge, Cambridge, UK; University of Sydney, Sydney, AU, e; Sor- bonne de Université René Descartes, Paris, Fr. É doutora e mestra em Educação pela University of Pennsylvania, Philadelphia, PA, USA. Coordenou 22 projetos de pesquisa e ministrou inúmeros cursos em metodologias qualitativas, exclusão e tecnologia educa- cional. Publicou 13 livros e inúmeros artigos científicos. Auxiliou centenas de alunos desde o ensino fundamental até a pós-graduação. É Professora Titular aposentada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Professora Adjunta aposentada pela Universidade Federal Fluminense.

Alessandra dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutora em Ciências da Comunicação e Informação em saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Certificada no Nível de Proficiência C2, pela Aliança Francesa. Pesquisadora nas áreas de educação e tecnologia, com foco nos temas: epistemologia, etnografia, ciência cidadã, tecnologia digitais e práticas colaborativas.

Valentina Grion, Universidade de Padova, Itália

É Professora PhD em Educação pela  University of Padova, Itália. É Professora Associada de Pedagogia Experimental na Universidade de Pádua. Ela lida com a avaliação da aprendizagem em escolas e universidades e desenvolveu modelos e ferramentas para avaliação por pares.

Foi Professor Visitante nas universidades: Universidade de Cambridge (Reino Unido),;Universidade de Northampton (Reino Unido); Universidade Estadual do Rio de Janeiro (BR), Edimburgo (Reino Unido) e Universidade de Bowling Green (USA). Tem interesses de pesquisa são em avaliação de pares e autoavaliação, tecnologia educacional, voz do aluno.

É Coeditora do “Internacional Journal of Student Voice” Internacional Journal of Student Voice da Penn State University e da  Revista Interdisciplinar de Tecnologia, Cultura e Educação QWERTY.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de; SANTOS, Alessandra dos; GRION, Valentina.
Autoetnografia: self, identidade e reflexão como categorias de análise em etnografia
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–28, 30 Jun 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23774. Acesso em: 24 nov 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Etnografia na Educação"