Avaliação institucional da Universidade Federal do Maranhão na década de 1990: o Programa PAIUB

Autores

  • Werlang Cutrim Gomes Universidade Federal do Maranhão.
  • Maria Alice Melo Universidade Federal do Maranhão.

Palavras-chave:

Avaliação institucional, Universidade pública, Reforma do Estado.

Resumo

Resumo

Reflexão sobre a avaliação institucional, a Reforma do Estado brasileiro e suas implicações para a educação superior, destacando-se o PAIUB na Universidade Federal do Maranhão – UFMA, considerando o discurso oficial de gestão participativa que almeja levar a universidade para a “modernidade” numa realidade que demonstra contraditoriamente o descaso do Governo para com a Universidade pública.

Palavras–chave: Avaliação institucional. Universidade pública. Reforma do Estado.

Abstract

A study about institutional evaluation, the Brazilian State Reform and its implication on higher education, being distinguished the PAIUB in the Federal University of Maranhão – UFMA, considering the official speech of participative management that longs for to take the university for “modernity” in a reality that demonstrates contradictions and the indifference of the Governement to with public University.

Keywords: Institucional evaluation. Public university. State reform.

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Biografia do Autor

Werlang Cutrim Gomes, Universidade Federal do Maranhão.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Professor do Departamento de
Educação II da Universidade Federal do Maranhão.

Maria Alice Melo, Universidade Federal do Maranhão.

Doutora em Educação pela USP. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação
em Educação e o Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

GOMES, Werlang Cutrim; MELO, Maria Alice.
Avaliação institucional da Universidade Federal do Maranhão na década de 1990: o Programa PAIUB
. Revista Educação e Emancipação, v. 5, n. 1, p. p. 93–111, 31 Ago 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5358. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

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