SABERES DOCENTES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n9.2023.16

Parole chiave:

Saber docente, Avaliação da aprendizagem, Ensino fundamental

Abstract

O artigo tem como objetivo identificar os saberes presentes na prática avaliativa de um grupo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para a discussão e análise dos dados, valemo-nos das contribuições dos estudos sobre avaliação da aprendizagem e saberes docentes. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas com quatro docentes de uma escola pública dos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados apresentados estão organizados em duas categorias: a pandemia da Covid19 e os saberes necessários à avaliação da aprendizagem; e os saberes necessários à avaliação da aprendizagem durante a pandemia da Covid-19. A conclusão aponta que há relação entre o saber experiencial e a atuação profissional, especificamente nos processos de avaliação no contexto da pandemia de Covid-19.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Naira Santos Gomes, Secretaria de Educação da Prefeitura de Itambé-BA

Graduada em Pedagogia (UESB) e Mestra em Ensino (UESB). Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Itambé-BA. 

Elane Dias da Silva e Santos

Graduada em Geografia (UESB) e Mestra em Ensino (UESB). Professora de Geografia da Rede Estadual de Educação da Bahia.

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn).

Riferimenti bibliografici

CANDAU, Vera Maria. A didática e a formação de educadores da exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 13–24.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, v. 20, n. 24, p. 213225, 2004.

EYNG, A. et al. O direito à educação em tempos de pandemia: desafios à avaliação emancipatória. Estudos em Avaliação Educacional, n. 32, p. 327,

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FERNANDES, C. O. FREITAS, L. C. Currículo e avaliação. In: Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

FREITAS, L. C. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Trad. Patricia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HOFFMANN, J. Avaliar: respeitar primeiro: educar depois. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio (Org). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 31-61.

LUCKESI, C.P. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2001.

NÓVOA, A. Vidas de professores. Portugal. Porto: Porto Editora, 1992.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, n. 74, p. 2742, 2001.

PALÚ, J., SCHUTZ, A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1998.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2014. p. 1599.

ROTHEN, J. C., SANTANA, A. C. M. Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. São Carlos: EdUFSCar, 2018.

SANTOS, B.S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-04-24

Come citare

GOMES, Naira Santos; SANTOS, Elane Dias da Silva e; EUGENIO, Benedito.
SABERES DOCENTES E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 9, p. 68–81, 24 apr. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/21287. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos