Competências profissionais no currículo da formação docente: O PARFOR em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.22

Palavras-chave:

formação docente, PARFOR, competências

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as competências profissionais no currículo da formação docente desenvolvida pelo PARFOR, partindo das orientações legais e curriculares que norteiam o PROFEBPAR, como é denominado na Universidade Federal do Maranhão. Procura-se caracterizar a criação do PARFOR como política pública nacional de formação de professores e as adequações curriculares para uma formação voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades que promovam uma educação de qualidade do ponto de vista do mercado. O trabalho se ancora nos estudos de Freire (2014), Macedo (2002), Ramos (2001), Schon (2000), Zarifian (2001, 2003), Perrenoud (2002), Stroobants (2004), Tardif (2002), Vázquez (2007) e Moraes e Galiazzi (2016). Utilizamos fontes primárias, documentos oficiais de legislação educacional e bibliográficas. Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla, que envolveu o total de dezessete sujeitos, sendo dois coordenadores, um geral e outro do curso de Pedagogia PARFOR/UFMA, quatro professores e onze alunos-professores concluintes do referido curso do polo de Cururupu. Os resultados enfatizam que a formação ofertada pelo PARFOR/UFMA procura ir além de desenvolver competências, pois a preocupação maior é com a formação humana de um educador que esteja engajado ética e politicamente com a educação em uma perspectiva de transformação da realidade que está posta, colocando, assim, a educação a serviço de uma sociedade mais justa e igualitária.

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Biografia do Autor

Luciane Menezes Cardoso, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora efetiva nas Redes Municipais de Educação de São Luís- MA e Rosário- MA. Integra o grupo de estudos Escola, Currículo e Formação Docente (UFMA). 

Maria Alice Melo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada III da Universidade Federal do Maranhão, em exercício no Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (UFMA). Vinculada ao grupo de pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

CARDOSO, Luciane Menezes; MELO, Maria Alice.
Competências profissionais no currículo da formação docente: O PARFOR em questão
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 141–160, 15 Ago 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23580. Acesso em: 21 dez 2024.

Edição

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Artigos