Ciclos de Aprendizagem: reflexões sobre a escolaridade em ciclos e o retorno às séries/anos em São Luís

Autores

  • Fernanda Luzia Sousa Santos Soares Rede Municipal de Educação de São Luís/MA
  • Maria Alice Melo Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p161-187

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem. Ciclos de Aprendizagem. Progressão Escolar.

Resumo

Este artigo se propõe a discutir as práticas de avaliação da aprendizagem implementadas no município de São Luís na organização do sistema em ciclos de aprendizagem, na primeira década dos anos 2000 e apresenta o cenário vigente, sinalizando as mudanças propostas no programa implantado pelo atual governo denominado Educar mais: juntos no direito de aprender, em 2017 que, dentre outras alterações, trouxe o retorno da organização da escolaridade em anos/séries. Para o estudo, partiu-se da compreensão inicial de que os ciclos como ampliação das etapas anuais trariam maiores possiblidades de aprendizagem para os estudantes respeitando suas trajetórias sem rupturas. No delineamento deste estudo buscou-se as contribuições de estudos realizados sobre os ciclos de aprendizagem Mainardes (2007, 2009); Barreto e Mitrulis (1999, 2001); Barreto e Sousa (2004, 2005) e da avaliação da aprendizagem Perrenoud (1999, 2000, 2004); Hadji (1994) Luckesi (2010), entre outros. A partir das contribuições da pesquisa documental realizada e das diversas vozes das professoras e coordenadoras pedagógicas por meios de entrevistas concluiu-se que se encontrava em curso a busca de práticas avaliativas mais democráticas e menos excludentes dos estudantes, não destinadas à classificação ou sentenciação, embora houvesse limites teórico-práticos que poderiam ser equacionados por meio de estudos e efetivação da formação continuada em serviço.

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Ciclos de Aprendizagem. Progressão Escolar.

Learning Cycles: reflections on schooling in cycles and the return to the grades/years in São Luís

ABSTRACT

This article proposes to discuss the practices of learning evaluation implemented in the city of São Luís in the organization of the system in learning cycles in the first decade of the 2000s and presents the current scenario signaling the changes proposed in the program implemented by the current government called  Educate more : together with the right to arrest in 2017, which, among other changes, brought the return of the schooling organization in years / grades. For the study, it was based on the initial understanding that cycles as an extension of the annual stages would bring greater possibilities of learning for students respecting their trajectories without ruptures. In the design of this study we sought the contributions of studies carried out on learning cycles Mainardes (2007, 2009); Barreto and Mitrulis (1999, 2001); Barreto and Sousa (2004, 2005) and Perrenoud learning evaluation (1999, 2000, 2004); Hadji (1994) Luckesi (2010) in others. From the contributions of the documentary research carried out and the diverse voices of the teachers and pedagogical coordinators through interviews, it was concluded that the search for more democratic and less exclusionary evaluation practices of the students, not intended for classification or sentencing, was in progress, there were theoretical-practical limits that could be equated by means of studies and the implementation of the in-service training.

Key-words: Evaluation of Learning. Learning Cycles. School Progression. 

Ciclos de Aprendizaje: reflexiones sobre la escolaridad en ciclos y el vuelta a las series / años en São Luís

RESUMEN

Este artículo se propone discutir las prácticas de evaluación del aprendizaje implementadas en la municipalidad de São Luís en la organización del sistema en ciclos de aprendizaje en la primera década de los años 2000 y presenta el escenario vigente señalando los cambios propuestos en el programa implantado por el actual gobierno denominado Educar más: juntos en el derecho de aprender, en 2017 que, entre otras alteraciones, trae la vuelta de la organización de la escolaridad en años / series. Para el estudio, se partió de la comprensión inicial de que los ciclos como ampliación de las etapas anuales traerían mayores posibilidades de aprendizaje para los estudiantes respetando sus trayectorias sin rupturas. En el delineamiento de este estudio se buscaron las contribuciones de estudios realizados sobre los ciclos de aprendizaje (2007, 2009); Barreto y Mitrulis (1999, 2001); Barreto y Sousa (2004, 2005) y de la evaluación del aprendizaje Perrenoud (1999, 2000, 2004); Hadji (1994), Luckesi (2010) en otros. A partir de las contribuciones de la investigación documental realizada y de las diversas voces de las profesoras y coordinadoras pedagógicas por medios de entrevistas se concluyó que se encontraba en curso la búsqueda de prácticas evaluativas más democráticas y menos excluyentes de los estudiantes, no destinadas a la clasificación o sentencia, aunque había límites teórico-prácticos que podrían ser abordados por medio de estudios y efectivización de la formación continuada en servicio..

Palabras clave: Evaluación del Aprendizaje. Ciclos de Aprendizaje. Progresión Escolar.

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Biografia do Autor

Fernanda Luzia Sousa Santos Soares, Rede Municipal de Educação de São Luís/MA

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão.  Professora da Rede municipal de Educação de São Luís/MA

Maria Alice Melo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

SOARES, Fernanda Luzia Sousa Santos; MELO, Maria Alice.
Ciclos de Aprendizagem: reflexões sobre a escolaridade em ciclos e o retorno às séries/anos em São Luís
. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 2, p. p.161–187, 31 Mai 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11486. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos