ODS4 E A EDUCAÇÃO SUPERIOR DE QUALIDADE

desafio para a Angola e o Brasil, os países do Sul-global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.1

Palavras-chave:

Educação superior, ODS4, Angola, Brasil

Resumo

O Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável para a Educação (ODS4) representa um desafio para os países do sul-global, em especial, as metas para a Educação Superior (ES) de Qualidade. Como objetivo quer cotejar os encaminhamentos realizados na Angola e no Brasil para realizar as metas propostas no ODS4, em especial a Educação Superior de Qualidade. A pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, tem como contexto a ES da Angola e do Brasil (países do sul global). O método da Análise Documental, tomou a Declaração de Incheón, a Agenda 2030, o Censo da Educação Superior (INEP, 2019), para o Brasil, e do Instituto Nacional de Estatística (INE) para a Angola, como informantes dos encaminhamentos nos dois países. A Análise de Conteúdo de Bardin (1977) auxiliou na interpretação dos achados. O resultado evidenciou que ambos países adequaram seus Planos de Desenvolvimento Educativo, no entanto seguem com os encaminhamentos realizados antes das Metas estabelecidas nos ODS4, justificando os avanços já realizados, mas efetivamente não ampliando seu investimento após orientações da UNESCO.

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Marialva Moog Pinto, Instituto Universitario Sudamericano (IUSUR)

Doutora e Mestre em Educação -UNISINOS- CAPES 7

Doutorado Sanduíche pela Universidade de Sevilha - Espanha

Coordenadora do Mestrado de Educação- Angola

Docente e Conselheira Academica-IUSUR-Uruguai

Justino Cangue, Instituto Superior Politécnico Independente - Lubango - Huíla

Doutor em Educação pela Universidade de Sevilha - Espanha

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

PINTO, Marialva Moog; CANGUE, Justino.
ODS4 E A EDUCAÇÃO SUPERIOR DE QUALIDADE: desafio para a Angola e o Brasil, os países do Sul-global
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 11–32, 29 Mar 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16064. Acesso em: 22 dez 2024.