ENSINO REMOTO PARA QUEM?

uma análise do ensino oferecido em uma escola municipal de Corumbá para alunos surdos em tempos de pandemia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n6.2022.2

Parole chiave:

Pandemia, Educação, Surdez.

Abstract

Este artigo tem como objetivo compreender como tem ocorrido o processo educacional de sujeitos surdos em uma escola pública do interior de Mato Grosso do Sul durante este período de pandemia. Devido ao novo COVID19, novas formas de analisar a educação se tornaram necessárias, portanto, nesta pesquisa, busca-se investigar como é ofertado o ensino em uma escola municipal do município de Corumbá, cidade situada a 428,2 km da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, e compreender como são realizadas as atividades pelos professores e as mudanças que precisaram enfrentar para se readequar nesse momento. Para tanto, foram realizadas entrevistas com dois docentes de uma escola municipal, atuantes no Ensino Fundamental I e II e que dão aulas remotas para turmas com alunos surdos. Por intermédio das narrativas colhidas, foi possível averiguar como o ensino tem chegado a essa camada populacional. As análises foram realizadas tendo como base as noções propostas por Michel Foucault. Em conclusão, pode-se afirmar que o processo educacional no universo coletado têm reproduzido uma desigualdade de acesso à informação e à educação para sujeitos surdos quando se trata de ofertar as mesmas condições de acesso e padrão de qualidade, reafirmando estereótipos negativos nas percepções dos próprios alunos sobre si mesmos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Carlos Roberto de Oliveira Lima, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (UFMS/CPAN)

Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na mesma instituição. 

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. LDB. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 ago. 2020.

BRASIL/MEC. Conselho Nacional de Educação. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo [...]. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias= 145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 ago. 2020.

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Sociedade capitalista e produção disciplinar excludente: a atualidade de Vigiar e Punir na compreensão da função-sujeito contemporânea. In: CARVALHO, Alexandre Filordi de. GALLO, Silvio (org.). Repensar a educação: 40 anos após vigiar e punir. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. p. 175-207.

CORUMBÁ. Plataforma online da SEMED de Corumbá. Prefeitura de Corumbá: Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: http://www.semedcorumba.com.br. Acesso em: 23 ago. 2020

DEED/INEP/MEC. Mapa da coleta – Censo Escolar 2020 – Matrícula Inicial. 2020. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/inicio. Acesso em: 29 ago. 2020.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola. 2014. (Leituras filosóficas).

GALLO, Sílvio. As diferentes faces do racismo e suas implicações na escola: à guisa de apresentação. In: GALLO, Sílvio (org.). As diferentes faces do racismo e suas implicações na escola. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2014. p. 11-16. (Hilário Fracalanza).

HUMPHRIES, Tom. Communicating across cultures (deaf-hearing) and language learning. 1977, 108 f. Tese (Doctor of Philosophy) – Union Graduate School, The Union Institute e Universidades, Ohio, ProQuest Dissertations and Theses, 1977. [Tese não publicada].

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados: Corumbá. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ms/corumba.html. Acesso em: 29 ago. 2020.

LIU, Ping; CHEN, Wu; CHEN, Jin-Ping. Viral Metagenomics Revealed Sendai Virus and Coronavirus Infection of Malayan Pangolins (Manis javanica). Viruses, [s.l.], v, 11, n. 11, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/v11110979. Acesso em: 29 ago. 2020.

LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão e educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. (Coleção Temas & Educação).

MARTINS, Vivian. ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 215-224, mai./ago. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026. Acesso em: 29 ago. 2020.

QEdu - Site sobre IDEB e Censo Escolar. Censo Escolar em Caic – Padre Ernesto Sassida E Cemei Catarina Anastacio Da Cruz. Disponível em: https://novo.qedu.org.br/escola/50023950-em-caic-padre-ernesto-sassida-e-cemei-catarina-anastacio-da-cruz/censo-escolar. Acesso em: 29 ago. 2020.

PEÑA-OTERO, D. DÍAZ-PÉREZ, D. DE-LA-ROSA-CARRILLO, D. BELLO-DRONDA, S. ¿Preparados para el nuevo coronavírus? Archivos de Bronconeumologia, [s.l.], v. 56, n. 4, p. 195-196, abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.arbres.2020.02.009. Acesso em: 29 ago. 2020.

REIS, Marlon Ferreira dos. O que a COVID-19 tem a dizer aos historiadores? Uma breve reflexão sobre o presente e o futuro historiográfico. Trilhas da História, Três Lagoas, v. 10, n. 18, p. 119-137, jan./jul. 2020. Dossiê: A teoria da história e a história da historiografia ante os desafios contemporâneos: saber histórico, comprometimento ético e ativismos políticos. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/RevTH/article/view/9964. Acesso em: 29 ago. 2020.

RODRIGUES, Lucianna. Os encantos de Corumbá, uma cidade que vai além do Pantanal. CORREIO BRASILIENSE, 2017. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2017/07/05/interna_turismo,607398/conheca-corumba-a-capital-do-pantanal.shtml. Acesso em: 29 ago. 2020.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Editora Autêntica. 2017. (Educação: Experiência e Sentido). [Edição de Kindle].

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-09-19

Come citare

DE OLIVEIRA LIMA, Carlos Roberto.
ENSINO REMOTO PARA QUEM? : uma análise do ensino oferecido em uma escola municipal de Corumbá para alunos surdos em tempos de pandemia
. Revista Humanidades & Educação, p. 16–28, 19 set. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/17989. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos