EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO NO ENSINO FORMAL

Autores

  • Celma Taves Universidade Federal de Pernambuco -UFPE

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n2p1-15

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos. Ensino formal. Processos de democratização.

Resumo

As práticas de educação em direitos humanos (EDH) buscam a formação do sujeito de direito, conjugando as esferas cognitivas, dos valores e das ações. Por isso, sua adoção como política pública é essencial à democracia e ao Estado de Direito. Embora seja uma nova área do conhecimento, seu âmbito de atuação tem possibilitado importantes experiências. Em Pernambuco, o trabalho de inserção da EDH na rede pública estadual de ensino desenvolveu-se de forma mais sistemática a partir de 2007. Objetivou-se com este artigo analisar em que medida as práticas de EDH no ensino formal se articulam e fomentam processos de democratização nas escolas pernambucanas. Com base nos dados deste estudo foi possível inferir que as ações e metodologias de EDH adotadas estimulam a participação, a autonomia e o estabelecimento de relações mais horizontais na construção coletiva do conhecimento. Consequentemente, tais relações vêm contribuindo para algumas transformações no espaço escolar, que tendem a propiciar melhores condições para que este ambiente esteja permeado por processos de democratização.

Palavras-chave: Educação em direitos humanos. Ensino formal. Processos de democratização.

 

HUMAN RIGHTS EDUCATION AND PROCESSES OF DEMOCRATIZATION IN  FORMAL SCHOOLING

Abstract: The practices in Human Rights Education (HRE) pursue the formation of the subject of law, combining the spheres of cognition, values and action. Thus, to adopt them as public policy is vital to democracy and to the Rule of Law. Although it is a new area of knowledge, its field of action has been facilitating important experiences. In the State of Pernambuco, the insertion of HRE in the public school system was a process that started its systematic development as of 2007. This paper aims to analyze whether the practices of HRE in formal schooling are articulated and if they encourage processes of democratization in the schools of Pernambuco. It was possible, based on the data provided by this study, to assume that the adopted actions and methodologies of HRE motivate participation, autonomy and the establishment of horizontal relations in the collective construction of knowledge. Therefore, they contribute in some of the transformations that are happening in the space of school, that tend to propitiate better conditions so that processes of democratization may pervade this atmosphere.

Keywords: Human rights education. Formal schooling. Processes of democratization.

 

EDUCACIÓN EN DERECHOS HUMANOS Y PROCESOS DE EMOCRATIZACIÓN EN LA ENSEÑANZA FORMAL 

Resumen: Las prácticas de educación en derechos humanos (EDH) buscan la formación del sujeto de derecho, articulando las esferas cognitiva, de los valores y de las acciones. Por eso, su adopción como política pública es esencial a la democracia y al Estado de Derecho. Aunque sea una nueva área de conocimiento, su ámbito de actuación ha posibilitado importantes experiencias. En Pernambuco, el trabajo de inserción de la EDH en la red pública estatal de enseñanza se desarrolló de forma más sistemática a partir de 2007. El objetivo de este artículo es analizar en qué medida las prácticas de EDH en la enseñanza formal se articulan y fomentan los procesos de democratización en las escuelas pernambucanas. Con base en los datos de esta investigación ha sido posible inferir que las acciones y metodologías de EDH adoptadas estimulan a la participación, la autonomía y las relaciones más horizontales en la construcción colectiva del conocimiento. Por consecuencia, estas relaciones vienen contribuyendo para algunas transformaciones en los espacios escolares, que tienden a propiciar mejores condiciones para que en este ambiente sea permeado por los procesos de democratización.

 Palabras clave: Educación en derechos humanos. Enseñanza formal. Procesos de democratización.

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Biografia do Autor

Celma Taves, Universidade Federal de Pernambuco -UFPE

Professora do Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania da mesma universidade. Doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. 

 

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

TAVES, Celma.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO NO ENSINO FORMAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 2, p. 1–15, 1 Set 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5331. Acesso em: 25 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos