Autoetnografia

self, identidade e reflexão como categorias de análise em etnografia

Autori

Parole chiave:

autoetnografia, self, identidade, reflexão, etnografia

Abstract

A autoetnografia associada às pesquisas etnográficas desponta na literatura com as pesquisas de Ellis e Bochner a partir de 1999 e nela, ganha espaço como uma alternativa às etnografias que abordam: histórias e vida, relato de si mesmo e as formas como o pesquisador/a tenta se inserir enquanto sujeito de fala na narrativa etnográfica. As questões orientadoras são: O que é autoetnografia? Como o termo tem sido conceituado e quais as categorias a ele associadas? Quais os autores mais citados nesses estudos e como eles explicam autoetnografia? Os objetivos desse artigo são: explorar o conceito de autoetnografia, identificar linhas metodológico- epistemológicas que orientaram as pesquisas analisadas e traçar um perfil conceitual das categorias associadas ao termo. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica sistemática (RBS-Roadmap) e o software Atlas.ti23 para as análise e derivação de resultados a partir de 2.200 artigos em língua inglesa. Desses foram selecionados 286 artigos que usavam o termo autoetnografia no título. Como resultados preliminares, apontamos que embora os artigos deem ênfase a uma escrita de si, em primeira pessoa, chamando atenção para categorias como self, identidade e reflexão, o uso excessivo da narrativa autobiográfica ou biográfica, pode tornar o empreendimento etnográfico etno, da autoetnografia, menor ou menos importante. Esse fato revela que nesses estudos o uso do termo etnografia foi associado às pesquisas etnográficas apenas para validar as narrativas de si mesmos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Carmen Lúcia Guimarães de Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutorado pelas universidades: Universidade da British Columbia, Vancouver, CA; University of Cambridge, Cambridge, UK; University of Sydney, Sydney, AU, e; Sor- bonne de Université René Descartes, Paris, Fr. É doutora e mestra em Educação pela University of Pennsylvania, Philadelphia, PA, USA. Coordenou 22 projetos de pesquisa e ministrou inúmeros cursos em metodologias qualitativas, exclusão e tecnologia educa- cional. Publicou 13 livros e inúmeros artigos científicos. Auxiliou centenas de alunos desde o ensino fundamental até a pós-graduação. É Professora Titular aposentada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Professora Adjunta aposentada pela Universidade Federal Fluminense.

Santos Alessandra dos, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Doutora em Ciências da Comunicação e Informação em saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Certificada no Nível de Proficiência C2, pela Aliança Francesa. Pesquisadora nas áreas de educação e tecnologia, com foco nos temas: epistemologia, etnografia, ciência cidadã, tecnologia digitais e práticas colaborativas.

Valentina Grion, Universidade de Padova, Itália

É Professora PhD em Educação pela  University of Padova, Itália. É Professora Associada de Pedagogia Experimental na Universidade de Pádua. Ela lida com a avaliação da aprendizagem em escolas e universidades e desenvolveu modelos e ferramentas para avaliação por pares.

Foi Professor Visitante nas universidades: Universidade de Cambridge (Reino Unido),;Universidade de Northampton (Reino Unido); Universidade Estadual do Rio de Janeiro (BR), Edimburgo (Reino Unido) e Universidade de Bowling Green (USA). Tem interesses de pesquisa são em avaliação de pares e autoavaliação, tecnologia educacional, voz do aluno.

É Coeditora do “Internacional Journal of Student Voice” Internacional Journal of Student Voice da Penn State University e da  Revista Interdisciplinar de Tecnologia, Cultura e Educação QWERTY.

Riferimenti bibliografici

ADAMS, Tony E.; MANNING, Jimmie. Popular Culture Studies and Autoethnography: An Essay on Method. The Popular Culture Studies Journal. Vol. 3, nº. 1-2. 2015 p. 187-222. Disponível em: http://mpcaaca.org/wp-content/uploads/2015/09/PCSJ-Volume-3-Issues-12.pdf. Acesso em: 28 de maio de 2024.

ADAMS, Tony. E.; JONES, Stacy Linn Holman; ELLIS, Carolyn. Autoethnography: Understanding Qualitative Research. New York: Oxford University Press. 2014. 216p. ISBN: 9780199972098.

ALLEN-COLLINSON, Jacquelyn; HOCKEY, John. Autoethnography: Self-indulgence or Rigorous Methodology. In M. McNamee (ed.) Philosophy and the Sciences of Exercise, Health and Sport. London: Routledge, p. 187-202. 2005. 259p.

ALLEN-COLLINSON, Jacquelyn. Autoethnography as the engagement of self/other, self/culture, self/politics, selves/futures, In Stacy Holman Jones; Tony E. Adams.; Carolyn Ellis, (Eds). Handbook of Autoethnography. New York: Routledge. Cap. 13, p 281-300.2013. 2013.736 p.

ANDERSON, Leon. Analytic Autoethnography. Journal of Contemporary Ethnography. Vol. 35, nº 4. 2006. https://doi.org/10.1177/0891241605280449.

Bochner, Arthur P A. Criteria against ourselves. Qualitative Inquiry. Vol. 6, p. 266–272. 2000.

BOCHNER, Arthur P.; ELLIS, Carolyn. Communication as autoethnography. In Gregory J. Shepherd; Jeffrey St. John; Ted Striphas (Eds.), Communication as Perspectives on theory. p.110–122. Thousand Oaks, CA: Sage. 2006.

BOCHNER, Arthur P.; ELLIS, Carolyn. Evocative Autoethnography: Writing Lives and Telling Stories. New York: Routledge. 2016. https://doi.org/10.4324/9781315545417.

BOYLE, Maree Veronica; PARRY, Ken. Telling the whole story: The case for organizational autoethnography. Culture and Organization, Setembro 2007, vol. 13. nº 3, pp. 185–190. https://doi.org/10.1080/14759550701486480 .

CAULLEY, Darrel N. Making Qualitative Research Reports Less Boring: The Techniques of Writing Creative Nonfiction. Qualitative Inquiry. Vol.14, nº.3, p.424-449. 2008. https://doi.org/10.1177/1077800407311961.

CAYARI, Christopher. Musical theater as performative autoethnography: a critique of LGBTQIA+ representation in school curricula. International Journal of Education & the Arts. Vol. 20, nº.10. 2019. http://doi.org/10.26209/ijea20n10.

CHANG, Heewon. Autoethnography as method. Walnut Creek, CA: Left Coast Press. 2008.

CHANG, Heewon. Individual and Collaborative Autoethnography as Method a Social Scientist’s Perspective. In Stacy Holman Jones; Tony E. Adams.; Carolyn Ellis, (Eds). Handbook of Autoethnography. New York: Routledge. Cap. 3, p 107-123. 2013.

CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sérgio Luis da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. 2011, Anais. Porto Alegre, RS: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002833837 . Acesso em: 26 maio de 2024

CORBIN, Juliet M.; STRAUSS, A.L. Grounded Theory Research: Procedures, canons, and evaluative criteria, Qualitative Sociology Vol. 13, nº1, p 3–21. 1990. https://doi.org/10.1007/BF00988593 .

CRENSHAW, Kimberle. Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence against Women of Color. Stanford Law Review, vol. 43, no. 6, 1991, pp. 1241–99. https://doi.org/10.2307/1229039.

CUNNINGHAM, Sally Jo; MATT, Jones. Autoethnography A tool for practice and education, Conference Proceedings. 6th ACM SIGCHI New Zealand Chapter's International Conference on Computer-Human Interaction: Making CHI Natural, 2006, Auckland, New Zealand, julho 7-8, 2005. 10.1145/1073943.1073944.

DELAMONT, Sara. Arguments against Auto-Ethnography. Conference at British Educational Research Association. Annual Institute of Education, University of London, 5-8. September 2007.

DELAMONT, Sara. The only honest thing: autoethnography, reflexivity and small crises in fieldwork. Ethnography and Education. Vol. 4, nº 1. 2009, p. 51-63. https://doi.org/10.1080/17457820802703507.

DENZIN, Norman K. Interpretive autoethnography. 2ªed. Thousand Oaks, CA: Sage. 2014.

DENZIN, Norman K. Performance autoethnography: critical pedagogy and the politics of culture. 2nd. Ed. New York: Routledge. 2018.

DUNCAN, Jack W. A case for great books in management education. Academy of Management Learning & Education. Vol. 3, nº.4, p. 421-428. 2004. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/40214312. Acesso em 28 de maio de 2024.

ELLIS, Carolyn; ADAMS, Tony E. Qualitative Scholar Conversation with Carolyn Ellis and Tony Adams. Odum Istitute for Resarch in Social Science. YouTube, video: Qualitative Research Summer Intensive course: The Power and Practice of Autoethnography: Storytelling that Deepens Knowledge and Soothes the Soul. 2024 Disponível em: https://youtu.be/HqWHwhPydDM?si=KKMA6kITyNx608XW . Acesso em 28 de maio de 2024.

ELLIS, Carolyn; ADAMS, Tony E.; BOCHNER, Arthur P. Autoethnography: An Overview. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, vol. 12, nº. 1, 2011. Disponível em: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs1101108. Acesso em: 26 maio. 2024.

ELLIS, Carolyn; BOCHNER, Arthur (Eds). Composing ethnography : alternative forms of qualitative writing. Walnut Creek, CA: AltaMira Press. 1996. 400p.

ELLIS, Carolyn; BOCHNER, Arthur. Analyzing analytic autoethnography: An autopsy. Journal of Contemporary Ethnography. Vol. 35, nº 4. 2006. p 429-449. https://doi.org/10.1177/089124160628697.

ELLIS, Carolyn; BOCHNER, Arthur. Autoethnography, Personal Narrative, Reflexivity: Researcher as Subject, In Norman Denzin and Yvonna Lincoln. The Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, CA: Sage. 2000, p733-768

ELLIS, Carolyn. The Ethnographic I: A Methodological Novel about Autoethnography. Vol.13.Ethnographic alternatives book series. Walnut Creek, CA: AltaMira Press. 2004.

FA'AVAE, David. Giving voice to the unheard in higher education: Critical autoethnography, Tongan males, and educational research. Mai Journal. Vol. 7, nº 2. 2018. https://doi.org/10.20507/MAIJournal.2018.7.2.2

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: Motta, B. M. (Org.) Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Coleção Ditos e Escritos) 2006. p. 145-162. Disponível em: http://www.historiacultural.mpbnet.com.br/pos-modernismo/Foucault-A_escrita_de_si.pdf. Acesso em: 26 maio. 2024

HAMILTON, Miriam. An Autoethnographic self-study navigating the transition to becoming a STEM teacher educator. The Qualitative Report, vol. 26, nº.1, p. 296-315. 2021. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2021.4462 .

HAO, Richie Neil. Performing Fortune Cookie: An Autoethnographic Performance on Diasporic Hybridity. In: Robin M Boylorn e Mark P. Orbe, (Eds) Critical Autoethnography: Intersecting cultural identities in everyday life. Cap. 5, p.96-110. Walnut Creek, CA: Left Coast Press. 2014.

HARWOOD, Stephen: EAVES, Sally. In search of an autoethnographic method. 16th European Conference on Research Methodology for Business and Management Studies, ACPI. Dublin Institute of Technology (DIT) Dublin, Ireland, 22-23 June 2017.p.145-153. 2017.

HEIDER, Karl G. What Do People Do? Dani Auto-Ethnography. Journal of Anthropological Research, vol. 31, no. 1, 1975, pp. 3–17. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3629504. Acesso em 28 de maio de 2024.

HENANDEZ, Kathy-Ann C. Embracing the Perspective of the Other. In K. A. Longman, M. Loyd- Paige, R. Hernandez, K. C. Hernandez, A. Ash, Diversity Matters: Race. Ethnicity and the Future of Christian Higher Education, Abilene Christian University Press. 2017.

JOHNSON, Royel M. Black and Male on Campus: An Autoethnographic Account. Journal of African American Males in Education. Vol. 4, nº 2. 2013.

JONES, Stacy Holman; ADAMS, Tony E.; ELLIS, Carolyn (Eds). Handbook of Autoethnography. New York: Routledge. 2013.

JONES, Stacy Holman; PRUYN, Marc. Creative Selves/Creative Cultures: Critical Autoethnography Performance and Pedagogy. Cham, Switzerland: Springer Nature. 2018. https://doi.org/10.1007/978-3-319-47527-1.

JONES, Stacy Holman. Living Bodies of Thought: The Critical in Critical Autoethnography. Qualitative Inquiry. Vol. 22 , nº 4, p.1-10, 2016. https://doi.org/10.1177/1077800415622509.

KAFAR, Marcin: ELLIS, Carolyn. Autoethnography, Storytelling, and Life as Lived: A Conversation Between Marcin Kafar and Carolyn Ellis. Przegląd Socjologii Jakościowej. Vol. X, nº. 3. Autoetnografia – technika, metoda, nowy paradygmat? Polonia. Disponível em: http://www.qualitativesociologyreview.org/PL/Volume27/PSJ_10_3.pdf. Acesso em 27 de maio de 2024.

KELES, Ufuk. Writing a Good Autoethnography in Educational Research: A Writing a Good Autoethnography in Educational Research: A Modest Proposal. The Qualitative Report. Vo. 22, nº 7, p. 20226-2046. 2022. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2022.5662.

KEMPNY, Marta. Towards Critical Analytical Auto-Ethnography: Global Pandemic and Migrant Women (Im)mobilities in Northern Ireland. Anthropological Journal of European Cultures. New York: Berghahn Books.Vol. 31, no 1, p 58-71, março 2022. https://doi.org/10.3167/ajec.2022.310105

LEAL-COVEY, Cecilia. An autoethnography on the reasons for mixing identities. Thesis Doctor of Education. University of Phoenix. 2015. 272p. Disponível em: https://www.libreriauniversitaria.it/an-autoethnography-on-reasons-for/book/9781514727447 Acesso em: 26 maio de 2024.

LUMSDEN, Karen. Reflections and Confessions on the Making of a Performative Autoethnography: University Professional Development Reviews and the Academic Self In J. Goode, K. Lumsden; J. Bradford (Eds) Crafting Autoethnography. London: Routledge. Cap.9. p.49-64. 2023. https://doi.org/10.4324/9781003309239.

Autor. Fracasso escolar: uma etnografia. Prefácio por Frederick Erickson. Curitiba: Appris Editora. 287p.

MIELE, Rachelle. Tales from a Hospital Entrance Screener: An Autoethnography and Exploration of COVID-19, Risk, and Responsibility, Journal of Contemporary Ethnography. Vol.52, nº 4, p.493-513. 2023. https://doi.org/10.1177/08912416221131512.

MORELLA-POZZI, Dana. The (Dis)ability Double life: exploring legitimacy, illegitimacy, and the terrible Dichotomy of (Dis)ability in higher education. In: Robin M Boylorn e Mark P. Orbe, (Eds) Critical Autoethnography: Intersecting cultural identities in everyday life. Cap. 10, p.176-195. Walnut Creek, CA: Left Coast Press. 2014.

MORIN, Edgar. O Método 3: O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

OLMOS-LÓPEZ, Pamela; TUSTING, Karin. Autoethnography and the study of academic literacies: exploring space, team research and mentoring. Dossiê: Trabalhos em Linguística Aplicadas. Vol.59, p.264-295. 2020. https://doi.org/10.1590/010318136565715912020.

PELIAS, Ronald J. The Academic Tourist: An Autoethnography. Qualitative Inquiry. Vol. 9, nº 3. 2003. https://doi.org/10.1177/10778004030090030.

POERWANDARI, Elizabeth Kristi. Minimizing Bias and Maximizing the Potential Strengths of Autoethnography as a Narrative Research. Japanese Psychological Research, Volume 63, No. 4, 310–323, 2021 https://doi.org/10.1111/jpr.12320

PLONDER, Andrea, STADLBAUER, Johanna. Strong Reflexivity and Its Critics: Responses to Autoethnography in the German-Speaking Cultural and Social Sciences. Qualitative Inquiry, Vol. 22(9) 753–765, 2016.

REED-DANAHAY, Deborah E. Auto/ethnography: Rewriting the self and the social. Oxford: Routhedge. 1997.

RICHARDS, Rose. Writing the othered self-autoethnography and problem of objectification in writing about Illness and Disability. Qualitative Health Research. Vol. 18, nº 12, dezembro de 2008, p. 1717-1728. 2008. https://doi.org/10.1177/1049732308325866.

Richardson, Laurel. Writing: A method of inquiry. In Norman K. Denzin & Yconna S. Lincoln (Eds.) Handbook of qualitative research (pp. 516-529). Thousand Oaks, CA: Sage. 1994. 784p.

ROBERTS, Tabatha L. Negating the Inevitable: An Autoethnographic Analysis of First-Generation College Student Status. In: Robin M Boylorn; Mark P. Orbe, (Eds) Critical Autoethnography: Intersecting cultural identities in everyday life. Cap. 2, p.47-61. Walnut Creek, CA: Left Coast Press. 2014.

SMITH, John. LFood, health and psychology: Competing recipes for research and understanding. Journal of Health Psychology, Vol. 9, nº 4, p . 483-496. 2004.

SPARKES, Andrew C. Autoethnography as an ethically contested terrain: some thinking points for consideration. Qualitative Research in Psychology, VOL. 21, NO. 1, 107–139, 2024 https://doi.org/10.1080/14780887.2023.2293073

SPRY, Tami. Performative autoethnography: critical embodiments and possibilities. In The Sage Handbook for Qualitative Research. Norman K. Denzin; Yvonna S. Lincoln (Eds). 4º ed. London: SAGE Publications. 2011.[2005].

STRUTHERS, John. Analytic autoethnography: a tool to inform the lecturer’s use of self when teaching. Thesis. Doctor of Philosophy. Lancaster University, UK, ProQuest Dissertation & Theses, 2012. No.28277289. Disponível em: https://eprints.lancs.ac.uk/id/eprint/62512/1/Struthers_John_Final_2013_Feb.pdf . Acesso em: 26 maio de 2024.

WALL, Sarah. Easier Said than Done: Writing an Autoethnography. International Journal of Qualitative Methods. Vol. 7, nº 1. p. 38-52. 2008. Disponível em: Acesso em 27 de maio de 2024.

YOMTOOB, Desiree. Caught in Code: Arab American Identity, Image, and Lived Reality (pp.144-158). In: Robin M Boylorn; Mark P. Orbe, (Eds) Critical Autoethnography: Intersecting cultural identities in everyday life. Cap. 8, p.144-159. Walnut Creek, CA: Left Coast Press. 2014. 252p.

Pubblicato

2024-06-30

Come citare

MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de; ALESSANDRA DOS, Santos; GRION, Valentina.
Autoetnografia: self, identidade e reflexão como categorias de análise em etnografia
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–28, 30 giu. 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23774. Acesso em: 22 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê "Etnografia na Educação"

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i