SÓ FICA O QUE SIGNIFICA:
LIÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.45Palavras-chave:
Formação docente, Educação infantil, Desenvolvimento profissionalResumo
O texto apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi elucidar as lições de professoras da educação infantil acerca das contribuições da documentação pedagógica ao desenvolvimento profissional docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo colaborativa. Como procedimentos de produção de dados, utilizamos a entrevista narrativa, realizada via Plataforma Teams; o ateliê de autobiografia docente; e cartas, que foram escritas e trocadas pelas professoras iniciantes e experientes. Como referencial teórico, utilizamos Ostetto (2000; 2012; 2018), Oliveira-Formosinho (2011; 2016; 2019), Nóvoa (2009; 2017; 2019), Freire (1996; 1997). Para a interpretação dos dados, fizemos uso da Análise de conteúdo de Bardin (1977). As lições identificadas envolvem a relação teoria e prática no percurso formativo; a necessidade de ampliação de tempos e espaços de formação continuada centrada nos Centros de Educação Infantil; as necessidades que requerem que os professores experientes se tornem mentores dos professores iniciantes na inserção à docência; o encantamento das professoras com a profissão docente; as mudanças qualitativas nos registros pedagógicos durante o percurso da profissão; os atravessamentos da estética na formação do professor e na produção de documentação pedagógica e a centralidade da criança na documentação pedagógica. Como resultados das análises, destacamos a importância dos percursos formativos, sobretudo da formação continuada enquanto momentos de promoção de reflexão.
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