A ESCOLA COMO ESPAÇO REVELADOR DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-05

Palavras-chave:

Professor, Violência doméstica contra a criança, Violência intrafamiliar

Resumo

O presente estudo tem como objetivo tipificar a violência contra a criança em âmbito familiar e saber de que forma a escola trabalha com o problema. Utilizamos como suporte teórico-metodológico a abordagem fenomenológica, e como instrumento de pesquisa a entrevista. Nove foram os sujeitos escolhidos pela técnica da “cadeia de informantes”, iniciada pelo/a diretor/a da escola. A violência doméstica contra a criança, analisada a partir do olhar dos sujeitos significativos, manifesta-se pela negligência, pela violência física, pelos maus tratos, pelo abuso sexual e o estupro relatados por mães e agressores/as identificados/as, mas não são denunciados/as, quer seja pela escola ou pelos/as responsáveis pela criança. Em relação ao que foi constatado, é possível afirmar que, no âmbito escolar pesquisado, as ações para o enfrentamento do problema da violência contra crianças e adolescentes são ineficazes, inúteis, e não surtem efeito.

Palavras-Chave: Professor. Violência doméstica contra a criança. Violência intrafamiliar.

SCHOOL AS A REVEALING SPACE OF DOMESTIC VIOLENCE AGAINST CHILDREN: a case study

Abstract

This piece of study aims to define violence against children within the family, and to understand how school copes with the problem. As a theoretical-methodological input, we used a phenomenological approach. Our research tool was the interview. Nine subjects were chosen by applying the "chain of informants" technique, starting with the school principal. Domestic violence against children, as analyzed from the point of view of significant subjects, is portrayed by neglect, physical violence, maltreatment, sexual abuse and rape reported by both mothers and identified perpetrators. However, they are not reported either by the school nor by those who are responsible for the children. Regarding to what has been found out in the researched school setting, one can affirm that actions to cope with the problem of violence against children and adolescents are ineffective, worthless and do not work.

Keywords: Phenomenology. Teacher. Domestic violence against children. Intrafamily violence.

LA ESCUELA COMO ESPACIO REVELADOR DE LA VIOLENCIA DOMÉSTICA CONTRA LA INFANCIA: un estudio de caso

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo tipificar la violencia contra la infancia en el ámbito familiar y saber de qué forma la escuela aborda el problema. Utilizamos como soporte teórico-metodológico la perspectiva fenomenológica, y como instrumento de investigación, la entrevista. Fueron entrevistados 9 sujetos seleccionados a partir de la “cadena de informantes”, iniciada por el/la director/a de la escuela. La violencia doméstica contra los niños según análisis desde la mirada de los sujetos significativos se manifiesta por la negligencia, la violencia física, los malos tratos, el abuso sexual y la violación reportados por madres y por agresores/as identificados/as. Sin embargo, no son denunciados/as por la escuela tampoco por los/as responsables de los niños. En relación con lo constatado, se puede afirmar que, en el ámbito escolar investigado, las acciones al enfrentamiento del problema de la violencia contra los niños y adolescentes son ineficaces, inútiles y no surten efecto.

Palabras-clave: Fenomenología. Profesor. Violencia doméstica contra la infancia. Violencia intrafamiliar

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Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva, Unemat

Graduada em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT (2003), Especialização em Historiografia Brasileira (2007) com Mestrado em Educação (2016). Desde 1991 é Professora da Rede Estadual de Educação. De 2011 a 2013 lecionou as disciplinas de História da Educação e Antropologia Cultural no Curso de Licenciatura em Pedagogia e Antropologia no Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade do Pantanal/FAPAN. Lecionou as disciplinas: História da Educação Brasileira e Pressupostos Antropológicos da Educação no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Modalidade Parceladas/UNEMAT. Membro da Equipe Multidisciplinar da Diretoria de Gestão de Educação a Distância - DEAD/UAB/UNEMAT de maio de 2013 a março de 2018, na função de Professora Pesquisadora I do Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Atualmente é Professora de História do Ensino Fundamental e Médio do CEJA Prof. Milton Marques Curvo no município de Cáceres MT.

 

Maria do Horto Tiellet, Pós-graduação em educação/universidade do Estado de Mato Grosso.

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) especialista em Pesquisa Educacional pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (1993) e graduada em Licenciatura em Filosofia - FFCL Imaculada Conceição agregada à Universidade Federal de Santa Maria (1985). Atualmente professora sênior da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atua principalmente nos seguintes temas: juventude, socioeducativo,conflito,indisciplina, violência escolar, politicas públicas, politica educacional, educação em unidades prisionais,escola.

Vivian Lara Cáceres Dan, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pós doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós graduação da Universidade Federal Fluminense (2020/2021). Doutora em Sociologia e Direito (2016) pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em História Contemporânea (2010) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em licenciatura em história pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006), graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004). Professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, área Teoria do Direito, curso de Direito em Barra do Bugres. Integra o Grupo de Pesquisa e Investigação em Direito, Estado e Sociedades (GPDES) no CNPQ. Preside o Núcleo Docente Estruturante do curso de Direito (2020/2023). Coordena o Projeto de Extensão:"Formação de jovens lideranças para a sustentabilidade ambiental (2018/2020). Coordena o Projeto de Pesquisa: "A invisibilização dos pescadores artesanais tradicionais na região do Pantanal mato-grossense" (2019/2021). Coordena o Projeto de Pesquisa: "Observatório de Políticas Públicas sobre o covid-19 para povos e comunidades tradicionais" (2020/2021).

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

SILVA, Maria Aparecida da; TIELLET, Maria do Horto; DAN, Vivian Lara Cáceres.
A ESCOLA COMO ESPAÇO REVELADOR DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA: um estudo de caso
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 2, 5 Abr 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11462. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos