O LEGADO DO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO CEARÁ

Autores

  • Edna Rodrigues Barros Universidade Estadual do Piauí
  • Hamilton Viana Chaves Instituto Federal de Educação do Ceará- IFECE
  • Osterne Nonato Maia Filho Universidade Estadual do Ceará -UECE

Palavras-chave:

Escola normal, Escola nova, Formação de professores, Laboratório de psicologia

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral investigar o legado do laboratório de psicologia na formação de professores na Escola Normal implantado no Ceará, na década de 1920, e seus rebatimentos na formação de professores até os dias atuais. A partir do método da pesquisa documental, descreve-se a existência do Laboratório de Psicologia Experimental na Escola Normal do Ceará como espaço das práticas pedagógicas aplicadas pelo professor Lourenço Filho, na formação de professores. Ele utilizou técnicas e métodos do ensino ativo da Escola Nova, marcando a possibilidade da passagem do ensino tradicional para uma perspectiva fundamentada na ciência pedagógica emergente. Fez-se análise dos documentos em arquivos históricos e acervos virtuais, levando-se em conta a singularidade da sociedade daquele contexto de vivências sociais, culturais, econômicas e políticas. Entre esses legados merecem destaque a necessidade de oferecer ao professor uma formação científica e aplicada, como se percebe pela introdução, por Lourenço Filho, de disciplinas de ciências no currículo de formação dos professores; práticas pedagógicas em escola de aplicação e o uso de testes psicológicos; reforma curricular do Programa de Ensino da Escola Normal; criação do Curso de Férias; orientação de 12 monografias de conclusão de curso elaboradas pelas alunas normalistas. 

Palavras-chave: Escola normal. Escola nova. Formação de professores. Laboratório de psicologia.

THE LEGACY OF THE PSYCHOLOGY LABORATORY IN THE TRAINING OF NORMALIST PROFESSORS IN CEARÁ

The study aimed to investigate the legacy of the psychology laboratory in the training of professors at the Normal School, implanted in Ceará in the 1920s, and its repercussions in the training of the educators to the present day. Based on the documentary research method, the existence of the Experimental Psychology Laboratory at the Normal School of Ceará is described as a space for the pedagogical practices applied by professor Lourenço Filho in the training of professors. He used techniques and methods of active teaching at the Nova School, marking the possibility of transitioning from traditional teaching to a perspective based on emerging pedagogical science. The documents were analyzed in historical archives and virtual collections, considering the singularity of the society in that context of social, cultural, economic, and political experiences. Among these legacies, the need to offer scientific and applied training to the teacher deserves to be highlighted, as can be noticed by the introduction, by Lourenço Filho, of science subjects in the professor training curriculum; pedagogical practices in an application school and the use of psychological tests; curricular reform of the Teaching Program of the Normal School; creation of the Vacation Course; orientation of twelve final monographs prepared by normalist students.

Keywords: Normal school. New school. Professor training. Psychology laboratory.

EL LEGADO DEL LABORATORIO DE PSICOLOGÍA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES NORMALISTAS EN CEARÁ

El presente estudio tuvo como objetivo general indagar en el legado del laboratorio de psicología en la formación de docentes de la Escola Normal implantada en Ceará, en la década de 1920, y su repercusión en la formación de docentes hasta la actualidad. A partir del método de investigación documental, se describe la existencia del Laboratorio de Psicología Experimental de la Escola Normal do Ceará como un espacio para las prácticas pedagógicas aplicadas por el profesor Lourenço Filho, en la formación de profesores. Utilizó técnicas y métodos de enseñanza activa en la Escola Nova, marcando la posibilidad de pasar de la enseñanza tradicional a una perspectiva basada en la ciencia pedagógica emergente. Los documentos fueron analizados en archivos históricos y colecciones virtuales, teniendo en cuenta la singularidad de la sociedad en ese contexto de experiencias sociales, culturales, económicas y políticas. Entre estos legados, merece destacarse la necesidad de ofrecer formación científica y aplicada al docente, como se desprende de la introducción, por Lourenço Filho, de las asignaturas de ciencias en el currículo de formación del profesorado; prácticas pedagógicas en una escuela de aplicación y uso de pruebas psicológicas; reforma curricular del Programa Docente de la Escuela Normal; creación del Curso Vacacional; orientación de 12 monografías de finalización de cursos preparadas por estudiantes normalistas.

Palabras clave: Escuela normal. Nueva escuela. Formación de profesores. Laboratorio de psicología.

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Biografia do Autor

Edna Rodrigues Barros, Universidade Estadual do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e Professra da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. 

http://orcid.org/0000-0002-3162-1286

Hamilton Viana Chaves, Instituto Federal de Educação do Ceará- IFECE

Psicólogo Instituto Federal de Educação do Ceará e docente da Universidade de Fortaleza- Mestre em Psicologia e Doutor em Educação. 

 http://orcid.org/0000-0003-4959-8173

Osterne Nonato Maia Filho, Universidade Estadual do Ceará -UECE

Docente do curso de psicologia da Universidade Estadual do Ceará- Mestre em Educação - Doutor em Educação- pesquisador dos programas de pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal do Ceará. 

 

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Barros, E. R., Chaves, H. V., & Maia Filho, O. N. (2022). O LEGADO DO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO CEARÁ. Cadernos De Pesquisa, 29(1), 59–80. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16144

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