Princípios orientadores da prática docente e da formação continuada de profissionais da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.6

Palavras-chave:

formação continuada, educação infantil, prática docente

Resumo

Esta investigação objetiva identificar os princípios orientadores da prática docente e da formação continuada de profissionais da Educação Infantil de uma rede municipal do Norte Catarinense. Por meio de uma pesquisa qualitativa e sócio-histórica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadoras pedagógicas, aplicada a técnica de complemento e grupo de interlocução com professoras e auxiliares de sala. Foi também submetido um questionário às assessoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e feita uma análise de documentos. Para a análise de dados, o presente estudo ancora-se na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram três princípios orientadores da prática docente e da formação continuada de profissionais da Educação Infantil: princípios éticos, estéticos e políticos; a criança como protagonista; e as interações e as brincadeiras. Quando a formação continuada de profissionais da Educação Infantil considera os mesmos princípios da prática docente, compreende-se que os profissionais têm mais chances de se desenvolverem profissionalmente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Simone Felippe Oliveira, Universidade da Região de Joinville

Mestra em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente (GETRAFOR) da UNIVILLE. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialista em ‘Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior’ pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB), especialista em ‘Educação a Distância: Gestão e Tutoria’ e em ‘Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação’ pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Rita Buzzi Rausch, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-doutora em Educação pela UFSC. Cursou Pedagogia e Mestrado em Educação na FURB. Possui especialização em Alfabetização pela UNIVALI. Atualmente é aposentada e professora voluntária na FURB e lidera o Grupo de Pesquisa "Formação de professores e práticas educativas. Desde 02/2020 é professora visitante no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente. Desde 2022 é bolsista produtividade em pesquisa e consultora ad hoc do CNPq.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Tradução: Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Afiliada, 1981.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70; LDA, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 08 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: <https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECPN12020.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2023.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. [Lei nº 9.394/1996]. 6. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2022. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/600653/LDB_6ed.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 21 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 14 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. DCNEI. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?%20option=com_docman&view=download&alias=9769-%20diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 jan. 2022.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.

ENCICLOPÉDIA SIGNIFICADOS. O que é protagonismo. Disponível em: <https://www.significados.com.br/protagonismo/>. Acesso em: 13 mar. 2024.

FERREIRA, Liliana S. et al. Grupos de interlocução como técnica de produção e sistematização na pesquisa em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, nº 41, p. 191-209, jan./abr. 2014. Disponível em: <https://bit.ly/3FSGeRt>. Acesso em: 16 jan. 2024.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de Pesquisa, [São Paulo], n. 116, p. 21-39, julho 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/KnJW3strdps6dvxPyNjmvyq/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 10 jan. 2022.

GATTI, Bernardete A.; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Org.). Metodologias de pesquisa qualitativa em Educação. Petrópolis: Vozes, 2010.

GATTI, Bernardete A.; BARRETO, Elba S. de Sá. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 12 mar. 2024.

GATTI, Bernardete A. et al. (Org.). Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados, 2022. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br>. Acesso em: 01 mar. 2023.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010a.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução: Silvana Cobucci Leite. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010b.

KIEHN, Moema Helena K. de A. A educação infantil nos currículos de formação de professores no Brasil. Dissertação de Mestrado (Mestrado em educação), Florianópolis, PPGE/CED/ UFSC, 2007. Disponível em: <https://tede.ufsc.br/teses/PEED0645-D.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2024.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO - PERSPECTIVAS ATUAIS.1, 2010, Belo Horizonte. Anais [...], Brasília, DF: MEC, nov. 2010. p. 01-20. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedos-brincadeiras-tizuko-morchida/file>. Acesso em: 16 abr. 2023.

KRAMER, Sonia. Currículo de educação infantil e a formação dos profissionais de creche e pré-escola: questões teóricas e polêmicas. In: BRASIL. Por uma política de formação do profissional de Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994, p. 16-31.

KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: BEAUCHAMP, Janete; PAGEL, Sandra D.; NASCIMENTO, Aricélia R. (Org.). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007, p. 13-23. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2022.

KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (Orgs.). Educação Infantil: Formação e responsabilidade. Campinas: Papirus, 2013.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo/Revista de Ciências da Educação, [Lisboa], n. 8, p. 07-22, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/130/217>. Acesso em: 16 jan. 2023.

MIORANDO, Tania Micheline; OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. A experiência estética na formação de professores: linguagens e aprendizados na educação. Saberes y Prácticas Revista de Filosofía y Educación, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 01-15, 2020. Disponível em: <https://revistas.uncu.edu.ar/ojs3/index.php/saberesypracticas/article/view/3931/3238>. Acesso em: 11 abr. 2023.

NASCIMENTO, Cláudia Terra do; BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. A construção social do conceito de infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas. Contexto & Educação, Ijuí, v. 23, n. 79, p. 47-63, jan./jun. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1051>. Acesso em: 21 abr. 2023.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?lang=pt>. Acesso em: 06 jan. 2022.

NÓVOA, António. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], v. 27, p. e270129, 2022a. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TBsRtWkP7hx9ZZNWywbLjny/>. Acesso em: 26 mar. 2023.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. [Colaboração de Yara Alvim]. Salvador: SEC; IAT, 2022b.

NUNES, Maria Fernanda; KRAMER, Sonia. Educação Infantil e expansão da escolaridade obrigatória: questões para a política, a formação e a pesquisa. In: KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (Orgs.). Educação Infantil: Formação e responsabilidade. Campinas: Papirus, 2013, p. 31-47.

OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de. Formação e profissionalização de professores da educação infantil. Veras – Revista Acadêmica de Educação, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 223-231, 2012. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/102>. Acesso em: 08 jan. 2022.

OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de. Educação Infantil. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2020. (Coleção Docência em formação: Educação Infantil).

OSTETTO, Luciana E. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In: OSTETTO, Luciana E. (Org.). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012, p. 13-32.

PRESTES, Zoia. A brincadeira de faz de conta e a infância. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 28-39, mai./ago. 2016. Disponível em: <https://smeduquedecaxias.rj.gov.br/smeportal/wp-content/uploads/2020/07/A-BRINCADEIRA-DE-FAZ-DE-CONTA-E-A-INF%C3%82NCIA.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2023.

RAUSCH, R. B.; CARVALHO, C.; PAULO, S.; RADWANSKI, E. Formação estética de professores: o que revelam as pesquisas em educação no Brasil? Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 14, n. 1, p. 29-56, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8113/4196>. Acesso em: 14 abr. 2023.

REDE INVESTIGADA. Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino Investigada/SC. Rede Investigada, 2020.

SANTA CATARINA. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. El ABC y D de la formación docente. Madrid: Narcea Ediciones, 2015.

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de coleta de dados no campo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

VIGOTSKI, Lev S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, [Rio de Janeiro], v. 8, p. 23-36, jun. 2008 [Obra Original Publicada em 1933]. Disponível em: <https://atividart.files.wordpress.com/2016/05/a-brincadeira-e-seu-papel-no-desenvolvimento-psiquico-da-crianc3a7a.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2023.

VIGOTSKI, Lev S. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual na Idade Escolar. In: VIGOTSKI, Lev S.; LURIA, Alexsandr R.; LEONTIEV, Alexei N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução: Maria da Pena Villalobos. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2017, p. 103-117.

ZANELLA, Andrea. Psicologia histórico-cultural em foco: aproximações a alguns de seus fundamentos e conceitos. Florianópolis: Edições do Bosque; UFSC, 2020, p. 89-106.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

OLIVEIRA, Lucilene Simone Felippe; RAUSCH, Rita Buzzi.
Princípios orientadores da prática docente e da formação continuada de profissionais da educação infantil
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–22, 28 Jun 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23346. Acesso em: 22 jul 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)