Um trailer como sedução para a aprendizagem histórica sobre a Idade Média
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.17Mots-clés :
ensino de história, Epic Festival, mobilização para o conhecimento, trailer, Idade MediaRésumé
Este artigo discute o uso do trailer como recurso mobilizador para a aprendizagem sobre a Idade Média. O trailer aqui sugerido foi produzido a partir de uma ampla pesquisa sobre o festival de recriação de história medieval, o Epic Festival, considerado neste texto enquanto “medievalidade” (Macedo, 2011), ou seja, como apropriações do senso comum sobre o passado medieval. Problematiza-se o trailer como um formato fílmico ainda pouco explorado em pesquisas acadêmicas, mas com potencialidade educativa no sentido de “seduzir” crianças e jovens estudantes da educação básica de ensino para o querer conhecer, entender e perceber as diversas apropriações e usos que o presente faz do passado medieval. A pesquisa em torno do Epic Festival deu-se a partir da análise de uma variedade de fontes: periódicas, imagéticas, material de divulgação, roteiros dos encontros e pela produção de narrativas orais de organizadores e participantes do Epic Festival.
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