Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsApp

Autores

Palavras-chave:

Grupos de whatsApp, Sala de aula, Educação Infantil

Resumo

A tecnologia tem o objetivo de facilitar algumas relações, e aplicativos como o WhatsApp permitem que se estabeleça uma conversa entre pares ou grupos sobre os mais variados temas e informações. Este aplicativo invadiu também a escola com a formação de alguns grupos de mães com o objetivo de trocar informações sobre o dia a dia das crianças, principalmente da educação Infantil, por se tratar de crianças tão pequenas, mas será que este aplicativo está realmente sendo utilizado desta forma ou tomou outro rumo, interferindo diretamente na dinâmica do professor na sala de aula e no relacionamento família-escola? Dessa forma a presente pesquisa teve como fi nalidade analisar a infl uência dos grupos de mães do WhatsApp na sala de aula na Educação Infantil. Para tanto, o estudo foi pautado em uma pesquisa qualitativa, cujas informações foram obtidas através de pesquisa de campo e bibliográfi ca. A pesquisa bibliográfi ca foi utilizada para retratar conceitos relacionados a relação família e escola e sobre as tecnologias digitais, principalmente o WhatsApp. No que concerne à pesquisa de campo, efetuada por meio de questionários estruturados e enviados via aplicativo às professoras e gestoras de uma escola particular do Recife, com o intuito de obter dados e opiniões acerca da infl uência do WhatsApp na dinâmica dos professores na sala de aula. A partir das informações adquiridas, concluiu-se que as conversas no aplicativo geram infl uências diretas quanto a dinâmica do professor, além de transtornos para o colégio.

Palavras-chave: Grupos de whatsApp. Sala de aula. Educação Infantil.

Vision of management and teachers in relation to the WhatsApp mother group

Abstract

The technology aims to facilitate some relationships, and applications such as WhatsApp allow you to establish a conversation between peers or groups on the most varied topics and information. This application also invaded the school with the formation of some groups of mothers with the objective of exchanging information about the day to day of children, mainly of the Infantile education, because these children are so small, but is this application really being used in this way or did it take another turn, directly interfering with the teacher’s dynamics in the classroom and in the family-school relationship? Thus, the present research aimed to analyze the influence of the groups of mothers of WhatsApp in the classroom in Early Childhood Education. For this, the study was based on a qualitative research, whose information was obtained through field and bibliographic research. The bibliographic research was used to portray concepts related to family and school and digital technologies, especially WhatsApp. Regarding the field research, conducted through structured questionnaires and sent by application to the teachers and managers of a private school in Recife, with the purpose of obtaining data and opinions about the influence of WhatsApp on the dynamics of teachers in the classroom. From the information acquired, it was concluded that the conversations in the application generate direct influences on the dynamics of the teacher, as well as disorders for the college.

Keywords: Groups of whatsApp. Classroom. Child education.

Visión de la gestión y de los docentes en relación al grupo de madres del WhatsApp

Resumen

La tecnología tiene el objetivo de facilitar algunas relaciones, y aplicaciones como el WhatsApp permiten que se establezca una conversación entre pares o grupos sobre los más variados temas e informaciones. Esta aplicación invadió también la escuela con la formación de algunos grupos de madres con el objetivo de intercambiar informaciones sobre el día a día de los niños, principalmente de la educación infantil, por tratarse de niños tan pequeños, pero será que esta aplicación está realmente siendo utilizada de esta forma o tomo otro rumbo, interfiriendo directamente en la dinámica del profesor en el aula y en la relación familia-escuela? De esta forma la presente investigación tuvo como objetivo analizar la influencia de los grupos de madres del WhatsApp en el aula en la Educación Infantil. Para ello, el estudio fue pautado en una investigación cualitativa, cuyas informaciones fueron obtenidas a través de investigación de campo y bibliográfica. La investigación bibliográfica fue utilizada para retratar conceptos relacionados con la relación familia y escuela y sobre las tecnologías digitales, principalmente el WhatsApp. En lo que concierne a la investigación de campo, efectuada por medio de cuestionarios estructurados y enviados vía aplicación a las profesoras y gestoras de una escuela particular de Recife, con el fin de obtener datos y opiniones acerca de la influencia del WhatsApp en la dinámica de los profesores en el aula. A partir de las informaciones adquiridas, se concluyó que las conversaciones en la aplicación generan influencias directas en cuanto a la dinámica del profesor, además de trastornos para el colegio.

Palabras clave: Grupos de whatsApp. Sala de clase. Educación Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Bischoff de Jesus Mallemont, UNINASSAU Colégio Madre de Deus

Mestre em Ciência da Educação pela Atenas College University, ACU, Estados Unidos. Graduada em
Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduada em Coordenação e Supervisão
Pedagógica pela Faculdade Santa Fé. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade UNINASSAU e
atua como coordenadora pedagógica na Educação Infantil do Colégio Madre de Deus.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Centro Universitário Brasileiro UNIBRA

Biólogo, Mestre e Doutor em Biologia Vegetal pela UFPE. Atualmente Leciona disciplinas da área de Saúde
no ensino técnico, tecnológico, graduação e pós-graduação, docente da Alpha Faculdade e Centro
Universitário Brasileiro UNIBRA.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

MALLEMONT, Renata Bischoff de Jesus; COUTINHO, Diogenes José Gusmão.
Visão da gestão e dos docentes em relação ao grupo de mães do WhatsApp
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 1, p. 203–228, 7 Ago 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14753. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos