O tribunal escolar: um estudo sobre a produção da jurisprudência professoral nos conselhos de classe

Autori

  • Vinicius Kapicius Plessim Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v6.2024.2

Parole chiave:

Aluno, Jurisprudência, Conselho de classe, Docente

Abstract

O artigo se propõe a analisar a produção da jurisprudência professoral nos conselhos de classe. Procuramos ainda entender as diferentes leituras que os profissionais da educação realizam dessa realidade social. As percepções são operacionalizadas como esquemas capazes de legitimar os rumos do estudante na instituição. Por intermédio da pesquisa qualitativa, no estudo de campo realizado escola da rede municipal de ensino do município de Duque de Caxias­RJ, foram produzidas nove entrevistas com docentes que atuam nesse espaço. O trabalho tem como hipótese que o conselho de classe se transforma num tribunal marcado pelas imposições das vontades professorais. Este trabalho se justifica por buscar compreender os diferentes sentidos da prática docente através de sua atuação nos conselhos de classe. Enquanto um lugar das apreciações e da produção do julgamento professoral, os conselhos classe legitimam a conservação social da escola, pois, nesse âmbito, o professor define o destino escolar do aluno e imputa a este último a prerrogativa de ser aprovado ou reprovado frente aos seus esquemas classificatórios. 

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Pubblicato

2024-11-28 — Aggiornato il 2024-11-28

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Come citare

PLESSIM, Vinicius Kapicius.
O tribunal escolar: um estudo sobre a produção da jurisprudência professoral nos conselhos de classe
. Revista Humanidades & Educação, v. 6, p. e–062402, 28 nov. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/23341. Acesso em: 22 dic. 2024.

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Artigos