ENSINO REMOTO PARA QUEM?

uma análise do ensino oferecido em uma escola municipal de Corumbá para alunos surdos em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n6.2022.2

Palavras-chave:

Pandemia, Educação, Surdez.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como tem ocorrido o processo educacional de sujeitos surdos em uma escola pública do interior de Mato Grosso do Sul durante este período de pandemia. Devido ao novo COVID19, novas formas de analisar a educação se tornaram necessárias, portanto, nesta pesquisa, busca-se investigar como é ofertado o ensino em uma escola municipal do município de Corumbá, cidade situada a 428,2 km da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, e compreender como são realizadas as atividades pelos professores e as mudanças que precisaram enfrentar para se readequar nesse momento. Para tanto, foram realizadas entrevistas com dois docentes de uma escola municipal, atuantes no Ensino Fundamental I e II e que dão aulas remotas para turmas com alunos surdos. Por intermédio das narrativas colhidas, foi possível averiguar como o ensino tem chegado a essa camada populacional. As análises foram realizadas tendo como base as noções propostas por Michel Foucault. Em conclusão, pode-se afirmar que o processo educacional no universo coletado têm reproduzido uma desigualdade de acesso à informação e à educação para sujeitos surdos quando se trata de ofertar as mesmas condições de acesso e padrão de qualidade, reafirmando estereótipos negativos nas percepções dos próprios alunos sobre si mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto de Oliveira Lima, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (UFMS/CPAN)

Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na mesma instituição. 

Referências

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. LDB. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 ago. 2020.

BRASIL/MEC. Conselho Nacional de Educação. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo [...]. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias= 145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 ago. 2020.

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Sociedade capitalista e produção disciplinar excludente: a atualidade de Vigiar e Punir na compreensão da função-sujeito contemporânea. In: CARVALHO, Alexandre Filordi de. GALLO, Silvio (org.). Repensar a educação: 40 anos após vigiar e punir. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. p. 175-207.

CORUMBÁ. Plataforma online da SEMED de Corumbá. Prefeitura de Corumbá: Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: http://www.semedcorumba.com.br. Acesso em: 23 ago. 2020

DEED/INEP/MEC. Mapa da coleta – Censo Escolar 2020 – Matrícula Inicial. 2020. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/inicio. Acesso em: 29 ago. 2020.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola. 2014. (Leituras filosóficas).

GALLO, Sílvio. As diferentes faces do racismo e suas implicações na escola: à guisa de apresentação. In: GALLO, Sílvio (org.). As diferentes faces do racismo e suas implicações na escola. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2014. p. 11-16. (Hilário Fracalanza).

HUMPHRIES, Tom. Communicating across cultures (deaf-hearing) and language learning. 1977, 108 f. Tese (Doctor of Philosophy) – Union Graduate School, The Union Institute e Universidades, Ohio, ProQuest Dissertations and Theses, 1977. [Tese não publicada].

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados: Corumbá. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ms/corumba.html. Acesso em: 29 ago. 2020.

LIU, Ping; CHEN, Wu; CHEN, Jin-Ping. Viral Metagenomics Revealed Sendai Virus and Coronavirus Infection of Malayan Pangolins (Manis javanica). Viruses, [s.l.], v, 11, n. 11, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3390/v11110979. Acesso em: 29 ago. 2020.

LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão e educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. (Coleção Temas & Educação).

MARTINS, Vivian. ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 215-224, mai./ago. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026. Acesso em: 29 ago. 2020.

QEdu - Site sobre IDEB e Censo Escolar. Censo Escolar em Caic – Padre Ernesto Sassida E Cemei Catarina Anastacio Da Cruz. Disponível em: https://novo.qedu.org.br/escola/50023950-em-caic-padre-ernesto-sassida-e-cemei-catarina-anastacio-da-cruz/censo-escolar. Acesso em: 29 ago. 2020.

PEÑA-OTERO, D. DÍAZ-PÉREZ, D. DE-LA-ROSA-CARRILLO, D. BELLO-DRONDA, S. ¿Preparados para el nuevo coronavírus? Archivos de Bronconeumologia, [s.l.], v. 56, n. 4, p. 195-196, abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.arbres.2020.02.009. Acesso em: 29 ago. 2020.

REIS, Marlon Ferreira dos. O que a COVID-19 tem a dizer aos historiadores? Uma breve reflexão sobre o presente e o futuro historiográfico. Trilhas da História, Três Lagoas, v. 10, n. 18, p. 119-137, jan./jul. 2020. Dossiê: A teoria da história e a história da historiografia ante os desafios contemporâneos: saber histórico, comprometimento ético e ativismos políticos. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/RevTH/article/view/9964. Acesso em: 29 ago. 2020.

RODRIGUES, Lucianna. Os encantos de Corumbá, uma cidade que vai além do Pantanal. CORREIO BRASILIENSE, 2017. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2017/07/05/interna_turismo,607398/conheca-corumba-a-capital-do-pantanal.shtml. Acesso em: 29 ago. 2020.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Editora Autêntica. 2017. (Educação: Experiência e Sentido). [Edição de Kindle].

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

DE OLIVEIRA LIMA, Carlos Roberto.
ENSINO REMOTO PARA QUEM? : uma análise do ensino oferecido em uma escola municipal de Corumbá para alunos surdos em tempos de pandemia
. Revista Humanidades & Educação, p. 16–28, 19 Set 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/17989. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos