O sofrimento ou adoecimento de pós-graduandos em Psicologia

reflexões necessárias

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.14

Mots-clés :

sofrimento e adoecimento, formação na pós-graduação, unidade afeto-cognição, psicologia histórico-cultural

Résumé

O sofrimento ou adoecimento é presente entre estudantes de pós-graduação. Esta temática ainda é pouco estudada. O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de pesquisa realizada com pós-graduandos de Psicologia, identificando a existência e as causas do sofrimento. Faremos uma discussão teórica sobre a unidade afeto-cognição na pós-graduação, a partir da Psicologia Histórico-cultural. Em seguida, faremos a exposição das informações obtidas na pesquisa. O procedimento adotado foi a aplicação de questionários durante os anos de 2022 e 2023. Como resultados constatamos que, em relação às dificuldades encontradas as respostas mais presentes referem-se a conciliar trabalho e as exigências da pós-graduação, falta de tempo, relação com o orientador, dificuldades financeiras, solidão, baixo valor das bolsas de estudo, altas exigências da pós/autocobrança e cobrança de produtividade. Os estudantes, ao discorrerem sobre os problemas de saúde, afirmaram vivenciar alguma forma de adoecimento e algum problema de ordem psíquica, nos últimos 12 meses, como ansiedade e depressão. As formas de enfrentamento do sofrimento, foram citadas como as principais, as redes de apoio, os colegas, bolsas estudantis, os orientadores e os professores. A partir das respostas concluímos que a especificidade do sofrimento, como estados conflitivos da unidade afeto-cognição, está relacionada à organização político econômica desta atividade. A superação do sofrimento/adoecimento dos estudantes não pode, por isso, ser compreendida reduzindo-se o problema a condições biológicas, hereditárias e medicamentosa. O enfrentamento deve ser coletivo, criando condições objetivas para que o espaço formativo seja potencializador do desenvolvimento humano, com a presença da unidade entre sentido e significado da pós-graduação.

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Marilda Gonçalves Dias Facci, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação Escolar pela UNESP-Araraquara e Pós-doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP.

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Publié-e

2024-06-30

Comment citer

FACCI, Marilda Gonçalves Dias; MARINO FILHO, Armando; MONTEIRO, Patricia Verlingue Ramires Monteiro; SILVA, Silvia Maria Cintra da.
O sofrimento ou adoecimento de pós-graduandos em Psicologia: reflexões necessárias
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 30 juin 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23338. Acesso em: 22 juill. 2024.

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